Por que Jesus chamou a sí mesmo de Filho do Homem?

A designação favorita de Jesus, era referir-se a si mesmo de o “Filho do Homem”. Os Evangelhos registram cerca de setenta e oito vezes que Jesus usou este título para si mesmo. Por exemplo, quando perguntou a seus discípulos sobre sua identidade, ele disse,

E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem? Mateus 16:13

Embora a Bíblia não defina o seu significado exato, o título provavelmente se refere ao fato de que Jesus possuía todos os aspectos da humanidade, ou seja, era 100% homem. Ele, como Deus, desceu e viveu entre nós como o ser humano perfeito. Ao fazer isso, Ele cumpre a Lei de Deus, dada a Moisés e faz o que nenhum outro ser humano era capaz de fazer. Ao utilizar este título, Ele cria uma identificação com as pessoas que Ele veio salvar.

O título está conectado com a vida terrena de Jesus.

Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Marcos 2:10,11

E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor. Marcos 2:27,28

E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Mateus 8:20

Jesus explicou o motivo de sua vinda à terra.

Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19:10

Está relacionado com os sofrimentos de Jesus em favor da humanidade.

E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e que fosse rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria. Marcos 8:31

O título “Filho do Homem” também tem a ver com a exaltação de Jesus Cristo.

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; Mateus 25:31

Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. Mateus 26:24

É uma designação Messiânica

O título era uma designação para o Messias. O Livro de Daniel previu que o Filho do homem iria herdar o reino eterno de Deus.

Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. Daniel 7:13,14

Quando Jesus estava sendo julgado e foi perguntado se ele era o Messias, Ele se referiu a esta previsão:

Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Mateus 26:64

Esta afirmação enfureceu os líderes religiosos. Acusaram-no de blasfêmia por exigir a igualdade de autoridade com Deus. Era claro para eles que Jesus se referiu a profecia de Daniel e, portanto, estava afirmando ser o Messias.

Conclusão

O Filho do Homem é um título que foi usado exclusivamente por Jesus – Seus discípulos não se dirigiram a ele como tal. Jesus usou para enfatizar sua humanidade e para afirmar a todos que Ele era o Messias.