Deus ainda usa sonhos e visões para se comunicar com Seu povo?

O que os sonhos e as visões significam hoje?

Interpretando sonhos

Deus dá às pessoas certas habilidades para interpretar sonhos?

José, o filho de Jacó era um sonhador, mas esses não eram como a maioria dos sonhos, que muitas vezes são tão obscuros, aleatórios e, ao acaso, que não podemos colocar algo de real neles, no entanto, José teve um sonho enviado de Deus e contou aos seus irmãos sobre isso, e disse:

Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Gênesis 37:7

O resultado disso foi:

Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? Por isso ainda mais o odiavam por seus sonhos e por suas palavras. Gênesis 37:8

Esses sonhos se tornariam realidade (Gen 50), mas a maioria das pessoas pensa em José como intérprete de sonhos, mas era esse o caso?

Quando José foi injustamente jogado na prisão junto com o copeiro e o padeiro (Gênesis 40: 1-3), ambos tiveram sonhos, então, quando José viu que eles estavam perturbados (Gn 40:7), eles disseram a ele:

E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos. Gênesis 40:8

Claramente, José não podia interpretá-los sem Deus porque “as interpretações pertencem a Deus”. Quando me perguntam o que o sonho de uma pessoa significa, eu lhes digo: “Não consigo interpretar sonhos … ninguém pode. Somente Deus pode”.

Visões

Quando o apóstolo João teve uma visão, que está registrada no Livro do Apocalipse, diz:

Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia. Apocalipse 1:10,11

Muitos dos profetas de Deus tinham visões como Samuel (1 Sam 3), Isaías (Isaías 1), Ezequiel (Ez 11), Daniel (Dan 1) e vários outros, mas a diferença entre as visões que os profetas tinham e as de Hoje é que as visões do profeta foram registradas nas Escrituras, de modo que claramente eram visões enviadas por Deus.

É por isso que eles estão em Sua Palavra. Quanto aos relatos de pessoas de hoje que têm visões, é impossível verificar sua autenticidade porque nosso padrão é a Bíblia.

Joel menciona jovens que têm sonhos e visões e Deus derramando o Seu Espírito, e isso aconteceu no Dia de Pentecostes (Atos 2), e havia pelo menos três ocasiões na igreja do primeiro século, onde Deus enviou uma visão como uma forma de comunicar-se com o Seu povo, mas quando se ouve sobre pessoas que tiveram “visões”, precisamos ser muito cautelosos.

Nenhuma visão pode ser de Deus e ser contrária à Sua Palavra, além disso, as Escrituras indicam um caminho fechado (Hb 1:1-2; Judas 1:3).

Há advertências sobre aqueles que supuseram visões de Deus e as conseqüências são muito graves, mesmo nos dias de Jeremias, Deus diz:

E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam. Jeremias 14:14

Certamente, ainda está acontecendo e eles não estão falando em nome de Deus porque Ele “não os enviou”.

Discernimento

Quando estamos expostos a falsos ensinamentos, como podemos reconhecer uma falsificação?

Faça o que o FBI faz. Estudam a fundo as notas verdadeiras de cem dólares de forma que, num instante, podem detectar uma falsificação.

Se eles não conhecessem profundamente o verdadeiro, eles nunca conheceriam uma falsificação, então quanto mais você estiver exposto à Palavra de Deus, mais você sentirá algo errado ao ler ou ouvir ensinar ou pregar.

O apóstolo Paulo nos dá conselhos sobre como poder discernir a verdade do erro e escreveu:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

O mundo tentará transformá-lo como argila, mas se você for transformado pela renovação de sua mente, que é uma obra do Espírito de Deus, você pode testar se alguma coisa é a vontade de Deus ou não, e você pode saber o que é aceitável e não aceitável.

A Palavra de Deus e o Espírito de Deus protegem contra o erro aumentando o seu discernimento sobre o ensino perfeito e o ensino feito pelo homem.

O mesmo é verdade para as pessoas que afirmam ter tido sonhos ou visões de Deus. Eu sei que Deus pode fazer o que Deus quer fazer porque Ele é Deus, mas parece que já temos tudo o que precisamos saber na Bíblia.

Se não estamos satisfeitos com Gênesis 1:1 a Apocalipse 22:21, então algo está errado. Nestas páginas é o próprio poder de Deus (Rm 1:16, 1 Coríntios 1:18). Não há motivo para remover ou adicionar o que já foi escrito.

Toda a Escritura é inspirada por Deus, já as visões e sonhos é impossível dizer na maioria dos casos.

Conclusão

É comum ouvirmos de alguém dizer que: “Deus falou comigo, irmão, e ele me disse que você deveria / poderia / … etc…” para o qual eu digo: “Por que Deus não falaria diretamente? Na verdade, ele já tem em Sua Palavra escrita.

Imagine que você tenha um amigo para quem queria enviar uma mensagem, mas em vez de enviar, pede para outra pessoa fazer por você. Por que você não pegou o telefone e ligou você mesmo?

Não vejo a igreja do primeiro século com tais experiências. Quanto a mim, eu me apegaria ao que eu conheço em vez de tentar especular o que isso ou aquele sonho ou visão significavam.

Deus claramente pode e se comunica por sonhos e visões mas é preciso ter discernimento e cuidado para interpretá-los corretamente.

Fonte: What Christians Want to Know