As 3 melhores lições que os jovens me ensinaram sobre fé

Eu me lembro da minha primeira reunião do conselho. Sentar-se ao redor da mesa com outros 17 homens e mulheres piedosos era uma experiência intimidadora.

Eu tinha 24 anos. Quando um dos membros mais influentes do conselho se dirigiu diretamente a mim, eu sabia que estava pronto para isso.

Estávamos discordando de uma decisão que teve ramificações enormes nos próximos anos. Eu tinha expressado minha opinião. Os membros do conselho expressaram a deles.

Esse membro do conselho se virou para mim e disse: “Sabe, Kevin, em momentos como este, quando discordamos sobre decisões importantes, precisamos olhar para o que as Escrituras nos dizem …”

A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos. Provérbios 20:29

Seu ponto era claro: os velhos possuem sabedoria. Jovens não. Eu não era velho, portanto não possuía sabedoria.

Mordi minha língua para não dizer qualquer coisa que eu mais tarde me arrependeria, eu apenas balancei a cabeça em resposta e disse: “Obrigado”.

Esse verso é verdadeiro. Velhos homens viram a vida se desdobrar. As cicatrizes e rugas em seu corpo representam diferentes estações ou experiências, onde eles viram a fidelidade de Deus de muitas maneiras diferentes.

Os jovens, por outro lado, não têm. Sua fé e sabedoria são cruas. Eles não são refinados e, muitas vezes, não foram testados. No entanto, os jovens se sentem fortes e invencíveis. Essa força os leva a fazer coisas que fazem os velhos ofegar.

Nos últimos 20 anos tenho trabalhado com – ou muito perto – estudantes universitários de todo o país. Foi uma temporada rica para mim, cheia de ótimas lembranças.

Quando penso nos anos que passei com esses estudantes universitários, percebi que fui moldado por eles de maneira profunda.

Se eu as resumir em grandes categorias, aqui estão as três principais lições que eles me ensinaram sobre fé:

1. Nossa fé nos liberta de sermos indignos na adoração.

Quinze anos atrás, um estudante universitário me perguntou se eu me importava que ele levantasse as mãos durante o tempo de adoração. Humildemente, ele perguntava porque não queria ser uma distração para os que o cercavam.

Isso era estranho para mim. Eu cresci em uma igreja batista conservadora. A única vez que me lembro de uma senhora levantando as mãos para adorar perto de mim, minha irmã e eu a imitamos e rimos o resto do culto na igreja.

Os jovens não separam suas emoções de sua fé. Como em um bom jogo de futebol universitário, eles querem proclamar em voz alta que Deus é bom, que Ele é poderoso e que Ele é digno de nossa adoração.

Em 2 Samuel 6, o Rei Davi está tão animado que a arca do Senhor está finalmente em Jerusalém que ele correu e dançou nas ruas.

Sua esposa ficou furiosa, mas Davi disse a ela: “e me rebaixarei ainda mais, e me humilharei aos meus próprios olhos…” ( 2 Samuel 6:22 ). Ele não estava preocupado com as percepções das pessoas. Ele foi tomado pela alegria e expressou-se livremente.

2. Nossa fé nos cega para a intimidação.

Se você já esteve em uma viagem missionária, sabe como é falar livremente sobre sua fé. Há algo em compartilhar com pessoas estrangeiras que permite que você perca todas as suas inibições.

Os estudantes universitários criaram para mim a disposição de dar um passo à frente na parte mais fina do ramo, compartilhando sua fé.

Eu fui acordado no meio da noite porque alguém queria ajudar a compartilhar o Evangelho com outra pessoa.

À medida que envelhecemos, nossas coisas tornam a vivência de nossa fé muito mais arriscada. Afinal, temos cônjuges, filhos, financiamentos, mensalidades de escolas, etc.

Não nos deixamos seguir a direção do Espírito em muitas ocasiões.

Mais uma vez, Davi é um ótimo exemplo aqui. Lembra quando ele ouviu Golias a distância, querendo uma briga com os israelitas.

Davi era um menino entregando queijo para seus irmãos em batalha quando ouviu Golias gritando. Então Davi disse: “Pois quem é esse incircunciso filisteu, para desafiar os exércitos do Deus vivo?”

Se nossa fé está centrada no Senhor Jesus, podemos confiar em Deus com os resultados.

3. Nossa fé se expressa através da justiça.

Esta é provavelmente a melhor lição que aprendi com os jovens.

Nossa fé não nos leva apenas a criticar o sermão de domingo. Não se trata de vestir meus filhos direito e fazê-los ficar parado durante um culto de domingo. Nossa fé é para ser vivida nesta terra.

Muitos jovens estão amando os pobres, reformando casas, trabalhando em orfanatos, ensinando no centro da cidade, resgatando mulheres do tráfico sexual, e a lista continua.

Sua fé está ativa. Está resultando em boas obras.

Eu penso em Amós 5:24 : “Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso.

Jovens me lembraram que devemos brilhar como estrelas, ser uma cidade em uma colina e ser as próprias folhas de cura nesta terra.

Tudo o que dizer é que há muito a aprender com os crentes mais velhos e mais sábios. Mas não vamos descontar os jovens também. Todos os dias eles nos ensinam algo sobre a Vida centrada em Cristo.

Autor: Kevin East é o Presidente dos Boys & Girls Clubs do East Texas.
Fonte: CrossWalk