Por que muitos filhos de cristãos se desviam?

A história retratada no vídeo, é a da família típica mundial, onde os filhos tem dificuldade em ouvir e obedecer os pais, para eles que são jovens e inexperientes a vida é uma aventura, tudo é diversão, e os pais são apenas pessoas caretas que não sabem nada da moda ou tecnologia do momento.

Então muitas vezes o inevitável acontece, jovens aos milhares estão deixando de ir a igreja com os pais, e procurando a “diversão” que encontram em um mundo mergulhado na iniquidade.

Mas, por que grande parte dos filhos de cristãos abandonam a igreja e partem para o mundo?

1 – Os pais são domingueiros

Infelizmente para muitos, o cristianismo é vivido apenas no domingo, e muitas vezes apenas em um período do domingo. Em casa não é ensinado aos filhos ainda pequeno as verdades do evangelho, onde deveriam criar raízes e frutificar.

Os pais tem falhado dia após dia no ensino do evangelho aos seus filhos.

2 – Os pais não possuem um relacionamento verdadeiro com Deus

As crianças enxergam muitas vezes um Deus totalmente distorcido do que realmente é, de acordo com as atitudes dos pais. Imagine alguém que só recorre ao Senhor nos momentos de dificuldade financeira? Para o filho Deus será uma espécie de banco, ou aqueles que só recorrem a Deus na enfermidade, então Deus se torna o médico da vez.

Deus tem o poder de prosperar e curar, mas são apenas bençãos secundárias, devemos buscá-lo pelo que Ele já fez, e buscar um relacionamento verdadeiro com o Senhor para que os filhos enxerguem-No verdadeiramente como Salvador.

3 – Não existe oração em família

Jesus dedicava horas, horas e mais horas especificamente para orar. Essa é uma ferramenta poderosa, que tem sido deixada de lado por grande parte dos cristãos, dessa forma os filhos seguem o exemplo e também não possuem o hábito de orar, a vida espiritual enfraquece o inimigo encontra uma brecha para dissuadí-lo contra a fé.

4 – A igreja é um lugar perfeito e santo

É ensinado as crianças que a igreja é lugar sagrado, santo e puro, trazendo a idéia de um lugar perfeito. Quando eles crescem percebem a verdade, a igreja está longe de ser perfeita, muitas pessoas vivem uma mentira (hipocrisia), e nas primeiras demonstração das falhas da igreja, o jovem desanima e abandona.

Enquanto deveríamos ensinar que a igreja é lugar de relacionamento entre irmãos, onde cada um possui sua personalidade, e sim, todos (ou quase) estão procurando aperfeiçoar a santidade, mas estamos longe de ser perfeitos.

5 – Trocam Deus por coisas materiais

Deveríamos ensinar de fato que Deus é o nosso Salvador e que não existe nada no mundo melhor do que estar louvando-o, adorando-o e sempre com Ele, mas na primeira oportunidade que surge, trocamos um bem material pelo tempo com o Senhor.

É a TV, as férias, o domingo, enfim, dezenas de coisas são colocadas na frente de Deus, e dessa forma passamos a mensagem para os filhos de que Deus não é tão importante assim.

Esses são alguns pontos que podem ser trabalhados pelos pais, para que possam edificar os filhos na rocha que é Cristo!

Veja uma reflexão de pai e filho no vídeo abaixo:

6 Comments on “Por que muitos filhos de cristãos se desviam?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *