Por que devemos ser sensíveis ao buscador

A frase ‘sensível ao buscador’ saiu de moda recentemente. Para aqueles que ainda não ouviram a frase, a ideia de um ‘serviço sensível ao buscador’ é uma reunião da igreja que se concentra nos desejos e necessidades dos ‘buscadores espirituais’ – não-cristãos com sede de saber mais sobre Deus.

O objetivo é fazer todo o possível para facilitar a vinda deles à igreja e aproveitar a experiência para que eles voltem e aprendam sobre Deus. 

Este pequeno artigo não pretende ser uma crítica ou discussão, ou do crescimento da igreja em geral. No entanto, quero explorar a ideia de ser ‘sensível ao buscador’. 

E para fazer isso, quero olhar brevemente para uma história do Evangelho de Lucas –

Uma passagem que é sobre um buscador:

E havia um homem chamado Zaqueu. Ele era um cobrador de impostos e era rico. E ele estava procurando ver quem era Jesus, mas por causa da multidão não podia, porque era de baixa estatura. ( Lucas 19:2-3 )

Aqui está, nas palavras da Bíblia, um verdadeiro buscador – um homem que busca ver Jesus. Como muitos buscadores em nosso mundo, existem todos os tipos de barreiras culturais em seu caminho. Zaqueu não é um frequentador de igreja clássico. Na verdade, é um homem que não podia aparecer na sinagoga sem ser desprezado. Ele é um rico cobrador de impostos – um empresário corrupto que traiu seu país. Além disso, ele é baixo. Ele provavelmente está sofrendo e solitário. A única maneira de ele chegar a Jesus é através do método pouco ortodoxo de subir em uma árvore (19:4).

A questão é:

A man lifts his hand in worship. Silhouette.

O que Jesus faz por esse buscador? Jesus mostra sensibilidade às suas necessidades e sentimentos? Ele cria uma atmosfera confortável e acolhedora para Zaqueu? Ele lhe dá tempo para experimentar a conexão espiritual com Deus? Bem, na verdade não. Na verdade, ele parece fazer exatamente o oposto. Ele chama a atenção para Zaqueu parando e olhando para ele (19:5). Ordena que ele desça. Ele diz a Zaqueu em termos inequívocos que vai ficar com ele naquela noite. Não é bem o modelo de sensibilidade do buscador ao qual estamos acostumados.

No entanto, as palavras e ações de Jesus são estranhamente eficazes. Zaqueu recebe Jesus com alegria (19:6). E sua vida muda radicalmente naquele dia: ele se afasta de seu passado corrupto e promete fazer as pazes imediatamente (19:8). Ele é, nas palavras de Jesus, um salvo “filho de Abraão” (19:9).

O que aconteceu aqui? 

Por que a salvação veio para Zaqueu? Como isso aconteceu? Jesus explica isso no versículo 10: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido”.

A razão pela qual a salvação veio a Zaqueu não foi porque Jesus estava sendo particularmente sensível às suas necessidades. É porque Zaqueu ficou cara a cara com Jesus, aquele cujo trabalho é buscar e salvar os perdidos. De fato, no final da história, vemos que o verdadeiro buscador não é Zaqueu, mas Jesus. Jesus é aquele que busca e salva: Jesus, o buscador, procurou Zaqueu (mesmo que Zaqueu pensasse que estava procurando). Ele o humilhou, ele ordenou que ele viesse a ele, e ele trouxe aquela alegria e mudança radical de vida que só Jesus pode trazer.

Resumindo:

Então, quero sugerir que nossas reuniões na igreja devem ser sensíveis aos buscadores para que sejam realmente eficazes. Mas com isso quero dizer que nossas reuniões da igreja devem ser sensíveis ao buscador de Lucas 19:10 : devemos ter como objetivo, em tudo que fazemos, colocar as pessoas face a face com o buscador – o Filho do Homem que veio buscar e salvar o perdido. Ao fazê-lo, precisaremos apresentar a urgência de suas demandas e a necessidade de arrependimento radical, bem como a alegria de conhecê-lo. É claro que também devemos ser sensíveis às pessoas e procurar remover distrações desnecessárias (por exemplo, roupas estranhas, música, jargão e tradições). Mas fazemos isso não porque estamos tentando fazer com que as pessoas perdidas se sintam confortáveis, mas porque queremos que as pessoas perdidas se concentrem no buscador de suas almas e assim sejam salvas.

One Comment on “Por que devemos ser sensíveis ao buscador”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *