Estudo de 2 Reis 25:9 – Comentado e Explicado

Incendiou o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas da cidade.
2 Reis 25:9

Comentário de Albert Barnes

Ele queimou a casa do Senhor – Compare as profecias de Jeremias Jeremias 21:10 ; Jeremias 34: 2 ; Jeremias 38:18 , Jeremias 38:23 . Pensa-se que o Salmo 79: 1-13 tenha sido escrito logo após essa destruição do templo.

Comentário de Thomas Coke

2 Reis 25: 9 . Ele queimou a casa do Senhor Josephus nos diz que o templo foi queimado quatrocentos e setenta anos, seis meses e dez dias após a construção do templo; mil e sessenta anos, seis meses e dez dias a partir da saída dos israelitas da terra do Egito; mil novecentos e cinquenta anos, seis meses e dez dias do dilúvio; e três mil quinhentos e trinta anos, seis meses e dez dias após a criação; * e ele menciona como uma circunstância muito notável que o segundo templo foi queimado pelos romanos no mesmo mês: e no mesmo dia do mês em que isso foi incendiado pelos caldeus; e, como dizem alguns rabinos judeus, quando os levitas estavam cantando a mesma passagem; versículo 23 do 94º salmo. Veja Antiq. lib. 10: cap. 11)

* A cronologia do arcebispo Usher não concorda aqui com a de Josefo.

Comentário de Joseph Benson

2 Reis 25: 9 . E ele queimou a casa do Senhor – o rei da Babilônia, ao que parece, não planejou enviar nenhuma colônia ao povo da Judéia, e, portanto, ordenou que Jerusalém fosse colocada em cinzas, como um ninho de rebeldes. “Na queima da casa do rei”, diz Henry, “e as casas dos grandes homens, não se pode imaginar muito, os habitantes pelos seus pecados acenderam o fogo da ira de Deus contra eles; mas que a casa do Senhor pereça nessas chamas, que aquela casa santa e bonita seja queimada com fogo ( Isaías 64:11 ) é muito estranha; aquela casa que Davi preparou e que Salomão construiu, com uma despesa tão vasta; aquela casa que tinha o olho e o coração de Deus perpetuamente sobre ela ( 1 Reis 9: 3 ) não poderia ter sido arrebatada como uma marca do fogo? Não, isso não será à prova de fogo contra os julgamentos de Deus; essa estrutura imponente deve ser colocada em cinzas, e é provável que a arca nela; pois os inimigos, provavelmente tendo ouvido o quanto os filisteus pagaram pelo abuso, não se apoderaram dela; nem seus amigos tiveram o cuidado de preservá-lo; pois então deveríamos ter ouvido falar sobre isso novamente no segundo templo. ” O templo foi queimado quatrocentos anos após o tempo em que foi construído, diz Sir John Marsham; quatrocentos e vinte e quatro anos, três meses e oito dias, diz o arcebispo Usher; quatrocentos e trinta anos, diz Abarbinel e outros judeus instruídos; mas Josefo calcula o assunto ainda mais alto; pois ele nos diz que o templo foi queimado quatrocentos e setenta anos seis meses e dez dias após a sua construção; mil e sessenta anos, seis meses e dez dias a partir do momento em que os israelitas saíram da terra do Egito; mil novecentos e cinquenta anos, seis meses e dez dias a partir do dilúvio; três mil quinhentos e trinta anos, seis meses e dez dias após a criação; e ele menciona como uma circunstância muito notável que o segundo templo foi queimado pelos romanos no mesmo mês e no mesmo dia do mês em que foi incendiado pelos caldeus e, como alguns rabinos judeus digamos, quando os levitas estavam cantando a mesma passagem, a saber: Ele trará sobre eles sua própria iniqüidade e os cortará em sua própria iniquidade; sim, o Senhor nosso Deus os cortará , Salmos 94:23 . Pela queima do templo, Deus mostraria quão pouco ele se importa com a pompa externa de sua adoração, quando a vida e o poder da religião são negligenciados. O povo confiava no templo, como se isso os protegesse em seus pecados ( Jeremias 7: 4 ), mas Deus assim fez saber que, quando o profanassem, o encontrariam apenas um refúgio de mentiras.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

casa do grande homem. Ver nota em Provérbios 17:19 .

Comentário de John Wesley

E ele queimou a casa do SENHOR, e a casa do rei, e todas as casas de Jerusalém, e a casa de todo grande homem queimou-o no fogo.

Queimou a casa do Senhor – Um dos escritores apócrifos nos diz que Jeremias tirou a arca do templo e a transportou para uma caverna no monte Nebo, 2 Macabeus 2: 4,5 . Mas isso é como os outros contos desse autor, que não tem consideração pela verdade ou pela probabilidade. Pois Jeremias era naquele tempo um prisioneiro próximo. Pela queima do templo, Deus mostraria quão pouco ele se importa com a pompa externa de sua adoração, quando a vida e o poder da religião se foram. Cerca de quatrocentos e trinta anos o templo de Salomão havia permanecido. E é observado por Josefo que o segundo templo foi queimado pelos romanos, no mesmo mês e no mesmo dia do mês, que o primeiro templo foi queimado pelos caldeus.

Referências Cruzadas

1 Reis 9:8 – E, embora agora este templo seja imponente, todos os que passarem por ele ficarão espantados e perguntarão: ‘Por que o Senhor fez uma coisa dessas a esta terra e a este templo? ’

2 Crônicas 36:19 – Os babilônios incendiaram o templo de Deus e derrubaram o muro de Jerusalém; queimaram todos os palácios e destruíram todos os utensílios de valor que havia neles.

Salmos 74:3 – Volta os teus passos para aquelas ruínas irreparáveis, para toda a destruição que o inimigo causou em teu santuário.

Salmos 79:1 – Ó Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram o teu santo templo, reduziram Jerusalém a ruínas.

Isaías 64:10 – As tuas cidades sagradas transformaram-se em deserto. Até Sião virou um deserto, e Jerusalém, uma desolação!

Jeremias 7:14 – eu farei a este templo que leva o meu nome, no qual vocês confiam, o lugar de adoração que dei a vocês e aos seus antepassados, o mesmo que fiz a Siló.

Jeremias 26:9 – Por que você profetiza em nome do Senhor e afirma que este templo será como Siló e que esta cidade ficará arrasada e abandonada? ” E todo o povo se ajuntou em volta de Jeremias no templo do Senhor.

Jeremias 34:22 – Darei a ordem”, declara o Senhor, “e os trarei de volta a esta cidade. Eles lutarão contra ela, e vão conquistá-la e incendiá-la. Farei com que as cidades de Judá fiquem devastadas e desabitadas. “

Jeremias 37:8 – Os babilônios voltarão e atacarão esta cidade; eles a conquistarão e a destruirão a fogo’.

Jeremias 37:10 – Ainda que vocês derrotassem todo o exército babilônio que está atacando vocês, e só lhe restasse homens feridos em suas tendas, eles se levantariam e incendiariam esta cidade”.

Jeremias 39:8 – Os babilônios incendiaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém.

Jeremias 52:13 – Ele incendiou o templo do Senhor, o palácio real e todas as casas de Jerusalém. Todo o edifício importante foi incendiado por ele.

Lamentações 1:10 – O adversário saqueia todos os seus tesouros; ela viu nações pagãs entrarem em seu santuário, sendo que tu as tinhas proibido de participar das tuas assembléias.

Lamentações 2:7 – O Senhor rejeitou o seu altar e abandonou o seu santuário. Entregou aos inimigos os muros dos seus palácios, e eles deram gritos na casa do Senhor, como fazíamos nos dias de festa.

Amós 2:5 – porei fogo em Judá, que consumirá as fortalezas de Jerusalém”.  

Miquéias 3:12 – Por isso, por causa de vocês, Sião será arada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho, e a colina do templo, um matagal.

Lucas 21:5 – Alguns dos seus discípulos estavam comentando como o templo era adornado com lindas pedras e dádivas dedicadas a Deus. Mas Jesus disse:

Atos dos Apóstolos 6:13 – Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: “Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *