Você é um Evangelista?

A Grande Comissão

Um ex-coletor de impostos, um ativista político e alguns pescadores – onze homens comuns hebraicos. Não tinham nenhuma organização e quase nenhum recurso, mas tinham fé nas promessas de Jesus Cristo, esses cidadãos do primeiro século da Palestina foram chamados ​​pelo nosso Senhor de fazer o impossível – evangelizar o mundo. Que tarefa maravilhosa – que responsabilidade incrível!

Mas cada um dos onze, com a adição posterior de mais alguns, serviram nobremente seu Mestre, cumprindo seu comando e dedicando suas vidas e as vidas de suas famílias, para levar o evangelho de Cristo às nações.

Isso se multiplicou pelos séculos passados. Devemos evangelizar o mundo. Não devemos permitir que nossos amigos e entes queridos, nem estranhos, passem deste mundo sem ouvir as boas novas – que Jesus os salvará de seus pecados.

Então, você é evangelista?

Todo Membro é um Evangelista.

Moisés não queria fazê-lo. Ele não podia imaginar ser o porta-voz de Deus antes do Faraó. Mas Deus o convenceu a assumir o cargo. Ele providenciaria o que fosse necessário para a tarefa em questão. Moisés precisava apenas entender que o Senhor não estava pedindo que ele voltasse para salvar os filhos de Israel. Ele estava no comando dessa missão.

Da mesma forma, precisamos entender que o Senhor não pediu apenas que o ajudássemos a levar o evangelho a outros, Ele o comanda. Se você foi salvo de seus pecados, espera-se que você ajude o Salvador a encontrar outros para salvar. Espera-se que você seja um evangelista.

O termo “evangelista” é uma forma grega vem de eu (eu) aggelizomai (evangelizo). Refere-se a quem proclama a boa mensagem.

Mas, em um uso geral do termo, qualquer pessoa, homem ou mulher, que traz o evangelho aos outros através de vários meios, é evangelista. E todo cristão deve estar envolvido, de alguma forma, na divulgação do evangelho de Jesus Cristo através do evangelismo.

A Recompensa do Evangelismo

Dentro de vinte e quatro horas, Ele sabia que estaria morto. O que você faria durante seu último dia? Jesus utilizou parte deste tempo para lavar os pés sujos de seus discípulos. Por que ele fez isso? Para impressionar sobre eles o fato de que “Se eu, então, o Senhor e o Mestre, lavaram seus pés, vocês também deveriam lavar os pés uns dos outros”.

A cristandade é uma religião imersa em serviço e sacrifício – do nosso Rei, até o membro mais humilde. Nós servimos, porque Ele nos serve. Somos desafiados a servir nossos irmãos em Cristo e até nossos inimigos. Quando prestamos nossos sacrifícios de serviço, ajudamos os outros a encontrar seu Deus e seu caminho para casa.

Talvez a coisa mais irônica sobre o tipo de serviço é que ao servir os outros, encontramos a nossa maior realização. Você nunca estará mais satisfeito do que quando ajudar alguém a melhorar sua fase na vida ou, mais importante, melhorar sua relação com o Criador.

É por isso que o melhor que você pode fazer é servir os outros. Por ser um mensageiro para Cristo, você receberá a recompensa final – a satisfação de saber que você foi capaz de ajudar Jesus a encontrar uma alma perdida.

Como ser um evangelista

Faça o Bem

Com grande atenção, Cornélio ouviu como Pedro falou sobre Jesus, o homem de Nazaré que fazia o bem (Atos 10:38).

Com Cristo como nosso exemplo, uma das melhores maneiras de começar a ser evangelista é fazer suas atividades do dia-a-dia em busca de coisas boas a serem feitas.

Paulo resumiu assim:

E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Gálatas 6:9,10

Durante anos, os escoteiros eram conhecidos por seu hábito de realizar uma “boa ação” diária. Nada espetacular, mas apenas algo que, de outra forma, ele provavelmente não faria ” (Reynolds).

Que implementação maravilhosa e prática deste princípio para o evangelista cristão, não apenas diariamente, mas, como observou Paulo, em todas as oportunidades. Não pode haver melhor elogio do que ter dito sobre você: “Ele sempre está indo fazer o bem”.

As boas ações são a sua primeira ferramenta de evangelismo. Eles abrem a porta. Eles deixaram alguém saber que você se importa.

Falando com amigos

Você tem amigos ou familiares que precisam de salvação? Muitas vezes, é difícil falar com alguém sobre sua condição espiritual. Aqui está uma fórmula que você pode achar útil.

Em vez de tentar “ganhar um argumento”, tente apenas informá-los de que você orou por eles. Ou que você está pensando neles – que você está preocupado. Com um genuíno senso de cuidado, eles não podem deixar de querer tranquilizá-lo que estão bem.

Talvez, nesse ponto, você possa criar um estudo bíblico “apenas para se certificar”. Não faria você se sentir melhor se eles permitissem o tempo apenas para lhes apresentar o evangelho? Ou, se eles lhe prometessem que iriam ler algo e considerá-lo.

Talvez seja útil se concentrar em expressar preocupação e proporcionar-lhes a oportunidade de ouvir o evangelho.

Seja através do pregador, um trato, um artigo ou uma mensagem, você cumpriu sua responsabilidade amorosa para trazer-lhes a mensagem de Cristo.

Ajudando os trabalhos evangelísticos

Os cristãos filipenses estavam tão ansiosos para ajudar Paulo a cumprir o pedido do Salvador. Paulo respondeu:

Agradeço a meu Deus toda vez que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1:3-6

De um modo geral, a maioria de nós tem esferas de influência um tanto limitadas. Nós temos nossas famílias, aqueles com quem adoramos, nossos amigos no trabalho, vizinhos, e conhecidos em que nos encontramos de vez em quando. Mas há muito mais pessoas lá fora – cerca de 7 bilhões.

Não podemos ir individualmente a todas as pessoas do mundo. Estamos limitados pelas exigências de viver, pela responsabilidade da família e pela nossa localização geográfica. No entanto, podemos cooperar e ajudar os outros a expandir as fronteiras do reino. Coletivamente, podemos alcançar muito mais pessoas do que podemos individualmente.

Muitas congregações apoiam missionários para espalhar o evangelho para lugares distantes. Essas pessoas dedicadas não recebem o louvor e a gratidão que merecem nesta vida (o Senhor sabe).

Muitas vezes sacrificam conforto e conveniência para levar o evangelho a essas terras distantes. E, muitas vezes, sua segurança também está em perigo. O missionário é um servo nobre, na verdade.

Você não pode fazer um melhor serviço do que ajudar alguém a ensinar o evangelho. Através dos esforços combinados dos cristãos, milhares e milhares de almas foram salvas dessa maneira – almas que estavam condenadas e não teriam sido resgatadas se os bons cristãos não apoiasse um trabalho missionário.

Você pode não ter a capacidade de fazer o sacrifício para ir, mas você certamente pode fazer como os filipenses fizeram. Seja um evangelista – apoie um trabalho missionário fiel.

Encorajando seus líderes da Igreja

Os seus ministros locais, anciãos e diáconos precisam do seu encorajamento. Pode não parecer assim, mas é verdade.

Considere o seu ministro local – espera-se tanto dele. Ele deve liderar a congregação no estudo da Palavra de Deus. Se a mensagem incentiva, repreende ou nos instrui, é um trabalho exigente que requer habilidade e dedicação.

Espera-se que o pregador visite os doentes, os idosos e os fracos. Ele espera na cama ao lado daqueles que logo encontrarão seu Criador. Ele muitas vezes trabalha sob críticas – às vezes válidas, às vezes não. Freqüentemente ele sacrifica seu “tempo familiar” pessoal para os interesses da igreja.

Os líderes da igreja trabalham de forma semelhante – porque amam a igreja de Cristo. Você pode ser um evangelista ao incentivar aqueles que dedicaram suas vidas ao trabalho de evangelismo em sua congregação local. Sua parceria – através de apoio, palavras gentis e gratidão atenciosa – significa tanto.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:19,20

Você pode fazer. Seja um evangelista.