A Bíblia fala sobre homossexualidade apenas no Velho Testamento?

O fato é que algumas igrejas e milhares de cristãos simplesmente não sabem o que fazer quando falamos sobre a sexualidade humana em geral.

Esse é um tema importante e se faz necessário estudarmos a luz da Palavra para orientarmos e estarmos preparados para com sabedoria nos posicionarmos sobre o assunto.

Um dos argumentos que encontramos para defender o homossexualismo, é de que a Bíblia condena a prática apenas no Velho Testamento.

Vamos abordar algumas passagens:

Romanos 1:18-32

Romanos 1 tem muito a dizer sobre a natureza e o caráter do comportamento homossexual.

O objetivo de Paulo nestes primeiros capítulos é demonstrar que o mundo inteiro é injusto aos olhos de Deus e, portanto, precisa de salvação.

Em Romanos 1:18-32, ele se aproxima do mundo dos gentios, descrevendo a maneira como se afastou de Deus e abraçou a idolatria. Os detalhes particulares na passagem podem indicar que Paulo está usando a cultura greco-romana em torno de seus leitores como um exemplo.

A sociedade dos gentios enfrenta a ira de Deus porque suprimiu a verdade de que Deus revelou sobre si mesmo na criação (versículos 18-20). Nos versículos que se seguem, Paulo ilustra como isso aconteceu, dando três exemplos de como o que se sabe sobre Deus foi trocado por outra coisa:

– eles trocam a glória de Deus por imagens de criaturas (versículo 23);
– a verdade de Deus por uma mentira, levando a uma idolatria plena, adorando coisas criadas (versículo 25);
– rejeitam o conhecimento de Deus (versículo 28), trocando relações “naturais” por “não naturais”:

Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:26,27

Duas verdades importantes e sóbrias são evidentes a partir desses versículos:

1. O desejo homossexual não é o que Deus originalmente pretendia.

Isso não quer dizer que o desejo homossexual é a única coisa que Deus não pretendia originalmente. Todos os nossos desejos foram distorcidos pelo pecado. Mas Paulo descreve o comportamento homossexual das lésbicas e do sexo masculino como “não natural”.

Alguns argumentaram que isso se refere ao que é natural para as próprias pessoas, de modo que o que está em vista é as pessoas heterossexuais envolvidas em atividades homossexuais e, assim, contra suas “naturais” orientação.

De acordo com este ponto de vista, Paulo não está condenando todos os comportamentos homossexuais, mas apenas o que afeta as próprias inclinações sexuais da pessoa. Mas essa visão não pode ser suportada pela própria passagem.

As palavras para “natural” e “contra a natureza” não se referem à nossa experiência subjetiva do que nos parece natural, mas ao modo fixo das coisas na criação. A natureza que Paulo diz é que o comportamento homossexual contradiz o propósito de Deus para nós, revelado na criação e reiterado em toda a Escritura.

A referência de Paulo ao lesbianismo, bem como a conduta homossexual masculina, também apóia a idéia de que ele está condenando todas as atividades homossexuais e não apenas os relacionamentos homem-menino que ocorreram na cultura romana.

A força do idioma de Paulo aqui não deve nos fazer pensar que a conduta homossexual é a pior ou única forma de comportamento pecaminoso. Paulo pode estar destacando porque é um exemplo particularmente vívido e pode ter sido especialmente pertinente para seus leitores em Roma, dado seu contexto cultural.

2. Nossos desejos distorcidos são um sinal de que nos afastamos de Deus.

É importante reconhecer que Paulo está falando aqui em termos sociais e não individuais. Ele está descrevendo o que acontece com a cultura como um todo, em vez de pessoas específicas.

A presença do desejo do mesmo sexo em alguns de nós não é uma indicação de que nos afastamos de Deus mais do que outros, mas um sinal de que a humanidade como um todo o fez.

A presença de todos esses atos pecaminosos é um lembrete de que vivemos em um mundo que deliberadamente se afastou de Deus de várias maneiras e, portanto, está experimentando de certa forma antecipada da ira de Deus e cortejando seu derramamento final no dia do julgamento.

Mais uma vez, a atividade homossexual certamente não é o único ato pecador. Todos somos culpados. Mas enumerou entre eles como uma das maneiras pelas quais a natureza humana como um todo foi alterada do que Deus pretendia originalmente.

1 Coríntios 6:9-10

Paulo escreve:

Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. 1 Coríntios 6:9,10

Nestes versículos, Paulo está descrevendo diferentes tipos de pessoas que (se não se arrependerem) serão excluídas do reino de Deus.

Quatro tipos referem-se ao pecado sexual, e dois deles especificamente ao comportamento homossexual. Algumas traduções utilizam “homens que praticam a homossexualidade”, enquanto a NIV os traduz como “prostitutas masculinas e infratores homossexuais”.

O primeiro dos dois termos relativos à homossexualidade é a palavra grega malakoi, que traduzida literalmente significa “soft ones” ou algo como “efeminado”. Em 1 Corintios 6 malakoi vem em uma lista descrevendo as formas gerais de pecado sexual, e o contexto sugere que Paulo provavelmente se refere a maneira ampla para se referir aos parceiros passivos em relações sexuais homossexuais, como estamos prestes a ver.

O segundo termo que Paulo usa é arsenokoitai. Este é um composto de “masculino” (arsen) e “intercourse” (koites, literalmente “cama”).

Estas são as duas palavras usadas na tradução grega de Levítico 18:22 e 20:13, sugerindo que Paulo está vinculando essas duas passagens. Paulo já fez uma ligação com Levítico em 1 Coríntios 5, onde ele condena a aceitação da igreja de um homem que vive com a esposa de seu pai usando linguagem que se faz eco de Levítico 18:7-8.

Para Paulo, os pecados sexuais que Levitico proíbe permanecem proibidos para os cristãos do Novo Testamento.

Então, o que isso significa para a nossa compreensão da homossexualidade?

O pecado homossexual é sério

Paulo diz que o homossexual que pratica o ato e não se arrepende, assim como todos os outros pecadores deliberados, não entrará no reino de Deus.

Paulo exorta seus leitores a não se enganarem nesse ponto. Ele assume que haverá aqueles que negam esse ensinamento e argumentam que algumas formas de conduta homossexual são aceitáveis ​​para Deus.

Mas Paulo é claro: a conduta homossexual leva as pessoas à destruição. Este é um problema sério.

O pecado homossexual não é único

A lista de Paulo inclui outras formas de pecado sexual (imoralidade sexual e adultério) e inclui formas não sexuais de pecado (embriaguez e roubo, por exemplo).

Não devemos implicar que o sexo homossexual é um pecado acima dos outros. Se devemos ser fiéis às Escrituras, também devemos pregar contra o roubo, a ganância, a embriaguez, a injúria e o fraude dos outros, muitos dos quais também são banalizados em nossa sociedade, e todos os quais também caracterizam os injustos.

O pecado homossexual não é invencível

Paulo continua:

E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus. 1 Coríntios 6:11

Essas formas de comportamento não são apropriadas para a igreja coríntia, precisamente porque não é quem elas são mais. Alguns deles claramente tinham sido homossexuais. Eles já viveram dessa maneira. Mas não mais. Eles foram lavados, santificados e justificados; perdoados, purificados de seus pecados e separados para Deus.

Eles têm uma nova posição e identidade antes dele.

Por mais arraigado que seja no comportamento de alguém, a conduta homossexual não é inescapável. É possível que alguém que viva um estilo de vida gay seja tornado novo por Deus.

1 Timóteo 1:8-10

Aqui, Paulo escreve:

Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina, 1 Timóteo 1:9,10

Ele usa novamente o termo arsenokoitai (traduzido aqui por “sodomitas” como um termo abrangente para todas as formas de conduta homossexual.

Essas formas de comportamento caracterizam aqueles que não são “justos” e para quem a lei foi dada, para trazer a convicção do pecado e a necessidade de misericórdia.

Todas essas práticas contradizem a “doutrina sadia” e o evangelho. Eles não estão de acordo com a vida que os cristãos estão agora a liderar.

Conclusão

As tentativas de ler esses textos como algo diferente de proibições de comportamento homossexual não funcionam em última instância.

A leitura simples de cada passagem é a certa. É prática homossexual em geral, em vez de apenas certas expressões, que são proibidas nas Escrituras.

Tentar demonstrar o contrário é violar as próprias passagens. No entanto, esses mesmos textos listam a homossexualidade junto com muitas outras formas de comportamento que também estão contra a vontade de Deus.

As próprias passagens que nos mostram que a atividade homossexual é um pecado, deixa bem claro que não é um pecado único. É mais um exemplo do que está errado com todos nós.

Fonte: Livingout.org