Simão, O Mágico

E estava ali um certo homem, chamado Simão, que anteriormente exercera naquela cidade a arte mágica, e tinha iludido o povo de Samaria, dizendo que era uma grande personagem; Atos 8:9

Em atos 8, somos apresentados a um personagem chamado Simão, que com seus truques e ilusionismo enganava as pessoas da cidade. Filipe estava pregando o evangelho e ocorreu que Simão pode ver milagres reais, não truques ou ilusionismo como fazia.

E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Atos 8:13

Bem, agora, isso é bom. Um “mago” maligno se arrepende e vem a Cristo e mais do que isso, foi batizado. O problema é que se torna um pouco estranho como a história se desenrola.

Algum tempo depois, Pedro e João chegaram e começaram a orar por novos convertidos. Eles colocaram as mãos sobre eles e receberam o Espírito (Atos 8:14-17).

Simão achou que isso era ótimo! Ele ofereceu dinheiro para os apóstolos.

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro,
Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Atos 8:18,19

A resposta de Pedro é surpreendente:

Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração; Atos 8:20-22

Aqui temos um grande problema, como alguém que creu e foi batizado de repente se encontra na perdição, pouco tempo depois? O que seria essa iniquidade de Simão, não seria apenas ignorância?

O grego não nos ajuda. O texto diz Simão πιστεύω – pisteuō – a mesma palavra básica encontrada em Efésios 2:8-9.

“Pois pela graça você foi salvo por sua fé.” Então isso não está ajudando. Então, o que mais o texto nos diz?

Sabemos que ele acreditava nos “sinais e grandes milagres” (Atos 8:13). Claramente, Simão, o “mago”, entendeu o real significado. O dele eram truques; estes eram verdadeiros milagres.

Sabemos que ele ouviu falar sobre “o reino de Deus” e “o nome de Jesus Cristo” (Atos 8:12), de modo que é provável que ele “acredite”.

Então, o que estamos perdendo? Não é essa “fé salvadora”? Dada a resposta de Pedro – “Você não tem parte ou porção neste assunto, pois seu coração não está bem ante de Deus”. – devemos assumir que não era. Então, o que deu errado? Onde foi a desconexão?

Esta não é a primeira vez que “cristãos” não acreditavam. No capítulo 6 de João, encontramos discípulos que não acreditavam. Jesus havia dito que para ter a vida eterna, você tinha que comer a Sua carne (João 6: 53-58). Alguns deles não ficaram impressionados. E Jesus, sabendo que não acreditaram (João 6:64), disse: “Por esta razão, eu disse a você que ninguém pode vir a Mim, a menos que lhe seja concedido pelo Pai”. (João 6:65)

Então, há algo além do “acreditar”, aparentemente. O que é isso?

Acho que podemos ver isso em Simão com bastante clareza. Para “acreditar” requer, primeiro, conhecer alguma coisa.

Você não pode acreditar no que você não conhece. Por outro lado, saber algo não significa que você concorda. Eu sei o que é um unicórnio, mas não acredito neles.

Então, há esse segundo componente – crença. Isso ocorreu em Simão. Isso ocorre com os demônios:

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19

Há mais um componente. Isso é o que eu chamarei de “confiança”. Está colocando sua confiança em Cristo. Isso produz mudanças. A crença sem a mudança resultante é fé morta (Tiago 2:17,26), e Simão demonstrou fé morta.

Ele achou que Cristo não era inteiramente suficiente e ele poderia comprar o que ele precisava. Ele acreditava, mas apenas no que diz respeito a uma lógica humana, um raciocínio lógico. Sua confiança estava em outro lugar.

Todos enfrentamos essa questão. O que você acredita? Você simplesmente conhece Cristo? Isso não é “acreditar”. Você concorda que Cristo é quem Ele diz que é? Isso é “acreditar”, mas ainda não é o suficiente.

Deve haver mais um componente; Confie … uma confiança em Cristo que produz uma vida modificada. Sem isso, tudo o que você tem é uma fé morta, como demonstrado por Simão, o mágico.