Por que muitos cristãos são mártires?

Mártir é uma pessoa que morre pela sua fé, defendendo seus pensamentos cristãos.

O primeiro mártir da historia foi Estevão, o primeiro mártir da igreja cristã, e de acordo com a Bíblia ele foi apedrejado.

“E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor não lhes impute este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.”
Atos 7:59-60

(At 7.54-60). Ele morreu orando e suas últimas palavras foram “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”.

“Segundo os Atos dos Apóstolos, Estevão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.

Segundo Étienne Trocmé, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o “grupo dos sete”. Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfêmia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Atos 8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.”

Podemos perceber que desde os primórdios os cristãos são perseguidos, e criticados por pregar a palavra de Deus. Muitos eram mortos apedrejados, decapitados, assim como João Batista.

Tiago, irmão de João, foi o primeiro dos apóstolos a ser morto por causa da Palavra de Deus.

E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar ; E matou à espada Tiago, irmão de João.Atos 12:1-2

 

A palavra nos informa que ele foi decapitado, a mando do rei Herodes E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar.

Muitos foram aqueles que perderam suas vidas por causa do Evangelho, a história narra que a maioria dos discípulos de Jesus foram mártires.

“Segundo Elizabeth Banov, uma missionária evangélica da missão Portas Aberta e que pessoalmente já visitou alguns países hostis ao Cristianismo como Paquistão, Iraque e Cuba, a maior afronta aos cristãos, hoje, vem de países cujo governo está nas mãos de radicais islâmicos. “Em muitos lugares como Iraque, Uzbequistão, por exemplo, você não vê uma igreja, se quer, onde a pessoa possa fazer suas orações. Muitos muçulmanos, que se converteram ao Cristianismo, escondem esta fé com o preço de suas vidas, porque, se são descobertos, eles morrem”, disse Elizabeth”.

“São milhares de cristão martirizados, em pleno século 21, em países como Coreia do Norte, Irã, Sudão, Paquistão, Afeganistão, entre outros. Um caso típico desta perseguição acontece no Iraque, onde, antes da invasão dos Estados Unidos da América e a queda do regime de Sadan Hussein, o número de cristãos era de 3 milhões; hoje, somam-se, no máximo 400 mil, ou seja, mais de 90% desses nossos irmãos estão deixando sua terra por causa da perseguição de grupos radicais islâmicos que destroem igrejas e matam cristãos”

Através desse relato podemos perceber que ainda hoje existe perseguição aos cristãos.  Não nos deparamos com tal situação, devido nosso país ser um país laico, onde todos podem exercer livremente suas crenças.

Admiro-me com casos de pessoas que perderam suas vidas por causa do evangelho, isso nos faz refletir como anda nossa fé. Na maioria das vezes o que faz com as pessoas se afastam do evangelho “desviam” da palavra de Deus, são coisas tão pequenas que diante da perseguição que tantos mártires sofrem se torna coisas banais.

Caso de pessoas que afastam por não terem um cargo na igreja, ou que ouviu algo do pastor ou do padre que não lhe agradou, nos faz ver quanto somos “dodóis”, e fracos diante daqueles irmãos que dão a vida por defender sua fé em Cristo.

 

Fontes: http://destrave.cancaonova.com/os-martires-dos-nossos-tempos

Juliana Moreira de Araujo Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *