Por que Deus não parece se importar com crianças que morrem de fome no mundo?

Algumas pessoas culpam a Deus pelo número de crianças famintas no mundo, acusando-o de faltar com o cuidado que Ele deveria ter. É verdade que a fome é um problema para muitos em nosso mundo, e muitas crianças sofrem de desnutrição.

A agência Compassion International informa que mais de 3 milhões de crianças morrem anualmente por desnutrição. Nos países em desenvolvimento, 25% das crianças estão abaixo do peso e correm o risco de sofrer os efeitos a longo prazo de serem subnutridos. O problema é real, mas por que isso ocorre, será que Deus não se importa com essas crianças?

Para cada pergunta que possamos ter sobre Deus, Ele forneceu insights, pistas e respostas já em Sua Palavra, a Bíblia. Jesus ensinou que as crianças são importantes para Deus:

Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. “Ai do mundo, por causa das coisas que fazem tropeçar! É inevitável que tais coisas aconteçam, mas ai daquele por meio de quem elas acontecem! Mateus 18:6,7

Então, no versículo 10, Jesus continua:

Cuidado para não desprezarem um só destes pequeninos! Pois eu lhes digo que os anjos deles nos céus estão sempre vendo a face de meu Pai celeste. Mateus 18:10

As ONGs e as agências governamentais concordam que há uma abundância de alimentos no mundo para alimentar todos. O problema não é a falta de comida, mas a falta de acessibilidade aos alimentos. Com comida suficiente no mundo para alimentar toda a população, a culpa não depende de Deus.

Em vez disso, a culpa reside na natureza corrupta do homem. Em vez de atuar como administradores fidedignos dos recursos mundiais, as nações e os indivíduos costumam acumular alimentos, administrar os recursos e desperdiçar dinheiro ao invés de ajudar aqueles em situação de extrema pobreza.

Deus não é responsável pela tolice do homem. Ele também não é responsável pela ganância, pelo egoísmo, pelo ódio, pelo orgulho, pela preguiça, pelo acúmulo, crueldade, despeito, insensibilidade ou por qualquer outro pecado que contribua para a fome mundial.

Não há injustiça em Deus (Salmo 92:15). Todas as pessoas são pecadoras (Romanos 3:23), e “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). As tragédias do mundo – as tragédias especialmente evitáveis, como a fome do mundo – são o resultado do pecado (ver Romanos 8:22).

Deus cuida dos filhos. Ele prova o Seu cuidado em que Ele enviou Seu Filho ao mundo para nos redimir da maldição do pecado. “Foi assim que Deus mostrou seu amor entre nós: Ele enviou seu único Filho ao mundo para que possamos viver através dele” (1 João 4: 9).

Deus também mostra Seu cuidado em que Ele leva os seguidores de Cristo a ajudar a aliviar a fome do mundo. Deus está atualmente trabalhando para alimentar os famintos do mundo através de muitas agências cristãs – Compaixão Internacional , Visão Mundial , Ajuda Mundial , Alimente a Fome , Bolsa Samaritana – a lista poderia continuar.

Os missionários cristãos estão por todo o mundo ajudando as pessoas com suas necessidades básicas enquanto ensinam a Palavra de Deus. Eles fazem isso por amor ao Senhor e pelo amor as pessoas. Eles fazem isso porque:

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. Efésios 2:10

O fato é que se todos seguissem os mandamentos, os ensinamentos do Mestre não haveria fome ou qualquer tipo de injustiça social no mundo.

Deus é bom o tempo todo. Mas muitas vezes é desencorajador ver esse mal e sofrimento no mundo. Sabemos que o mal existe não por causa de Deus, mas por causa de Satanás, do pecado e da condição caída da humanidade.

Mas mantemos a esperança. Nós “resistimos no dia do mal” (Efésios 6:13, NASB). Nós amamos o próximo como a nós mesmos, por causa daquele que “amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho” (João 3:16). Um dia, nosso Senhor fará todas as coisas corretas e “já não haverá qualquer maldição” (Apocalipse 22:3).