Quão Grandemente Sou Amado?

Em seis versículos de 1 Coríntios 1:26–31 , Paulo descreve pelo menos (depende de como você divide) quatro maneiras pelas quais Deus nos ama – ama você pessoalmente. E por você – vamos deixar isso claro agora – não me refiro a todos. Deus não ama a todos da mesma maneira. Os tipos de amor descritos aqui são para aqueles que foram despertados em seus corações para se verem como pecadores desesperados que precisam de um Salvador, e Cristo crucificado brilhou para eles como sua sabedoria e seu poder. E ele se tornou irresistivelmente verdadeiro, bonito, atraente e valioso, e você o recebeu, e ele é seu, e você é dele. É disso que estou falando.

Espero que o resto de vocês que não está nessa categoria seja atraído por esta mensagem. Tenho certeza de que nem todos nesta sala estão nessa categoria. Há muitos de vocês, e há muitas pessoas de todos os tipos diferentes. E assim, minha oração é que aqueles de vocês dentro se sintam massivamente amados de novas maneiras, e aqueles do lado de fora se tornem tão ciumentos e invejosos que vocês sejam atraídos.

Por que Deus nos ama assim

O que temos nesses seis versículos são quatro maneiras pelas quais ele nos ama e, em seguida, um duplo propósito de por que ele nos ama dessa maneira específica. Então, duas coisas: quatro maneiras pelas quais ele nos ama e um duplo propósito de por que ele nos amaria dessa maneira. É uma questão de como e por que. Entendi?

Como ele me ama? Por que ele me ama assim? As respostas para essas duas perguntas estão aqui neste texto. Então, vamos levá-lo na ordem inversa. Vamos primeiro aos propósitos, um duplo propósito de por que ele nos ama dessas quatro maneiras.

Elimine o orgulho de si mesmo

A primeira metade do duplo propósito é 1 Coríntios 1:29 : “para que” – algum tipo de resultado ou propósito está chegando – “nenhum ser humano se glorie na presença de Deus”. Portanto, o propósito de Deus em nos amar dessa maneira é que sejamos amados de uma maneira que não nos incline a nos gloriarmos na presença de Deus. Esse é o propósito de nos amar assim. Para que nenhum ser humano coloque os braços nos suspensórios e diga: “Que bom menino eu sou” na presença de Deus.

Ele nos ama tanto que não nos deixará arruinar a gloriosa experiência de ser amado, transformando o amor de Deus em motivo para nos gloriarmos. Te ama demais. Ele não vai deixar você arruinar a experiência de ser amado por Deus. 

Promova o orgulho em Deus

Então o que ? A segunda metade do duplo propósito é encontrada no versículo 31: “para que, como está escrito: ‘Todo aquele que se gloriar, glorie-se no Senhor.’” Então, você vê o contraste: no versículo 29, seu propósito em amar. nós assim é para que ninguém se glorie na presença do Senhor, e a maneira positiva de dizer isso no versículo 31 é para que quem se gloriar, glorie-se somente no Senhor.

Vamos nos gloriar na presença do Senhor. Vamos nos gabar de Deus para sempre e não de nós mesmos. Não nos gloriaremos em nosso próprio fazer. Se ficarmos na frente de um espelho no céu e gostarmos do que vemos – o que suponho que faríamos se houvesse espelhos (não acho que haveria espelhos no céu; apenas uma opinião) – se estivéssemos lá, diria: “Louvado seja Deus”. Isso é o que diríamos.

Então, há o duplo propósito no texto para as quatro maneiras que agora vou mostrar que ele te ama. Primeiro, para que você não se glorie na presença dele – ou, colocando isso positivamente, para que você se glorie no Senhor. Oh, que esta igreja estivesse retumbando em corredores e pequenos grupos e famílias com jactância no Senhor.

Fale bem do Senhor. E muito sobre o Senhor. Sobre seus feitos. Acabei de ler esta manhã em minhas devoções: “Tu me alegraste com as tuas obras” (ver Salmos 92:4 ). E eu gastei cerca de dois minutos, suponho, apenas nomeando-os e sendo feliz, sentado no sofá – apenas sendo feliz nas obras de Deus. Nomeie-os; exultar; gloriar-se em Deus. Esqueça por um momento o seu eu doloroso; só pode ficar bem.

Como Deus nos ama

Quais são as quatro maneiras pelas quais você é amado neste texto? Vou nomeá-los, e então vamos olhar para eles. Número um, Deus escolheu você. Ele te amou escolhendo você. Número dois, ele ligou para você. Três, ele colocou você em Cristo. Número quatro, ele fez de Cristo sua sabedoria, justiça, santificação e redenção. É isso. Essas são as quatro maneiras neste texto que Deus ama você. Vamos levá-los um de cada vez.

Ele escolheu você

Número um, Deus te amou escolhendo você.

Deus escolheu as loucuras do mundo para envergonhar as sábias; Escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar o forte; Escolheu o que é baixo e desprezado no mundo, mesmo as coisas que não são, para reduzir a nada as que são. ( 1 Coríntios 1:27-28 )

Muito claro: “Deus escolheu”. Se você é Cristo, ele escolheu você. Ele deixa alguns não escolhidos; ele escolhe outros. Se você está dentro, ele escolheu você.

Na verdade, se você perguntasse a ele: “Quando isso aconteceu?” Esta palavra em grego para escolher é usada apenas em outro lugar fora deste texto: Efésios 1:4 , que foi o texto que vimos na semana passada. “Deus nos escolheu em [Cristo] antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele”. Somente nesse lugar em Paulo isso ocorre e, portanto, entendo que ele escolheu você, ele escolheu você, ele escolheu você (nos versículos 27 e 28) – ou seja, desde a eternidade.

Em Romanos 11:5 

Quando ele usa o substantivo, não o verbo, ele chama isso de “ eleição da graça”, significando que quando Deus permaneceu na eternidade e contemplou você, ele contemplou você como necessitado de salvação em Cristo. Eu recebo isso de Efésios 1:4-7 , onde somos escolhidos em Cristo. Não precisamos ser escolhidos em Cristo se não somos pecadores. Precisamos ser escolhidos em Cristo se precisamos de justiça, se precisamos de perdão e redenção.

Ele contemplou – ele viu todos nós como indignos de ser escolhidos. Ninguém é injustiçado se não for escolhido; você é simplesmente espetacularmente abençoado por nada em si mesmo. Esse amor é absolutamente incondicional, sem exceção. Ó Espírito Santo. Se não acontecer agora, deixe acontecer mais tarde esta noite ou mais tarde nesta semana. Mais cedo ou mais tarde, venha e derrame este ser amado desde a eternidade.

Eu não sei você, mas eu fui muito ajudado pelo meu sermão da semana passada. Eu estive sentado dizendo: “Ele me escolheu no amor. Ele me criou no amor. Enviou Jesus em amor. Ele morreu por mim apaixonado. Me mantém apaixonada. Ele fez muito de mim, sentando-me em seu trono. Ele fez muito de mim.” Eu tenho passado por tudo isso, apenas pregando para mim mesmo. Preciso de tanta ajuda quanto qualquer um. Então estou pregando o mesmo sermão.

Ele te chamou

Número dois, Deus amou você chamando você. Então, primeiro, ele escolheu você, e agora, em segundo lugar, Deus te amou chamando você. 1 Coríntios 1:26 : “Considerem seu chamado, irmãos.” Isso é o que eu estou pedindo para você fazer agora: apenas pense um pouco agora. E a primeira coisa que eu suponho que você pergunte é: “Do que ele está falando? Meu trabalho – carpinteiro, enfermeiro, professor, dona de casa?” Não, não é disso que ele está falando.

POVO DO CHAMADO

Como você sabe que não é disso que ele está falando? Bem, principalmente eu sei por causa de 1 Coríntios 1:22-24 . Leia isto e considere seu chamado, irmãos e irmãs.

Pois os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria, mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os gentios [ou gregos; ele está usando-os de forma intercambiável], mas para aqueles que são chamados , tanto judeus como gregos, Cristo, o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Então, quando os chamados olham para Cristo crucificado, eles não vêem uma pedra de tropeço; eles não vêem loucura. Eles vêem o poder. Portanto, há três grupos nesses versículos: (1) judeus, (2) gentios e (3) chamados. Isso não é muito preciso, é? Deixe-me dizer com um pouco mais de cuidado. Existem (1) judeus que não são chamados, (2) gentios que não são chamados e (3) judeus e gentios que são chamados. Esses são os três grupos. Você está comigo?

Estamos considerando nosso chamado. Estamos obedecendo ao versículo 26. Há judeus não chamados, gentios não chamados, judeus e gentios, alguns dos quais são chamados. E então ele descreve a resposta de cada um à cruz. Para os judeus, uma pedra de tropeço . “Messias crucificado? Nunca ouvi falar de tal coisa.” Para os gentios, loucura . “Um deus moribundo? Bobo. Mitológico.” Aos chamados, poder . “Meu Deus.”

PODER DA CHAMADA

Que tipo de chamada é essa? Vou lhe dizer que tipo de chamada é: é o tipo de chamada que cria o que comanda. O chamado dá luz. A chamada cria a visão. A chamada ressuscita os mortos. “Lázaro, venha para fora.” Ele não decidiu. O chamado o ressuscitou dos mortos.

Deixe-me dar-lhe uma analogia que pode ser enganosa. Isso me ajuda, apenas para entender isso, porque muitos de vocês nunca foram ensinados sobre o chamado de Deus – o chamado poderoso, eficaz, irresistível, poderoso, salvador, despertador e vivificante de Deus que os salvou. Você nunca foi ensinado sobre isso. Então você precisa de uma pequena analogia para ajudá-lo. “Do que ele está falando? Eu nunca ouvi nada assim. Eu pensei que apenas acreditava em Jesus.”

Assim suponha que alguém esteja dormindo e você queira acordá-lo. O que você faz? Bem, você se curva – eles estão dormindo profundamente – e você diz: “Acorde!” E eles disparam para cima. Agora, qual é a dinâmica desse momento? Eles estavam dormindo profundamente e — bang — estavam acordados. Eles ouviram o chamado e disseram: “Vou pensar nisso antes de acordar e depois decido se quero acordar”?

Essa é uma boa analogia. 

Então quando Deus chama seu coração morto e diz: “Acorde”, você acorda. Você não se fez cristão. Apenas enfrente. Você não se tornou um cristão, e é por isso que você deve se sentir tão incrivelmente amado. Na verdade, se você precisa de um texto para dizer isso, basta ir para Efésios 2:4 , onde Paulo diz, tão claramente quanto pode ser: “Por causa do seu grande amor ”. É o único lugar que ele usa essa frase em todo o Novo Testamento. Por causa de seu grande amor , ele te deu vida quando você estava morto.

Então, se você tem alguma vida espiritual em você, você foi muito amado. Chama-se regeneração. Chama-se chamar. Você foi chamado e é muito amado neste chamado.

One Comment on “Quão Grandemente Sou Amado?”

  1. Sim, Bruna. Obrigado por este texto. Eu fui chamado do nada. Simplesmente tocou meu coração esse chamado, chorei e passei a ler a palavra. Não tem explicação. Pequei muitas vezes por iniquidades e ira no meu trabalho e também no seio familiar. Mas como já disse, recebi um chamado e posso dizer que estou me transformando em alguém melhor. A ovelha de Lucas 15:7! Obrigado meu Senhor Jesus Cristo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *