Uma nova vida, não uma melhor

“Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo”. João 3:3 (NVI)

Jesus diz essencialmente a Nicodemos: “Você veio a mim porque acha que posso acrescentar algo à sua vida bem-sucedida. Mas estou lhe dizendo que toda a sua vida precisa ser refeita, recomeçada, vivida de novo. Você deve nascer de novo.”

Alguns de nós são como Nicodemos. Temos uma boa educação, conquistas sólidas, relacionamentos saudáveis, uma forte ética de trabalho, uma boa reputação e queremos chegar mais longe. Então, se alguém diz: “Há um buraco em forma de Deus em sua vida e Jesus Cristo pode preenchê-lo”, isso faz sentido para nós.

Uma mensagem que diz:

“Precisamos de Cristo para nos tornar completos”, apela ao nosso orgulho. Mas Jesus não diz: “Você está indo muito bem, e há algo faltando que posso lhe dar”. Ele diz: “Toda a sua vida precisa ser refeita. Você deve nascer de novo. E, a menos que isso aconteça, você não pode ver o reino de Deus. Nicodemos, você veio a mim pensando que está perto do reino de Deus. Estou lhe dizendo que você não está nem perto!” Isso é devastador.

Não perca o fato impressionante de que Jesus diz isso a Nicodemos . Ninguém ficaria surpreso se Jesus dissesse isso ao ladrão na cruz – um criminoso que havia desperdiçado sua vida, ou às prostitutas ou cobradores de impostos – que eram famosos por extorquir dinheiro.

Mas Jesus diz isso a Nicodemos – homem no seu melhor, mais ético, mais bem-sucedido e mais educado. Jesus diz isso para homens e mulheres confiáveis, respeitados, bem-sucedidos, morais e de família como nós. “Você deve nascer de novo. E a menos que você seja, você não pode ver o reino de Deus”.

Você está na mesma página que Jesus? Você vai concordar com ele hoje que a mudança que precisa acontecer em sua vida é mais radical do que você pensava?

Uma nova perspectiva na avaliação

“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?” Mateus 7:9 (NVI)

Um pequeno pedaço de pão integral pode parecer muito com uma pedra. Haverá momentos em que o que Deus permitiu em sua vida parecerá uma pedra. Seu chefe o chama no escritório em uma tarde de sexta-feira e você é demitido. Isso com certeza parece uma pedra. Seu marido ou esposa acaba de ser diagnosticado com câncer. Isso se parece muito com uma pedra.

Olhe para sua vida e você verá muitas coisas que Deus permitiu, e elas se parecem com uma pedra. Sua reação natural ao ver o que parece ser uma pedra é dizer: “Para que serve isso na minha vida?” Essa é uma reação natural. Mas saber que Deus é seu Pai lhe dará uma perspectiva totalmente diferente ao avaliar sua vida.

Lembre-se, Deus pode transformar uma pedra em pão. Nosso Senhor não faria isso para Seu próprio conforto, mas Ele fará isso para o seu bem.

É uma coisa maravilhosa poder olhar para as dificuldades de sua vida e dizer: “Algumas dessas coisas parecem uma pedra, mas minha vida está nas mãos de um Pai amoroso e nada vem a mim a não ser de Sua mão soberana, e, portanto, vejo pão nessa dificuldade. Deus usará até mesmo isso para cumprir Seu propósito em mim.

Quando Deus se tornou seu Pai pela misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, então você tem uma perspectiva totalmente nova ao avaliar sua vida.

Alguma coisa em sua vida parece uma pedra agora? Você poderia avaliá-lo de forma diferente? Como assim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *