Estudo de 2 Reis 23:2 – Comentado e Explicado

e subiu ao templo do Senhor com todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém, os sacerdotes, profetas e todo o povo, pequenos e grandes. Leu então, diante deles, o texto completo do livro da Aliança que fora descoberto no templo do Senhor.
2 Reis 23:2

Comentário de Albert Barnes

Os profetas – A sugestão de considerar esta palavra um erro da caneta para “levitas”, que ocorre em Crônicas (referência marginal), é desnecessária. Pois, embora Sofonias, Urias e Jeremias sejam tudo o que podemos nomear como pertencendo à ordem na época, não há razão para duvidar que a Judéia contivesse outras pessoas que não podemos nomear. “Escolas dos profetas” eram tão comuns em Judá quanto em Israel.

Ele leu – A passagem atual é uma forte evidência de que os reis judeus podiam ler. A leitura solene da lei – uma prática ordenada na própria lei uma vez em sete anos Deuteronômio 31: 10-13 – havia sido interrompida, pelo menos nos últimos 75 anos, a partir da data da adesão de Manassés.

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 23: 2 . Os sacerdotes e os profetas Os sacerdotes e os levitas. Houbigant. 2 Crônicas 34:30 .

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 23: 2 . O rei subiu à casa do Senhor – pois, como essa grande reunião era chamada para fins religiosos, era para ser conduzida de maneira religiosa; e o que quer que fosse feito era para ser feito na presença de Deus. E todos os homens de Judá – Um grande número deles; pois não se pode supor que a corte da casa do Senhor possa conter todos os habitantes da terra de uma só vez. E os profetas – Jeremias, Sofonias, Urias, Hulda, ou os filhos dos profetas. O povo, pequeno e grande – Alto e baixo, rico e pobre, jovem e velho: para pessoas de todas as classes, condições e idades, estavam presentes. E ele leu em seus ouvidos, etc. – O próprio Josias, pois ele não pensava ser um leitor abaixo dele, assim como Salomão pensava ser um pregador, e Davi até um guardião de portas, na casa de Deus. Todas as pessoas estão preocupadas em conhecer as Escrituras, e todas com autoridade para espalhar o conhecimento delas.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

profetas. Alguns códices dizem “levitas” , como em 2 Crônicas 34:30 .

ler. Ou ele próprio; ou, pelo idioma hebraico, “causado pela leitura” .

em seus ouvidos. Compare Neemias 8: 1-4 , etc. O rei não guardou para si. A palavra de Deus é para todos.

Comentário de Adam Clarke

house of the Lord – Here is another very singular circumstance. O rei entrou na casa do Senhor – Aqui está outra circunstância muito singular. O sumo sacerdote, escribas, sacerdote e profetas estão reunidos, com todos os anciãos do povo, e o próprio rei lê o livro da aliança que havia sido encontrado recentemente! É estranho que o sumo sacerdote Jeremias, Sofonias ou algum outro profeta, que certamente estava presente, não tenha lido o livro sagrado! É provável que o rei se considerasse um mediador entre Deus e eles e, portanto, lesse e fizesse o convênio.

Comentário de John Wesley

E o rei subiu à casa do SENHOR, e todos os homens de Judá e todos os habitantes de Jerusalém com ele, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, tanto pequenos como grandes; e ele leu nos ouvidos todas as palavras do livro da aliança que se achou na casa do SENHOR.

Profetas – Jeremias, Sofonias, Urias, ou os filhos dos profetas. Parece que ele mesmo leu. Josias não pensava que ele era um leitor, assim como Salomão era um pregador, e Davi como um guardião de portas na casa de Deus. Todas as pessoas estão preocupadas em conhecer as escrituras, e todas com autoridade, para espalhar o conhecimento delas.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:11 – Depois feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, dos mais jovens aos mais velhos, de maneira que não conseguiam encontrar a porta.

Deuteronômio 31:10 – E Moisés lhes ordenou: “Ao final de cada sete anos, no ano do cancelamento das dívidas, durante a festa das Cabanas,

Deuteronômio 31:26 – “Coloquem este Livro da Lei ao lado da arca da aliança do Senhor, do seu Deus, onde ficará como testemunha contra vocês.

1 Samuel 5:9 – Mas, quando a arca chegou, a mão do Senhor castigou aquela cidade, e trouxe-lhe grande pânico. Ele afligiu o povo da cidade, jovens e velhos, com uma epidemia de tumores.

1 Samuel 30:2 – Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho.

1 Reis 8:9 – Na arca havia só as duas tábuas de pedra que Moisés tinha colocado quando estava em Horebe, onde o Senhor fez uma aliança com os israelitas depois que saíram do Egito.

2 Reis 22:8 – Então o sumo sacerdote Hilquias disse ao secretário Safã: “Encontrei o livro da Lei no templo do Senhor”. Ele o entregou a Safã, que o leu.

2 Crônicas 15:13 – Todo aquele que não buscasse o Senhor, o Deus de Israel, deveria ser morto, gente simples ou importante, homem ou mulher.

2 Crônicas 17:9 – Eles percorreram todas as cidades do reino de Judá, levando consigo o Livro da Lei do Senhor e ensinando o povo.

Neemias 8:1 – todo o povo juntou-se como se fosse um só homem na praça, em frente da porta das Águas. Pediram ao escriba Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés, que o Senhor dera a Israel.

Neemias 9:3 – Ficaram onde estavam e leram o Livro da Lei do Senhor, do seu Deus, durante três horas, e passaram outras três horas confessando e adorando o Senhor, o seu Deus.

Neemias 13:1 – Naquele dia o livro de Moisés foi lido em voz alta diante do povo, e ali achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus,

Ester 1:5 – Terminados esses dias, no jardim interno do palácio, o rei deu um banquete de sete dias para todo o povo que estava na cidadela de Susã, do mais rico ao mais pobre.

Jó 3:19 – Os simples e os poderosos ali estão, e o escravo está livre de seu senhor.

Salmos 115:13 – abençoará os que temem o Senhor, do menor ao maior.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Apocalipse 20:12 – Vi também os mortos, grandes e pequenos, de pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *