Por que a Bíblia diz que O Mundo odeia Cristo?

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:18,19

O mundo vos odeia

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. João 15:17

João 15:17 é o contexto imediato da passagem citada. Uma das causas do mundo odiar a Cristo e todos aqueles que o seguem é de fato amar ao próximo, o conceito do mundo é que cada um deve cuidar da sua própria vida, no sentido literal da Palavra é cada um por sí, em suas próprias ambições sem se preocupar com os oprimidos.

príncipe do mundo

Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31

E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado. João 16:11

Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4:4

Cristo deixa claro que a terra possui um príncipe, esse é Satanás, por esse motivo não há como ser amigo do mundo e amigo de Deus, a Bíblia deixa claro que não existe comunhão entre a luz e as trevas, portanto, é nosso dever procurar as coisas do alto e deixarmos as coisas do mundo.

fôsseis do mundo

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. 1 João 2:16

A Bíblia diz que o homem do mundo é o homem carnal, vive para os prazeres terrenos, para ele a sua própria vida aqui na terra é algo muito precioso portanto procura realizar as suas vontades e desejos o máximo possível.

Infelizmente estamos vivendo uma época em que muitos cristãos tem desejado os prazeres do mundo, mesmo não “aparentando” pecado, desperdiçam suas vidas em uma busca desenfreada por acumulo de bens materiais e de uma vida confortável.

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Romanos 8:13

Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. João 12:25

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

antes eu vos escolhi do mundo

Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. João 17:14

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 João 2:15

Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:13

Jesus sacrificou-se para nos dar uma nova possibilidade, porém quando entendemos o plano da Salvação é necessário um passo crucial para entrar na eternidade, se arrepender e deixar todo pecado para trás, não apenas isso, mas mudar toda forma de pensar, pois agora mudamos de cultura, de reino e de mentalidade.