Por que os evangélicos não fazem o sinal da cruz?

A origem do sinal da cruz

A origem do sinal da cruz é desconhecida. Provavelmente foi feita pela primeira vez na testa dos que estavam sendo batizados. Parece que as pessoas começaram a realizar esse ritual durante as primeiras liturgias, em seguida, levada à prática para a vida cotidiana.

Com o tempo, essa prática tornou-se um simbolismo do cristão até o protestantismo. Baseado em descrições iniciais, podemos inferir que o gesto era realizado com um dedo traçando um T ou um X na testa . Possivelmente, os primeiros cristãos tomaram como sugestão de Gênesis 4:15, Ezequiel 09:04, e Apocalipse 14:01 e 22:04. Em seguida, o gesto tomou formas mais elaboradas, com dois dedos usados ​​para indicar as duas naturezas de Cristo ou três dedos para indicar a fé na Trindade.

Embora a origem do sinal da cruz seja obscura, é evidente que os primeiros cristãos viram isso como uma parte integrante de uma tradição antiga, pois fora mencionado por Tertuliano cerca de 200 depois de Cristo e depois por Basílio, o Grande por volta de 350 depois de Cristo.

Com isso em mente, entendemos que não é algo dos dias de hoje, ou seja, esse “rito” vem sendo realizado no mínimo por mais de 1700 anos.

O significado do sinal da cruz

Tertuliano descreveu que os primeiros cristãos realizavam esta prática em suas atividades normais do dia-a-dia na tentativa de consagrar todos os aspectos de sua nova vida em Cristo.

A cada passo dado, ao entrar e sair, quando colocamos nossas roupas e sapatos, quando tomamos banho, quando nos sentamos à mesa, quando acendemos as lâmpadas, no sofá, no banco, em todas as ações ordinárias da vida diária, traçamos na testa o sinal. (De Corona Capítulo 3)

Dois séculos mais tarde, Cyril (c. 310-386), patriarca de Jerusalém, exortou os catecúmenos a incorporar o sinal da cruz na vida cotidiana. A ideia era não ter vergonha em esconder a sua fé em Cristo, mas para ser testemunhas ousadas para Cristo fazendo o sinal da cruz publicamente.

O sinal da cruz e o protestantismo

No Confissão escocesa de 1560 – Capítulo 20 foi feito um comentário sobre a necessidade de mudar as cerimônias “supersticiosas.” Na Segunda Confissão Helvética (1566) Capítulo 27 havia uma desaprovação mais explícita.

Não há nenhuma proibição contra o uso do sinal da cruz como um protestante. No entanto , não há mandamento bíblico para usá-lo também.

O protestantismo tem como premissa se basear apenas na Bíblia, deixando tradições humanas de fora do cotidiano, por essa razão acabou sendo difundida a ideia de que o sinal da cruz não é necessário e não tem um objetivo, o que de fato é verdade.

Conclusão

Embora exista uma controvérsia de pensamentos em relação a esse assunto, acredito que o respeito a religião do próximo pode ser respeitada nesse caso, não existem motivos suficientes para quem faz repreender quem não faz e vice-versa. Porém devemos ter cuidado com ritos, e misticismo para que não coloquemos fé no ato, mas apenas em Cristo.

15 Comments on “Por que os evangélicos não fazem o sinal da cruz?”

  1. Sou evangélico desde o ventre, mas admiro cada católico que faz esta oração em forma de gesto! O Sinal da Cruz não é um mandamento bíblico, mas é uma linda tradição que deveria ter sido conservada pela totalidade da igreja cristã, e não somente pela igreja católica romana. O Sinal da Cruz é uma oração em forma de gesto, e tem santos objetivos, como ser testemunhas ousadas para Cristo fazendo o sinal da cruz publicamente. Décadas após a reforma protestante, este útil Sinal foi taxado de “superstição”! As igrejas evangélicas estão repletas de tradições e superstições, longe de ser mandamento bíblico!

    1. Observo que quando faço o sinal da cruz ela fica de cabeça pra baixo, poderia ser um simbolismo a morte de Pedro que foi crucificado assim, é se for, vejo a ligação católica de Pedro sendo considerado o primeiro papa, seria correto pensar assim?

      1. Vc dizendo que os católicos são coeleitos conosco evangélicos eu já não concordo. Esta passagem de Pedro quer dizer que havia também uma igreja estabelecida em Babilônia, como a Igreja chegou mesmo aos confins do mundo.

    2. As pessoas precisam se converter ler a Bíblia , João 8.32 e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Sem conhecer a verdade fica assim falando do que não sabe. Devemos ser imitadores de Cristo. Simples assim, porém tem que ser perseverante.Deus nos abençoe sempre Amém Fica na PAZ de Jesus Cristo Amém.

    3. Concordo… Baseado nesse texto, onde se fala que o protestantismo deixou as “tadições humanas”, o quê dizer de igrejas que proibem uso de calças por mulheres e outras doutrinas mais? Deus não está preocupado com nosso exterior (desde que haja decência e bom senso) e, sim, com o verdadeiro sentimento de nossos corações em adorá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *