Por que Jesus disse Eu vim trazer Fogo a Terra?

vim trazer fogo a terra

Eu vim para trazer fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse em chamas! Lucas 12:49

Que declaração poderosa e assustadora! Para aqueles reunidos em torno de Jesus provavelmente ouvir essa declaração foi algo muito perturbador.

O que você pensa quando Jesus fala de fogo? Por que Ele desejaria que a terra estivesse em chamas?

Vamos começar falando sobre o que Jesus quis dizer quando falou sobre o fogo. Para as pessoas daquela época, quase sempre seria visto como o símbolo do julgamento.

Em seus olhos, eles sentiram que Jesus considerava a vinda de seu reino como um tempo de julgamento.

Os judeus acreditavam firmemente que Deus julgaria as outras nações de acordo com um padrão e com eles o próprio fato de um homem ser judeu bastaria para absolvê-los.

O comentário bíblico Reina Valera informa:

Provavelmente é uma alusão ao julgamento (MT 7.19; Mc 9.48; Lc 3.16-17), que separa a bons e maus e leva assim à divisão (V. 51-53)

Elicott também comentou:

O fogo que Ele veio para enviar é o fogo do julgamento que queimará a palha, o batismo de fogo que deve purificar, limpar e destruir.

Calvino observa:

É apropriado observar, também, que o mesmo fogo da doutrina, quando queima em todos os lados, consome palha e feno, mas purifica prata e ouro.

No entanto, Jesus estava realmente falando sobre o fim dos tempos ou ele estava se referindo a outro tipo de fogo?

É provável também que ele estivesse se referindo ao fogo do Espírito Santo. Você passa por todo o julgamento e ira que Ele havia lhes falado, mas sua mensagem era também trazer um fogo no coração dos homens para Deus.

Em vez de chamar fogo do céu para nos destruir, Jesus está se referindo a chamar um fogo do céu para purificar nossas almas, para nos libertar dos laços e da segunda morte ocasionada pelo pecado.

É também o fogo que começa dentro de cada um de nós, que nos faz querer espalhar a mensagem do Evangelho para os outros.

Calvino diz:

O evangelho é metaforicamente comparado ao fogo, porque ele muda violentamente a face das coisas. Os discípulos haviam imaginado falsamente que, enquanto estavam à vontade e adormecidos, o reino de Deus viria, Cristo declara, pelo contrário, que deve haver uma conflagração terrível para iluminar o mundo.

Cada um de nós carrega a centelha desse fogo em nossos corações. Somos chamados por Deus para passar o ignitor daquela centelha para os outros. Aquele ignitor é a esperança que recebemos em Cristo.

Então, em certo sentido, Jesus quer que todo o mundo seja consumido pelo fogo. Ele quer que seja consumido em nosso despertar para o chamado do Espírito Santo. Ele quer que espalhemos a Sua mensagem para todos.

Por quê? Para que todos no mundo não tenham que experimentar o fogo do julgamento final. Jesus nos diz essas coisas para nos dar um senso de urgência nas maneiras do espírito.