4 versículos da Bíblia que são tirados do contexto

Um texto sem contexto é um pretexto. É um bom conselho, mas é surpreendente a frequência com que muitos cristãos o ignoram.

Existem algumas partes das Escrituras que gostamos de citar fora de contexto – e o perigo é que, ao não prestar atenção aos versos ou à história como um todo, estamos criando uma falsa ideia do que eles realmente querem dizer.

Jeremias 29:11

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Este é um versículo usado para justificar a ideia de que “Deus tem um plano maravilhoso para a sua vida” – que ele tem planos para cada um de nós e que todos seremos prósperos e teremos um futuro brilhante e promissor.

O problema é que não é isso que o verso significa. Deus está falando, não para nós que vivemos no século 21, mas para os judeus que estavam no exílio na Babilônia.

Ele está dizendo a eles que depois de 70 anos Ele os trará de volta.

Este é um belo verso, e expressa uma certa verdade espiritual – que Deus quer o melhor para nós.

Mas não devemos supor que há algo errado se nossas vidas não estiverem funcionando como achamos que deveriam.

Mateus 18:20

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

Este é um verso que é frequentemente usado em uma reunião de oração ou estudo bíblico, para elevar o espírito daqueles que estão lá.

Pode haver apenas alguns de nós, mas Cristo está aqui também, e isso é tudo o que importa.

E claro que é verdade. Mas isso não é o que o verso realmente significa.

No contexto, Jesus está falando sobre disciplina na igreja. Ele acabou de dizer aos seus discípulos como eles devem lidar com as disputas entre eles, e que ele lhes deu uma autoridade que deriva da sua própria.

Os “dois ou três” são as testemunhas em um caso disciplinar.

Então, usar este verso para encorajar uma pequena reunião é fazer mau uso. É sobre autoridade espiritual e como a autoridade da igreja é apoiada pelo próprio Cristo.

Mateus 7:1

Não julgueis, para que não sejais julgados.

Este texto é usado às vezes contra cristãos que expressam uma opinião que contraria os valores atuais da sociedade.

A verdade é que nós julgamos o tempo todo. Nós temos reações instintivas quando alguém faz algo errado. Vivemos em um universo moral e estamos continuamente navegando em nosso caminho, tentando fazer a coisa certa.

A pista está no contexto, onde Jesus diz: “Da mesma forma que você julga os outros, você será julgado.”

Em outras palavras, sim, julgue as outras pessoas – mas apenas com a mesma severidade com que você se julga.

De fato, julgar é essencial não apenas para ser um cristão, mas para ser humano. Nós fazemos escolhas morais.

Algumas coisas estão certas e algumas estão erradas, e é vital que nós as distingamos – humildemente, devagar e gentilmente, mas temos que reconhecer e escolher.

Filipenses 4:13

Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

Este é um verso que é usado para encorajar aqueles que estão fraquejando – e às vezes pode ser bom usá-lo assim.

Mas não é uma promessa generalizada de que Deus nos abençoará e nos equipará para qualquer coisa que decidamos fazer.

Seu contexto é que Paulo está refletindo sobre os sofrimentos pelos quais passou por causa da fé. Ele pensa no que foi feito a ele por causa do evangelho e das lições que aprendeu.

Paulo estava dizendo que poderia passar por qualquer tipo de sofrimento, pois estava em Cristo e isso o fortalecia.

Isso é muito diferente de usar o verso como uma espécie de trunfo para nos tirar de problemas, muitas vezes causados por nossas escolhas ruins.

Deus abençoa a fidelidade, mas geralmente ele não abençoa a loucura.

Autor: Mark Woods.
Siga Mark Woods no Twitter: @RevMarkWoods