Por que Deus não responde minhas orações?

Acredito que essa pergunta já foi feita por cerca de 99,9% dos cristãos e milhares de pessoas ao redor do mundo que professam outras fé, mas acreditam em Deus.

Mas a pergunta de fato é, onde Deus diz que irá nos dar algo quando pedirmos?

Textos bíblicos nos vêm à mente , tais como Mateus 7:7 : Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. ou então Isaías 65:24 : E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.

Muitas vezes parece que Deus nos ignora quando oramos a Ele, pedindo-Lhe para nos ajudar quando temos um problema sério, mas às vezes a aparente resposta de Deus é o silêncio.

Deus sabe o que é melhor

Mesmo quando sentimos que Deus não está respondendo as nossas orações , você pode ter a convicção que Deus é um Deus de amor. A Bíblia nos diz que Ele nos ama:
 
João 3:16. ” Porque Deus amou o mundo ” …….
Jeremias 31:3 , “Eu te amei com um amor eterno . ” ….

Deus nos criou e sabe infinitamente mais do que sabemos. Ele sabe o que é melhor para nós, e o que não é bom para nós. Se você tem filhos , quando eram muito pequenos, às vezes pediam coisas que não seria bom para eles, ou iria prejudicá-los. Por boas razões , por vezes, os pais nem sempre dão aos seus filhos o que eles pedem e quando eles pedem. Os pais procuram sempre dar-lhes o que é melhor para eles.

Da mesma forma em nossas orações a Deus. Deus nos dá o que é melhor para nós. Somos filhos de Deus e Ele nos dá o que é melhor para nós, e no momento certo. Nossa vida deve estar em conformidade com a vontade de Deus.

Caminho certo

Existem certas condições que devem ser cumpridas antes que as nossas orações sejam respondidas. Alguém que procura Deus somente quando passa por necessidade, sem ter um relacionamento com o Pai, não conseguirá ouvir ao Senhor. Deus pode até responder, mas as preocupações com as coisas do mundo, o interesse cada vez maior nas questões materiais e emocionais, acabam por construir uma barreira entre nós e o Senhor.

Isaías 44:3 diz: ” Porque derramarei água sobre o sedento , e rios sobre a terra seca. “. Nosso coração deve estar aberto a influência do Espírito Santo. Não se pode derramar água em um copo que já está cheio.

Pecado

Se temos pecados em nossas vidas, e nos recusamos a desistir deles, ou se estamos fazendo coisas que não deveríamos estar fazendo , e estamos desobedecendo a Ele , não podemos esperar que Ele responda às nossas orações.

Além disso, se nos recusamos a perdoar os outros que nos fizeram mal , como esperaremos o perdão de Deus sobre as nossas vidas? Sem o perdão de Deus a separação entre nós e Deus permanece e nossas orações não são respondidas. (Veja Mateus 6:12 e Efésios 4:32) .

Isto não quer dizer que você precisa ganhar o favor de Deus para responder para que Ele responda suas orações, o sangue de Jesus sempre nos fará dignos; mas precisamos fazer a nossa parte, se desejarmos que Deus trabalhe em nossas vidas.

Orai sem cessar

Uma das razões das nossas orações não estarem sendo respondidas , é porque paramos de orar. 1 Tessalonicenses 5:17 orienta-nos a, ” orar sem cessar”. Paulo é mais direto em Filipenses 4:6, ” Em tudo, por oração e súplica com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus . ”

Na realidade , não deveríamos estar preocupados tanto sobre se Deus ouve nossas orações – Ele de fato responde e Ele realmente se importa conosco.

O que devemos estar nos perguntando é se por causa de tentações, dificuldades ou provações não estamos desanimado com Deus, e dessa forma paramos de orar. Em Lucas 18:01 , Jesus “, contou uma parábola para eles, que os homens sempre devem orar e não desanimar . ”

Seu tempo, Sua vontade

Deus é um Deus de amor, e Ele está interessado em cada detalhe de nossas vidas. Ele ouve nossas orações e responde a cada oração sincera. Não devemos esperar que cada resposta será ” sim” , uma vez que somos pecadores e nem sempre perguntamos o que é melhor para nós . Às vezes, sua resposta é ” Não” e às vezes é ” espera. ” (Em Hebreus 10:36) Precisamos terminar cada oração com “Não a minha vontade, mas a Tua vontade. “.

O tempo de Deus não é o mesma que o nosso. Ele sabe melhor do que nós quando é o melhor momento para que as nossas orações sejam respondidas . ( Ver Hebreus 6 :13- 15). Deus é eterno e não mede o tempo como nós. 2 Pedro 3:8 : ” Amados, não ignoreis uma coisa , que, com o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. ”

Na história de Abraão , Deus prometeu um filho a Abraão. Mas Abraão tornou-se impaciente quando Sarah não tinha um filho, então ele tomou a serva de sua esposa. Abraão tentou resolver o problema à sua maneira e o resultado foi desastroso. Ainda hoje pessoas estão sofrendo por causa de seu erro. Deus finalmente respondeu à sua oração no momento em que Ele viu que era melhor para Abraão.
 
Sempre devemos pedir “de acordo com a Sua vontade. – E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 João 5:14
 
Confie em Deus , mesmo que você sinta por um momento Ele não está perto e o abandonou.
 
Tu a quem tomei desde os fins da terra, e te chamei dentre os seus mais excelentes, e te disse: Tu és o meu servo, a ti escolhi e nunca te rejeitei. Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. – Isaías 41:9-10
 
Se tivermos fé e sinceramente confiarmos em Deus , não vamos nos preocupar sobre se a resposta é ” esperar ” ou a resposta é “não” ou “sim”, ou até mesmo se Deus irá responder ou não nossas orações. Devemos apenas confiar e esperar e ver que Deus em Seu tempo vai responder como já solicitado, ou talvez Ele tem algo melhor para nós.

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. – Provérbios 3:5-6

7 Comments on “Por que Deus não responde minhas orações?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *