3 Dicas Simples para quem quer Estudar a Bíblia

Não há nada que eu goste mais do que estudar a Bíblia. No entanto, nem sempre foi assim. Minha verdadeira paixão pelo estudo das Escrituras começou quando, como estudante universitário, fiz o compromisso de explorar a Bíblia com seriedade.

Descobri que quanto mais estudava, mais minha fome pela Escritura crescia. Aqui estão três dicas simples que me ajudaram a aproveitar ao máximo meu tempo de estudo.

Leia a Bíblia

Primeiro, começo com a leitura da Bíblia. Isso parece óbvio, mas francamente, é onde muitas pessoas falham. Muitos cristãos estão satisfeitos com um conhecimento de segunda mão da Escritura.

Eles leem livros sobre a Bíblia em vez de estudar a Bíblia por si mesmo. Os livros são bons, mas a leitura colateral nunca pode substituir a própria Bíblia.

Há muitos bons planos de leitura da Bíblia disponíveis, mas aqui está um que eu achei mais útil. Eu leio o Antigo Testamento pelo menos uma vez por ano. Quando leio, anoto nas margens quaisquer verdades que eu particularmente quero lembrar, e escrevo separadamente qualquer coisa que não compreendo imediatamente.

Muitas vezes eu acho que, enquanto eu leio, minhas perguntas são respondidas pelo próprio texto. As perguntas às quais não consigo encontrar respostas tornam-se os pontos de partida para um estudo mais aprofundado usando comentários ou outras ferramentas de referência.

Sigo um plano diferente para ler o Novo Testamento. Eu leio um livro repetidamente por um mês ou mais. Comecei a fazer isso quando estava no seminário, porque queria reter o que estava no Novo Testamento e nem sempre precisava depender de uma concordância para encontrar as coisas.

Se você quiser tentar isso, comece com um livro curto, como 1 João, e lê-lo em uma sessão todos os dias por 30 dias. No final desse tempo, você saberá o que há nesse livro.

Escreva nos índices o principal tema de cada capítulo. Ao se referir aos cartões enquanto faz a sua leitura diária, você começará a lembrar o conteúdo de cada capítulo. Na verdade, você desenvolverá uma percepção visual do livro em sua mente.

Divida mais livros em seções curtas e leia cada seção diariamente por trinta dias. Por exemplo, o evangelho de João contém 21 capítulos. Divida-o em 3 seções de 7 capítulos. No final de 90 dias, você terminará João.

Isso fará com que as histórias fiquem tão fixadas em sua mente, que ficará fácil ter o entendimento geral das Escrituras, você terá um panorama completo e não partes fragmentadas ou isoladas e sem contexto.

Interprete a Bíblia

Ao ler as Escrituras, sempre me lembro de uma pergunta simples: “O que isso significa?” Não basta ler o texto e seguir adiante sem o entendimento correto; primeiro devemos determinar o que significa.

O primeiro passo na interpretação da Bíblia é reconhecer as quatro lacunas que temos: linguagem, cultura, geografia e história.

Idioma – A Bíblia foi originalmente escrita em grego, hebraico e aramaico. Muitas vezes, entender o significado de uma palavra ou frase no idioma original pode ser a chave para interpretar corretamente uma passagem da Escritura.

Dois livros que irão ajudá-lo a fechar a lacuna da linguagem são um Dicionário Expositório de Palavras do Novo Testamento, de WE Vine e do Dicionário Expositório de Nelson do Antigo Testamento, de Merrill F. Unger e William White, Jr.

Você não precisa saber Grego ou hebraico para usar esses livros de forma eficaz.

Cultura – O contexto cultural pode ser complicado. Algumas pessoas tentam usar as diferenças culturais para explicar os comandos bíblicos mais difíceis.

Não caia nessa armadilha, mas perceba que devemos primeiro ver a Escritura no contexto da cultura em que foi escrita. Sem uma compreensão da cultura judaica do primeiro século, é difícil entender os evangelhos.

Os atos e as epístolas devem ser lidas à luz das culturas grega e romana.

Os seguintes livros irão ajudá-lo a entender os antecedentes culturais da Bíblia: A Vida e os Tempos de Jesus, o Messias, de Alfred Edersheim, Esboços da Vida Social Judaica, também por Edersheim, e As Novas Maneiras e Alfândegas dos Tempos da Bíblia, de Ralph Gower.

Geografia – Uma terceira lacuna que precisa ser fechada é o fosso geográfico. A geografia bíblica torna a Bíblia viva.

Um bom atlas bíblico é uma inestimável ferramenta de referência que pode ajudá-lo a compreender a geografia da Terra Santa. Claro, nada ajuda a ver a terra de primeira mão em uma turnê.

História – Também devemos preencher a lacuna da história. Ao contrário das escrituras da maioria das outras religiões do mundo, a Bíblia contém os registros de pessoas e eventos históricos reais.

Uma compreensão da história da Bíblia nos ajudará a colocar as pessoas e os eventos nele em sua perspectiva histórica adequada. Um bom dicionário bíblico ou enciclopédia da Bíblia é útil aqui, assim como estudos históricos básicos.

Princípios a entender: quatro princípios devem nos guiar à medida que interpretamos a Bíblia: literal, histórico, gramatical e síntese.

O Princípio Literal – A Escritura deve ser entendida em seu sentido literal, normal e natural. Enquanto a Bíblia contém figuras de fala e símbolos, elas pretendiam transmitir a verdade literal.

Em geral, no entanto, a Bíblia fala em termos literais, e devemos permitir que ela fale por si mesma.

O Princípio Histórico – Isso significa que interpretamos as Escrituras em seu contexto histórico. Devemos perguntar o significado do texto para as pessoas a quem foi escrito pela primeira vez.

Desta forma, podemos desenvolver uma compreensão contextual adequada da intenção original das Escrituras.

O Princípio Gramatical – Isso exige que entendamos a estrutura gramatical básica de cada frase no idioma original. A quem se referem os pronomes? Qual é o tempo do verbo principal? Você verá que quando você faz algumas perguntas simples, como essas, o significado do texto imediatamente se torna mais claro.

O Princípio de Síntese – Isto é o que os Reformadores chamaram de analogia scriptura.

Isso significa que a Bíblia não se contradiz. Se chegarmos a uma interpretação de uma passagem que contradisse uma verdade ensinada em outras partes das Escrituras, nossa interpretação não pode ser correta.

A Escritura deve ser comparada com a própria Escritura para descobrir o seu pleno significado.

Aplique a Bíblia

Tendo lido e interpretado a Bíblia, você deveria ter uma compreensão básica do que a Bíblia diz, e o que isso significa pelo que diz.

Mas meu estudo bíblico não pára por aí. Eu nunca estudo a Palavra de Deus apenas para obter um sermão.

Meu objetivo final é deixá-la falar comigo e me permitir crescer espiritualmente. Isso requer uma aplicação pessoal.

O estudo da Bíblia não está completo até que nos perguntemos: “O que significa para a minha vida e como posso aplicá-la praticamente?”. Devemos aproveitar o conhecimento que adquirimos da nossa leitura e interpretação e extrair os princípios práticos que se aplicam a nossas vidas pessoais.

Se houver um comando para ser obedecido, nós obedecemos. Se houver uma promessa de ser abraçada, nós reivindicamos isso. Se houver um aviso a ser seguido, nós observamos isso. Este é o último passo: nos submetemos às Escrituras e deixarmos que ela transforme nossas vidas.

Se você ignorar este passo, você nunca aproveitará seu estudo da Bíblia e a Bíblia nunca mudará sua vida.

O estudo da Bíblia não é opcional na vida cristã. É tanto a obrigação quanto o privilégio de todos os crentes. Se você não está envolvido no estudo regular e sistemático da Bíblia, você está perdendo um dos principais meios que Deus usa para nos levar à maturidade.

John MacArthur é o pastor-professor da Grace Community Church em Sun Valley, Califórnia, presidente do The Master’s College and Seminary, e professor destacado com o ministério de mídia Grace to You. Mais de quatro décadas de ministério, John escreveu dezenas de livros mais vendidos, incluindo The MacArthur Study Bible, The Gospel According to Jesus, The New Testament Commentary series, The Truth War e The Jesus You Can not Ignore.Ele e sua esposa, Patricia, têm quatro filhos casados ​​e quinze netos.