Quem são os Inimigos do Cristão?

Possivelmente, você já descobriu que você tem inimigos. Estes são inimigos perigosos que usarão qualquer método para derrotar você em sua vida cristã.

A Bíblia ensina que você tem três inimigos que estarão lutando contra. Você deve estar preparado. Eles devem ser impedidos.

Vejamos esses inimigos que devemos enfrentar:

O diabo

Já vimos que o diabo é um ser poderoso que se opõe a Deus e tenta o povo de Deus. Descobrimos que mesmo que ele tenha sido espancado na cruz por Cristo, ele ainda tem poder para influenciar os homens para o mal.

A Bíblia o chama de “perverso”, “o demônio”, “um assassino”, “um mentiroso e o pai da mentira”, “um adversário” que procura devorar, “aquela velha serpente” e “acusador de nossos irmãos” (Mateus 13:19, Lucas 4:33, João 8:44; 1 Pedro 5: 8, Apocalipse 12: 9-10).

Ele fará tudo o que estiver ao seu alcance para semear dúvidas em sua mente sobre se sua conversão é uma realidade ou não. Você não pode argumentar com ele, pois ele é o maior debatedor de todos os tempos.

Ele também tentará levá-lo a trabalhar para ele e tentar os outros a pecar – para tentar erradicar outros amigos cristãos. Se você não é cuidadoso, vai encontrar-se realmente a trabalho do diabo.

Ele é poderoso, liso, esperto e sutil. Ele é chamado de “deus deste mundo”, “o príncipe deste mundo”, “o príncipe do poder do ar” (2 Coríntios 4: 4, João 12:31; Efésios 2: 2).

O demônio tentará desencorajá-lo, para desviar você; ele procurará diluir seu testemunho; Ele tentará qualquer coisa para destruir seu relacionamento com Cristo e sua influência sobre os outros.

Todas as dúvidas e tentações são do diabo. E lembre-se de que Satanás só pode tentar. Ele nunca pode obrigar você a ceder à tentação. Lembre-se também de que Satanás já foi derrotado por Cristo. Seu poder é inoperante na vida de um cristão totalmente confiante que é completamente dependente de Deus.

A Bíblia diz que devemos “resistir ao diabo, e ele irá fugir” de nós (Tiago 4:7). Mas antes disso, Deus diz: “Envie-se … a Deus”. Se você enviou completamente, 100% cedeu e entregou-se a Cristo, então você pode “resistir ao diabo”, e a Bíblia promete que ele irá fugir de você. O diabo tremerá quando orar. Ele será derrotado quando você lhe citar ou ler uma passagem da Escritura, e irá deixá-lo quando você resistir.

O mundo

O mundo significa este sistema maligno em que vivemos. O mundo tende a nos levar ao pecado – companheiros, prazeres, modas, opiniões e status.

Os prazeres de um cristão foram levados para um reino completamente novo e glorioso. Muitos não-cristãos acusam a vida cristã como um conjunto de regras, tabus, vetos e proibições.

Esta é outra mentira do diabo. Não é uma série de “não fazer”, mas uma série de “escolhas”. Torna-se tão ocupado na obra de Cristo e tão completamente satisfeito com as coisas de Cristo que você não tem tempo e nem prazer para as coisas do mundo.

Suponha que alguém me ofereça um hambúrguer depois de ter comido um Filé Mignon a Parmegiana. Eu diria: “Não, obrigado, já estou satisfeito”.

Esse é o segredo. Você está tão cheio das coisas de Cristo, tão apaixonadas pelas coisas de Deus, que não tem tempo nem gosto pelos prazeres pecaminosos deste mundo. A Bíblia diz:

A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. Provérbios 27:7

A Bíblia diz:

Não ame o mundo, nem as coisas que estão no mundo. – 1 João 2:15

A Bíblia também adverte que o mundo e a “concupiscência” passarão, “mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17).

O que Cristo pensaria sobre meus divertimentos, recreação, livros, companheiros e programas de televisão? Eu poderia pedir a Cristo para acompanhar-me para este evento em particular?

A Bíblia diz que “tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14:23), se você tem uma dúvida sobre essa coisa particular que está incomodando você, se é mundano ou não, a melhor política é “não fazê-lo”.

A carne

O terceiro inimigo que você enfrentará imediatamente é a luxúria da carne. A carne é aquela tendência maligna de seu eu interior.

Mesmo depois que você se entrega a Cristo, às vezes seus desejos velhos e pecaminosos retornarão. A Bíblia ensina que a natureza antiga, com toda a sua corrupção, ainda existe junto com essas tentações malignas.

Em outras palavras, “um traidor está vivendo dentro de você”. Essa tendência miserável em relação ao pecado está sempre presente para arrastá-lo para baixo. Agora você tem duas naturezas em conflito, e cada uma está se esforçando para dominar a outra.

A Bíblia ensina:

Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Gálatas 5:17

É a batalha da vida própria e da vida de Cristo. Essa velha natureza não pode agradar a Deus. Não pode ser convertida, nem mesmo remendada.

No entanto, você deve distinguir com cuidado novamente entre uso e abuso – entre o que é lícito e o que é ilegal. Algumas dessas coisas que surgirão podem ser desejos pecaminosos, ou podem não ser.

Paulo procurava não alimentar a carne.

Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências. Romanos 13:13,14

Nós devemos render-nos novamente e reentregar-nos a Deus diariamente.