Por que Jesus disse Para trás de mim, Satanás! a Pedro?

Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”. Mateus 16:23

Para trás de mim

Então Pedro, chamando-o à parte, começou a repreendê-lo, dizendo: “Nunca, Senhor! Isso nunca te acontecerá! ” Mateus 16:22

Jesus estava explicando aos discípulos que sua missão na terra era a morte e ressurreição (Mateus 16:21). Pedro não gostou do que ouviu! Ele provavelmente estava pensando que Jesus entraria em Jerusalém como uma figura política, que iria contra os romanos e seria rei de Israel fisicamente. Então, para Pedro a ideia de Jesus morrer era impensável. Ele não tinha percebido que o caminho para a glória de Jesus foi através do sofrimento da morte na cruz.

Dessa forma ele contraria o Mestre e passa a repreendê-lo, quando Jesus diz, para trás de mim, provavelmente está dizendo a Pedro se colocar na posição de submissão, não cabia a ele dizer o que Cristo deveria fazer mas apenas obedecer e seguir seus passos.

Satanás

Existem diversas teorias quanto a Cristo ter chamado Pedro de Satanás, a menos aceita e improvável é a de que ocorreu uma possessão temporária por parte de Satanás em Pedro.

Uma segunda linha de pensamento acredita que Satanás pode ter influenciado os pensamentos de Pedro a ponto de dele passor a se posicionar contra a principal missão de Jesus, como uma continuação da tentação no deserto, seria uma sugestão “maligna” de receber a glória sem ir para a cruz.

A tese mais provável é de que a palavra Satanás não estava se referindo aqui ao anjo caído, mas sim ao significado, ou seja, acusador, opositor. Uma vez que Pedro estava se opondo a ideia de Cristo, foi chamado de Satanás. Os comentaristas Barnes e Clark concordam que a palavra utilizada seria melhor traduzida por adversário.

Você é uma pedra de tropeço para mim

A Bíblia está repleta de menções onde o próprio Jesus é uma pedra de tropeço para os Judeus, ver, Is 8:14, Rm 9:32, 1 Pe 2:8. Nesse versículo porém o próprio Pedro se tornava um obstáculo para Cristo, a exortação do Senhor serviria para que o apóstolo se acostumasse com a ideia de que o Reino não era terreno.

não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens

O ser humano tem muita dificuldade em criar uma linha de raciocínio voltada para o Reino, justamente porque esse contraria toda a lógica humana, Jesus queria deixar claro para eles que veio cumprir a vontade do Pai, mais do que isso era necessário que Pedro fizesse uma escolha entre o reino terreno e o reino dos céus.

São tempos de analisarmos se não estamos sendo pedra de tropeço para outros, mais do que isso se não estamos pensando mais nas coisas dos homens, do que nas coisas de Deus.