8 Formas de encontrar Deus no Silêncio e na Solidão

As disciplinas espirituais do silêncio e da solidão podem ser diferentes, mas também estão cheias de aventura, porque Deus mesmo está esperando para encontrá-lo lá.

Sempre que você se afastar do barulho e da ocupação da vida para encontrar Deus através do silêncio e da solidão, ele mudará sua alma de maneiras que vão além das palavras.

Veja como você pode usar o silêncio e a solidão para se aproximar de Deus:

Preste atenção no que está acontecendo com sua alma.

Observe os sentimentos de desespero e desejo que você experimenta em vários momentos. Em vez de tentar suprimir ou fugir desses sentimentos, deixe-os motivá-lo a perseguir um tempo com Deus.

Incorpore o silêncio e a solidão em sua vida regularmente.

Escolha um horário regular e lugar para ficar longe da vida como de costume e gastar pelo menos 10 minutos em silêncio e sozinho sempre que você puder.

Peça a Deus para ajudá-lo a expressar sua necessidade para Ele através de uma oração simples, e escolha uma posição física que permita que você fique atento, mas adorável.

Supere a resistência.

Não permita que nada o distraia de se dedicar regularmente aos tempos de busca de Deus em meio ao silêncio e totalmente sozinho. Confie cada uma das suas preocupações atuais especificamente a Deus em oração para que você possa estar livre para estar completamente presente com Ele durante esse tempo.

Se você está ansioso ou com medo quando pensa em passar um tempo sozinho com o Pai, admita-o a Deus e peça-lhe que o conforte.

Procure descansar pelo seu corpo, mente e alma

Ore pela sabedoria que você precisa reconhecer quando se tornar perigosamente cansado – exausto pelas exigências da vida, até o ponto em que você não pode ouvir a voz de Deus falando com você.

Aceite o convite de Deus para descansar em Sua presença durante esse tempo particular com o Pai.

Ao invés de aparecer cansado para suas reuniões especiais com Deus, dê ao seu corpo o resto necessário, dormindo o suficiente e se exercitando, comendo bem e tomando água regularmente.

Enquanto você passa um tempo em solidão e no silêncio, respire fundo e deixe a paz da presença de Deus preencher seu corpo. Deixe de lado as preocupações de que sua mente está tentando manter-se, abrindo-se à revelação que vem de além da sua mente – do próprio Deus, que pode falar com você sobre coisas que sua mente não consegue descobrir, mas seu espírito pode ouvir.

Peça a Deus para ajudá-lo a acalmar sua mente e ouvi-Lo com seu espírito, confiando que Ele responderá à sua oração falando com você. Se o sofrimento está pesando sobre sua alma, confie-o a Deus. Quando sua alma se sentir grata pelo amor de Deus, expresse essa gratidão ao Senhor.

Deixe que Deus preencha algum vazio que exista dentro de você

Não tente negar ou evitar o vazio que você sente por dentro às vezes. Em vez disso, reconheça que o vazio pode ser bom quando motiva você a se voltar para Deus para buscar a realização durante seus momentos de solidão e silêncio.

Então, sinta a dor do seu vazio, enquanto estica o espaço na sua alma para que você receba mais da presença de Deus.

Reconheça quem você realmente é, e deixe Deus ajudá-lo

Ao invés de se esconder de Deus, negar quem você é, ou tentar controlar o que os outros pensam de você, permita a verdade sobre quem você é surgir durante esse período com Deus – e enfrente a realidade da pessoa que você vê, as falhas e tudo mais.

Então lembre-se de que Deus o ama profundamente e incondicionalmente, e peça-lhe que o conheça exatamente onde você esteja e o ajude a crescer mais na pessoa que Ele deseja que você se torne.

Use qualquer novo conhecimento doloroso que você ganhou sobre si mesmo para se arrepender do pecado e se aproximar de Deus, com a confiança de que Ele irá ajudá-lo a cada passo do caminho.

Tenha em mente que Deus é para você, com você e em você, quando você se abre para Sua presença poderosa. Então, dê-se completamente a Deus, que o ama como você é, mas também o ama demais para deixá-lo permanecer como você é.

Receba a orientação de Deus

Quanto mais tempo você passar com Deus em solitude, mais você aprenderá a reconhecer a voz de Deus quando Ele fala com você. Ore pela orientação que você precisa para tomar decisões sábias e fique atento ao Espírito Santo, testemunhando seu espírito sobre o que é verdadeiro.

Lembre-se de que o Espírito Santo irá revelar-lhe a verdade somente o quanto você é capaz de suportar, então confie no tempo de Deus.

Deixe o amor que você experimenta na solidão e no silêncio fluir para a vida das outras pessoas

Cada vez que você volta à vida em comunidade com outras pessoas depois de passar um tempo na solidão e no silêncio, aproveite o amor que Deus lhe deu para amar os outros nos modos que Ele quer que você expresse amor – de palavras amáveis ​​e encorajadoras, atendendo-lhes quando precisam de ajuda com alguma coisa.

Tome o que Deus lhe deu durante suas reuniões com Ele em solidão e silêncio e use-o para abençoar os outros quando estiver com eles.

Fonte: BibleStudyTools