Eles não tem desculpa do seu pecado

Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado. João 15:22

Jesus está ensinando os discípulos e explicando a dificuldade do mundo em aceitar a sua mensagem e como consequência a perseguição que eles enfrentariam por pregar o evangelho.

Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. João 15:18,19

Em vários países encontramos essa perseguição de forma aberta, cristãos são executados, sofrem tortura e são discriminados no meio da sociedade, em outros lugares existe a possibilidade de falar sobre o evangelho livremente e muitas pessoas mesmo ouvindo endurecem o coração.

O metre continua ensinando mostrando aos seus seguidores que aquilo que ele passou, também será estendido a quem o segue:

Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. João 15:20

Aqueles que são portadores das boas novas precisam estar preparados para enfrentar tanto perseguição, como uma conversão genuína por parte dos ouvintes, e independente da situação não podemos desanimar em meio as dificuldades de se pregar o evangelho.

Não tem desculpa do seu Pecado

Muitas vezes não entendemos como pode alguém rejeitar a mensagem da salvação, e esse é o pecado que Jesus está se referindo, não apenas endurecem o coração para as boas novas, mas algumas pessoas passam a nutrir um ódio, raiva, em relação ao evangelho.

Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai. Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa. João 15:23-25

Jesus está dizendo que se Ele não tivesse vindo e feito tudo o que fez, as pessoas até teriam uma desculpa plausível para não crer em sua mensagem, mas devido a tudo o que Ele fez tal rejeição é indesculpável.

Jesus é o Caminho

Embora o versículo tenha um contexto e mensagem específica, podemos ampliar para as desculpas das pessoas em se manter no pecado ou então pecar deliberadamente, sempre existe uma razão que justifique tal ato, mas se atentarmos para a Palavra chegaremos a conclusão que o verdadeiro motivo é estar distante do Senhor.

Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; Romanos 1:20

Quando você estiver sendo assolado por dificuldades e “achar” que o pecado é justificável, lembre-se do Criador e de suas Palavras, recorde que Jesus é o Caminho para livrar todo o fardo e peso daquele que está cansado e sobrecarregado, descanse no Mestre.