5 Versículos que falam sobre uma Segunda Chance

A vida é repleta de surpresas, muitas vezes sofremos em consequência de nossas atitudes, ou da ação de terceiros, a Bíblia está repleta de palavras de encorajamento.

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete. Mateus 18:21,22

Pedro queria ir além do que os líderes religiosos fizeram, que só perdoavam alguém no máximo três vezes. Então, ele pensou: “Ei, eu faria melhor”, então perguntou ao mestre: “e se eu perdoar meu irmão sete vezes”.

Mas Jesus disse que é setenta vezes sete, o que significa que devemos perdoar nossos irmãos e irmãs tão frequentemente quanto precisam.

E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim. Jonas 2:1-3

Penso que após o grande peixe engolir a Jonas, ele pensou que iria morrer, mas Deus o salvou “da barriga do peixe”, o que teria sido a morte certa.

Jonas estava em rebelião, desobedecendo uma ordem direta do Senhor, mas como Deus misericordioso disciplinou o profeta para que tivesse uma nova oportunidade de cumprir os propósitos do Senhor.

Você acha que Deus dependia de Jonas? Com certeza não, podemos afirmar que esse foi ato de grande misericórdia do Pai.

Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:21-23

O profeta Jeremias sabia bem do que estava falando, a nação de Israel ao longo da história abandonou diversas vezes a fé no Deus verdadeiro para adorar ídolos de outras nações.

O Senhor chega a comparar Israel com uma prostituta, como podemos confirmar na história de Oséias.

Mas para o nosso bem, esse Deus maravilhoso é cheio de misericórdia, por isso podemos renovar nossas esperanças nEle quando estamos em situações difíceis ou quando tomamos decisões erradas e equivocadas.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

Muitas vezes confessar os nossos pecados não é o mais difícil, mas perdoar a sí próprio, então passamos a carregar uma culpa destruidora.

É mais fácil perdoar os outros do que a nós mesmos, mas a verdade é que Deus perdoa todos os nossos pecados – e isso faz toda a diferença – e então Ele continua para nos purificar de toda a nossa injustiça.

Então, se Deus nos perdoa, como não podemos perdoar a nós mesmos?

O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Pedro 3:9

É difícil encontrar um cristão que nunca tenha desejado estar com o Pai verdadeiramente, orando para que Ele retorne rápido, para deixarmos esse mundo pecaminoso e termos uma vida plena com Ele.

Mas, se Deus não fosse paciente e longânimo, nenhum de nós poderia sobreviver. Deus quer que a humanidade “alcance o arrependimento”, já imaginou quantas pessoas estariam condenadas se o Senhor não fosse longânimo. Talvez nós ou nossos familiares não teriam tempo de entender essa Graça que vem do Pai.

Conclusão

É comum não nos sentirmos digno de estarmos com o Pai, e isso ocorre porque realmente não somos, mas por causa de Cristo que morreu na cruz por nós, podemos nos achegar a Ele.

Que esses versículos possam redobrar a esperança e nos animar a buscá-lo mais e mais, e ainda que algumas decisões que tomamos não seja a correta, o Senhor está ao nosso lado para nos ensinar o caminho.