Cristão pode comer carne? Existe algum problema em ser vegetariano?

É aceitável para os cristãos comer carne nos dias de hoje?

Deus em primeiro lugar ordenou as pessoas a comer apenas plantas.

E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. Gênesis 1:29

No entanto, depois do dilúvio, Deus permitiu o consumo de carne:

Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde. A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis. Gênesis 9:3-4

Mais tarde , as leis foram instituídas e apenas alguns tipos de carne podiam ser consumidos. Isso se basicamente para preservar a saúde, mas também como obediência a Deus. Depois que Jesus Cristo veio , Deus declarou todas as carnes limpas e próprias para consumo:

Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. 1 Coríntios 10:25

As práticas atuais dos matadouros cumprem ou deveriam cumprir os ditames para remover o sangue, por isso praticamente toda a carne hoje é aceitável para comer de acordo com Deus.

Deus foi quem instituiu o sistema de sacrifício para o perdão dos pecados . O sangue do cordeiro pascal foi símbolo escolhido para purificar o pecado. O Novo Testamento chama Jesus Cristo, de Cordeiro de Deus, um símbolo claro do sistema sacrificial estabelecido por Deus.

A premissa principal do cristianismo é que estamos livres das leis cerimoniais do Antigo Testamento, uma vez que Cristo é o cumprimento dos símbolos que representavam. Paulo aborda a questão diretamente no livro de Romanos:

Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus. Romanos 14:5-6

Por isso , o cristão está livre para comer ou não comer carne de acordo com sua própria consciência. No entanto, todos devem fazer dando graças a Deus. Que significa não murmurar e nem amaldiçoar o alimento que se tem.

Algumas pessoas podem desejar se tornar vegetariana. Deus não chama todas as pessoas para serem iguais. Paulo nos adverte a não violar a nossa consciência quando comemos:

Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça. Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado. – Romanos 14:20-23

É melhor ser vegetariano? Não existe uma resposta plausível para isso, aparentemente os vegetarianos possuem uma dieta mais saudável. Eles podem esperar viver mais tempo, uma vez que eles tendem a ter uma incidência significativamente menor de doença cardíaca. Além de benefícios para a saúde , há benefícios para o meio ambiente e também para os animais, porém, quem torna-se vegetariano erra ao condenar quem come carne, e quem come carne, erra ao condenar quem se torna vegetariano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *