Se Deus existe, por que existe tanto sofrimento?

Muitas pessoas se perguntam por que há sofrimento no mundo se Deus é todo poderoso e amoroso. Por que ele simplesmente não elimina o mau da terra? Essa pergunta tem sido utilizada frequentemente por ateus para colocar em check a fé cristã.

Então de forma simples e rápida a resposta seria apenas, ter sofrimento não significa que Deus não existe, na pior das hipóteses poderia existir um Deus tirano e complacente com o mau, invalidando o questionamento do ateu de forma instantânea.

Mas iremos mais a fundo em algumas teorias.

O sofrimento pode se dividir em três categorias simples : o sofrimento emocional, mental e físico. Mas, há uma variedade de causas para o sofrimento : pessoas moralmente corruptas, doenças, terremotos, inundações, fome , etc

Existem diferentes explicações do porque Deus permite o sofrimento, mas nenhuma delas irá satisfazer todas as pessoas. Por isso, vamos simplesmente listar várias supostas razões para explicar o sofrimento e o mau do mundo.

Livre arbítrio

Deus nos deu a liberdade de escolha. Tendo esta liberdade significa que nós podemos nos rebelar contra Deus e fazer escolhas que são contrárias aos seus desejos.

Uma vez que podemos dizer que o mal é algo contrário à vontade perfeita e santa de Deus, então quem escolhe qualquer coisa contrária a perfeição de Deus está cometendo o mal. Mas esse é o risco de poder ter liberdade de escolha. O mau e o sofrimento são o resultado de fazer más escolhas.

Mas como isso explicaria as catástrofes naturais e doenças que trazem sofrimento? Biblicamente, Adão representava não somente os seus descendentes, mas também toda a ordem natural do planeta.

Tudo o que fora criado estava sob os cuidados dele tendo total domínio sobre a terra. Portanto, quando ele caiu , o pecado entrou no mundo (Rm 5:12) e com ele os efeitos do pecado se espalhou para a terra , bem como para a humanidade.

Por que Deus não pode elimina o mau e o sofrimento?

Deus usa o mau para disciplinar as pessoas ( Prov. 3:11 ) e ensiná-las (Prov. 15:32) . Nós não podemos conhecer todas as razões que Deus tem para permitir o mal e o sofrimento no mundo.

O fato profundo é que se Deus eliminasse o mau, é provável que Ele teria que eliminar todas as pessoas do planeta, isso porque a Bíblia nos diz que todos somos pecadores, e não só por ter herdado de Adão, mas também porque em algum ponto de nossa vida cometeremos algo que não procede da santidade, amor e perfeição vindas de Deus.

Pode ser uma mentira, uma fofoca, uma glutonaria, ou até agir com indiferença diante do nosso próximo, dessa forma eliminar o mau, seria eliminar todas as pessoas.

Para um propósito

Sem dúvida, Deus tem um plano . Ainda que Deus não deseje que o mau ocorra, Ele pode utilizar de uma situação de sofrimento, e transformar para uma situação benéfica para a vida da pessoa.

Embora isso possa parecer impossível, existem inúmeros relatos de pessoas que transformaram suas vidas em virtude do sofrimento ou de algo ruim. O ditado popular “Há males que vem para bem” é prova de que isso pode ocorrer.

O exemplo melhor e mais simples disso é o sofrimento de Cristo nas mãos de homens maus . É pelo sofrimento e morte de Cristo na cruz que somos capazes de ser resgatado.

Era o plano de Deus desde toda a eternidade que Cristo morreu pelos nossos pecados, mas Cristo foi crucificado por pessoas más (Atos 4:27-28 ).

Isto significa que Deus havia incorporado em Seu plano divino a realidade do mal e do sofrimento , a fim de realizar a Sua vontade.

Claro que isso não quer dizer que Deus é o autor do mal, mas Deus está acima de tudo e pode usá-lo para realizar um bem maior.

Por disciplina e instrução

A Bíblia nos diz que Deus disciplina aqueles a quem ama (Hb 12:6) e que nenhum verdadeiro filho de Deus é , sem disciplina e instrução.

É óbvio que os resultados de nossa rebelião contra Deus traz sofrimento e também é verdade que podemos aprender através do nosso sofrimento que tal rebelião é ruim. Em seguida, poderíamos glorificar a Deus durante e após o nosso sofrimento , proclamando a verdade de Sua Palavra que nos impele a seguir a Deus e Seus caminhos. Às vezes aprendemos nossas maiores lições depois de ter sofrido as conseqüências de nossas ações – e isso é bom .

É o resultado do pecado

Biblicamente falando , a dor e o sofrimento são os resultados do pecado no mundo. Adão , que representou toda a humanidade , bem como a criação, se rebelou contra Deus e trouxe sofrimento ao mundo (Rm 5:12) . O pecado é mais do que simples rebelião e quebra da lei de Deus . É permeando toda a criação trazendo desequilíbrio , fome, terremotos , doenças , etc.

Para servir como um alerta

O mal e o sofrimento no mundo podem servir como uma advertência contra quebrar a lei de Deus e , em seguida, as pessoas podem ver a necessidade de seguir a verdade de Deus.

As conseqüências da desobediência a palavra de Deus se manifestam em sofrimento. Portanto, o sofrimento no mundo facilmente serve como uma demonstração da necessidade de seguir as palavras de Deus.

Para servir como um meio de trazer o Filho

A morte do Filho é o meio pelo qual Deus redimiu aqueles que recebem Jesus. Esta morte não pode ocorrer se Jesus não fosse um homem. Para ser um homem ele tinha de nascer como um homem nasce. Mas desde que Jesus não tinha pecado , a morte não tem poder sobre ele.

Portanto, ao morrer ele foi capaz de nos redimir , sua morte ocorreu nas mãos de pessoas más . Mas , sem o pecado , o sofrimento e o mal do mundo, Jesus não poderia ter sido enviado para a cruz.

Assim , pode-se dizer que o sofrimento no mundo foi necessário , a fim de trazer a cruz que por sua vez demonstra o grande amor de Deus. Jesus disse que o maior ato de amor é doar a própria vida por outro (João 15:13).

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *