Por que Jesus chorou?

Jesus chorou é o versículo mais curto?

Conhecido como o verso mais curto na Bíblia em Inglês João 11:35: “Jesus chorou”. Na bíblia em português porém o versículo mais curto é “Não Matarás” que está em Êxodo 20:13. Embora seja um dos versículos mais curtos ele vem carregado de emoções, dúvidas ou seja, um versículo de grande complexidade.

Quando Jesus chorou?

Jesus chorou depois de falar com as irmãs enlutadas de Lázaro, Marta e Maria, e vendo todos os aflitos. Isso parece bastante natural. Só que Jesus tinha vindo para Betânia para ressuscitar Lázaro dentre os mortos. Ele sabia que em poucos minutos essa choradeira se transformaria em alegria.

Não se pode dizer com certeza o por que Jesus chorou, mas podemos investigar nas escrituras analisando a fundo a história para chegar mais perto de uma resposta plausível.

Por que Jesus chorou?

A razão pela qual Jesus chorou tornou-se mais clara quando ele chegou a Betânia e o lugar onde Lázaro foi enterrado. A primeira coisa que lhe chamou a atenção foi que, embora tivessem chamado a Cristo e sabiam que Ele era o Messias, ainda assim sepultaram Lázaro, mesmo antes de Cristo chegar ao local.

Chegando em Betânia, Marta foi a única que imediatamente saiu para encontrá-lo e quase imediatamente ela revelou o que pensava de Jesus. Ela sabia que Jesus podia curar enfermos e realizar milagres, mas assim que o encontrou informou que Ele estava chegando “tarde demais”.

Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. João 11:21,22

Lendo o versículo acima você pode pensar, puxa vida que fé da Marta, ela já sabia que Jesus ia ressuscitar Lázaro, o problema é que logo em seguida vemos que não era bem esse o pensamento de Marta.

Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. João 11:23-27

Veja que mesmo após Cristo dizer claramente que iria ressuscitar Lázaro, Marta não estava acreditando que isso poderia acontecer de fato naquele momento.

O problema de Marta é o mesmo de muitos cristãos, sua crença no Messias tinha fronteiras e limites. Quando dizemos que cremos em Jesus como o Messias o que nós realmente acreditamos sobre ele? Ele é realmente o seu Senhor? E ele é realmente seu salvador? Será que realmente acredito que ele é o que ele diz que é ou o que fomos condicionados a acreditar nele.

Marta não entendendo que Jesus estava querendo mais fé dela correu para chamar Maria que ao ver Jesus disse: Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. João 11:32

Como se não bastasse Marta e Maria, os judeus que estavam no local também estavam aflitos: Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. João 11:33

Se tratava de uma falta de fé generalizada, vale lembrar que essa é a Maria de Lucas 10: Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. Lucas 10:40-42

Jesus chorou logo após ver onde colocaram Lázaro, e as pessoas que acompanhavam tudo diziam que se Jesus estivesse no local, Lázaro não teria morrido.

E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. Jesus chorou. Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? João 11:34-37

Conclusão

Existem outras teorias de que Jesus se comoveu com a dor dos que ali estavam, ou ainda como estava há 2 dias da sua morte também foram causas de Jesus ter chorado, como autor desse artigo acredito que Jesus chorou pela falta de fé dos que estavam ali presentes.