Você não é escravo do pecado — mesmo que se sinta como um

Quando você está ‘em Cristo’, você está em um relacionamento completamente novo com o poder do pecado. O pecado costumava ser seu mestre. O pecado costumava reinar sobre você. Mas agora você ‘morreu’ para o reino do pecado (Romanos 6:2).

Imagine-se viajando por uma longa estrada rural. Olhando para frente, de um lado você vê uma cerca alta de arame e, do outro, um campo aberto. Conforme você se aproxima, você pode ver pessoas atrás da cerca e pessoas no campo.

Você diminui a velocidade para olhar mais de perto e descobre que a cerca é, na verdade, parte de uma enorme gaiola. As pessoas dentro estão presas sem saída. Há um homem na jaula que parece estar no comando e está zangado. Ele grita ordens para as pessoas dizendo-lhes o que fazer. Às vezes, as pessoas na jaula parecem protestar, mas acabam fazendo o que o homem zangado manda.

A jaula é um retrato da nossa situação à parte de Jesus Cristo. O nome do homem irado é ‘Sin’, e ele reina na jaula. O pecado diz às pessoas o que fazer. “O mundo inteiro é prisioneiro do pecado” (Gálatas 3:22).

Mas aqueles que estão em Cristo morreram para o pecado (Romanos 6:2). 

Pense nisso: a morte envolve uma translação de um reino para outro. Quando você morrer, Deus o moverá para fora deste velho mundo e para um novo mundo que é eterno. Você será feito com este mundo. Você não terá mais nada a ver com isso.

Paulo usa esta imagem para descrever o que Deus faz por nós em Cristo. Quando você chegou à fé em Jesus, Deus o tirou da jaula e o colocou no campo. Deus o moveu da prisão para a liberdade, de uma vida antiga na qual o pecado era seu mestre para uma nova vida na qual o pecado não está mais em posição de controlá-lo (Romanos 6:14).

Estar em Cristo coloca você em uma nova posição em relação ao pecado. O pecado ainda é seu inimigo, mas não é mais seu mestre. O homem zangado ainda gritará instruções do outro lado da estrada. E quando ele o fizer, você sentirá imediatamente que deve fazer o que ele diz. Afinal, isso é o que você sempre fez antes. Mas o fato é que o homem raivoso não é mais seu mestre. Você não tem obrigação de fazer o que ele diz. Você não está na gaiola.  

A resistência ao pecado foi inútil quando você foi mantido refém na jaula, mas no campo você está em posição de lutar e pode triunfar sobre seu inimigo.

Cada pessoa está na gaiola ou no campo. Você não pode estar nos dois lugares ao mesmo tempo, e saber onde você está é uma parte crucial para descobrir sua nova identidade em Cristo.

Libertando os reféns

Man in prison hands of behind hold Steel cage jail bars. offender criminal locked in jail.

“Cristo se tornou por nós… nossa redenção” (1 Coríntios 1:30). O caminho para a verdadeira liberdade não é através de uma técnica, mas através de uma pessoa. Cristo move você da jaula para o campo. Ele é a nossa redenção.

Paulo nos dá uma descrição maravilhosa de um homem na jaula, dominado pelo poder compulsivo dos hábitos pecaminosos. Ele diz que é “prisioneiro da lei do pecado” e descreve como é incapaz de fazer o bem que deseja, repetindo o mesmo mal que pretendia evitar (Romanos 7:19, 23). Finalmente, ele explode em exasperação: “Que homem miserável eu sou! Quem me resgatará deste corpo de morte?” (Romanos 7:24).

Observe a pergunta: Ele não está perguntando: ‘O que me salvará?’ mas ‘Quem me resgatará?’ Se você está lutando com vícios ou problemas de comportamento compulsivo, é importante fazer a pergunta certa. Se você perguntar “O que me salvará?” há todos os tipos de respostas disponíveis: autodisciplina, responsabilidade, aconselhamento, participação em um pequeno grupo, etc. Todas essas coisas podem ser úteis para mudar seu comportamento, mas nenhuma delas o tirará da jaula.

Você pode orar na gaiola, estabelecer responsabilidade na gaiola ou se juntar a um pequeno grupo na gaiola, mas no final do dia você ainda está na gaiola.

Se você quer sair da jaula, a pergunta que você precisa fazer não é “O que vai me resgatar?” mas “Quem me resgatará?” Essa é a pergunta bíblica, e Paulo dá a resposta: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Romanos 7:25). Cristo liberta os prisioneiros. Ele é a nossa redenção.

Em uma entrevista recente, um soldado americano que havia sido feito prisioneiro durante a guerra no Iraque descreveu o momento de sua libertação, quando seus colegas invadiram o prédio em que ele estava detido. “Eles chegaram exatamente como haviam sido treinados para fazer”, disse ele. “Foi bonito. Eles irromperam pela porta, e em um momento eles me tiraram. Não consigo descrever…” Ele caiu em prantos e não conseguiu continuar.

Se você puder imaginar o drama daquele grande momento, será capaz de entender o que acontece quando Jesus Cristo o redime. Ele invade a jaula e te liberta. Ele o leva de uma posição de impotência nas mãos do inimigo para uma posição em que você pode lutar com nova força.

O pecado não será seu mestre! Você pode achar útil nomear o pecado específico que o dominou no passado para que você possa ouvir e aplicar a promessa de Deus mais claramente em sua vida. Se você está em Cristo, a bebida não será seu mestre; o dinheiro não será seu mestre; o sexo não será seu mestre; drogas não serão seu mestre; o orgulho não será seu mestre; raiva não será seu mestre. A verdade de sua nova identidade é que em relação à culpa do pecado você está limpo, e em relação ao poder do pecado você está livre. Então seja quem você é!

Mas não é assim que me sinto!

Talvez você esteja pensando: “Está tudo bem em me dizer que sou livre, mas não é assim que me sinto. Na verdade, às vezes me sinto totalmente derrotado.”

Isso não é surpreendente. Quando a escravidão foi abolida na América após a guerra civil, muitos ex-escravos acharam muito difícil se ajustar à sua nova liberdade. Se você foi escravo de um pecado em particular por dez, vinte ou trinta anos, pode muito bem descobrir que continua a se sentir como se estivesse na jaula, embora Cristo o tenha redimido.

Se essa é a sua luta, aqui está o que você precisa fazer: Diga a verdade a si mesmo. A maior causa de derrota na vida cristã é que continuamos repetindo as mentiras do inimigo. Se você olhar para uma tentação poderosa em sua vida e disser: “Não posso superar isso”, você está falando como se ainda estivesse na jaula. Pare de falar de derrota! Diga a si mesmo a verdade.

O pecado não é seu mestre, então não faça o que ele diz. Em Cristo você é livre. Seja quem você é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *