4 Princípios Importantes que você precisa aprender com o Livro de Ester

Aqui estão os quatro princípios que observei da história de Ester.

1. Deus tem um propósito para sua vida.

Eu não gosto muito de clichês, essa frase é muito comum no meio cristão, eu mesmo já ouvi dezenas de vezes, Deus tem um propósito para a sua vida, mas o fato é que geralmente quem ouve não entende muito bem o que isso significa.

Ester foi colocada em uma posição real, não por acaso, mas para um propósito. Lembra-me de um dos meus versos favoritos:

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos”. Provérbios 16:9

Onde quer que você esteja hoje, mesmo que seja consequências de suas próprias decisões, Deus ainda pode te guiar para cumprir seus propósitos.

Ester foi usada poderosamente para proteger toda uma nação, muitas vezes passamos muito tempo em nossa vida tentando descobrir onde Deus quer que estejamos ou se está desejando que estivéssemos em outro lugar, em vez de apenas permitir que Deus faça algo com a nossa vida onde estamos, enquanto esperamos mais por vir.

2. Às vezes você terá que ir contra o senso comum, contra o que os outros aconselham, e até mesmo contra o que você quer fazer para seguir o plano de Deus.

Ester teria que se aproximar do rei, embora não tivesse permissão. Isso poderia ter significado uma morte certa e súbita para ela, já que era mesmo contra a lei se aproximar do rei.

A resposta de Ester foi: “se perecer, pereci”.

Às vezes, a vontade de Deus faz todo o sentido quando você examina sua experiência. Isso não significa, no entanto, que você não será obrigado a assumir riscos para Deus.

As melhores coisas da vida muitas vezes vêm com os maiores riscos. O grau de dificuldade não é uma indicação de que Deus não está nele. Na verdade, o contrário seria mais próximo da verdade.

Talvez cumprir os propósitos de Deus possa custar seu emprego, amigos, família e em um grau extremo até mesmo sua vida, se você segue um evangelho de prosperidade, jamais reconhecerá isso como sendo de Deus.

3. O tempo para seguir o plano de Deus é agora.

Eu acho interessante o seguinte versículo:

Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ester 4:14

Consideramos principalmente a última parte do verso, mas notamos o “Quem sabe?” É uma questão.

Eles não tinham certeza. Eles sabiam que ela estava na posição de rainha. Ela teve a oportunidade de ver o rei.

Eles sabiam que Deus queria salvar as pessoas. Eles sabiam por qualquer motivo que Ester tinha sido informada do plano. Mas eles sabiam com certeza que era isso que Ester deveria fazer? Aparentemente não! Eles foram sem estar 100% certos.

Quem sabe?

Haverá momentos em sua vida como quando você reuniu todas as informações que pode, você orou, assim como você sabe, você buscou o conselho divino, tudo o que você está fazendo não é errado… Mas há algo dentro de você que ainda não tem certeza.

Você pode dormir pensando sobre isso. É algo que eu sempre faço. Ester esperou 3 dias, mas em algum momento você precisará reunir coragem para avançar.

Sem todas as respostas, você está pronto para sair e andar pela fé? Não tenha medo de permitir que Deus determine o resultado.

4. Confiar em Deus traz excelentes recompensas.

“Em cada província e em cada cidade, onde quer que chegasse o decreto do rei, havia alegria e júbilo entre os judeus, com banquetes e festas. Muitos que pertenciam a outros povos do reino tornaram-se judeus, porque o temor dos judeus tinha se apoderado deles”. Ester 8:17

Por meio de Ester, Deus salvou uma nação. Sua obediência salvou o povo de Deus da destruição! A recompensa pela obediência foi ainda melhor do que o esperado.

Ester agiu antes que o rei se preparasse para o pior caso… Ela conseguiu o melhor! Muitas pessoas se tornaram seguidores de Deus! As pessoas foram inspiradas pela fé de uma mulher e por um homem que mudou essa nação.

Provavelmente será satisfatório, a longo prazo, obedecer a Deus. Quando outros nos vêem vivendo em obediência radical – obediência que não tem sentido – eles vão querer algo do que temos.

O mundo ao seu redor está procurando respostas, tentando descobrir como fazer a vida funcionar. Podemos não ter todas as respostas, mas sabemos sobre um Deus que faz.

Quando foi a última vez que você perguntou, Deus, o que você quer fazer durante a minha vida? Você está pronto para caminhar pela fé?

Fonte: Bible Study Tools