Estudo de 2 Samuel 16:11 – Comentado e Explicado

E Davi disse a Abisai e à sua gente: Vede: se meu filho, fruto de minhas entranhas, conspira contra a minha vida, quanto mais agora esse benjaminita? Deixai-o amaldiçoar, se o Senhor lho ordenou.
2 Samuel 16:11

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 16:11 . Eis que meu filho busca minha vida – o que é um mal muito maior do que me reprovar com palavras. Quanto mais esse benjamita pode fazer? – Uma daquelas tribos e famílias das quais Deus tirou o reino, e me deu. Que ele amaldiçoe – agora não o impeça pela violência de fazê-lo, nem o castigue por isso. É bom que eu sofra a indignação do Senhor e me submeta a seu prazer. Pois o Senhor o ordenou – Não pela palavra de seu preceito, ou por qualquer influência poderosa em sua mente, levando-o a isso; mas pela palavra de sua providência, colocando-me em tais circunstâncias que ele concebe, pode me amaldiçoar impunemente, e sofrendo a malignidade de seu coração para seguir seu curso natural e trabalhar sem restrições.

Comentário de E.W. Bullinger

Eis aqui . Figura do discurso Asterismos. App-6.

vida = alma. Hebraico. nephesh. App-13.

quanto. ? Figura do discurso Erotose. App-6.

Comentário de Adam Clarke

Que ele amaldiçoe ; – No soul of man can suppose that ever God bade one man to curse another, much less that he commanded such a wretch as Shimei to curse such a man as David; pois o Senhor o ordenou – Nenhuma alma do homem pode supor que Deus ordene que um homem amaldiçoe outro, muito menos que ele tenha ordenado a um miserável como Shimei amaldiçoar um homem como Davi; mas essa é uma peculiaridade da língua hebraica, que nem sempre distingue entre permissão e mandamento. Freqüentemente, a Escritura atribui a Deus o que ele apenas permite que seja feito; ou o que, no curso de sua providência, ele não impede. Davi, no entanto, considera tudo isso como sendo permitido por Deus por seu castigo e humilhação. Não posso negar aos meus leitores uma paráfrase poética muito elegante dessa passagem, da caneta do Rev. Charles Wesley, um dos primeiros poetas cristãos:

“Puro do sangue de Saul em vão,

Ele não ousa responder à acusação:

A carga de Urias mantém a carga,

Urias contra ele clama!

Shimei amaldiçoa: a vara que ele carrega

Pelos pecados que a misericórdia havia perdoado:

E nos erros do homem reverencia

A terrível justiça do céu.

Senhor, adoro a tua justa justiça,

Através de todo instrumento de doença

A bondade de meu pai vê;

Aceite o errado complicado

Da mão de Shimei e da língua de Shimei

Como a espécie repreende de ti.

Comentário de John Wesley

E Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, busca a minha vida: quanto mais agora pode esse benjamita? deixe-o em paz e amaldiçoe; porque o Senhor o ordenou.

Minha vida – O que é um mal maior, do que me censurar com palavras.

Benjamitas – Da tribo e família da qual Deus tirou o reino, e me deu.

Deixe-o – agora não o impeça violentamente, nem o castigue por isso. É bom que eu sofra a indignação do Senhor e me submeta a seu prazer.

Referências Cruzadas

Gênesis 15:4 – Então o Senhor deu-lhe a seguinte resposta: “Seu herdeiro não será esse. Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro”.

2 Samuel 7:2 – Certo dia ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou eu, morando num palácio de cedro, enquanto a arca do Senhor permanece numa simples tenda”.

2 Samuel 12:11 – “Assim diz o Senhor: ‘De sua própria família trarei desgraça sobre você. Tomarei as suas mulheres diante dos seus próprios olhos e as darei a outro; e ele se deitará com elas em plena luz do dia.

2 Samuel 17:1 – Aitofel disse a Absalão: “Permite-me escolher doze mil homens, e partirei esta noite em perseguição a Davi.

2 Reis 19:37 – Certo dia, enquanto ele estava adorando no templo de seu deus Nisroque, seus filhos Adrameleque e Sarezer mataram-no à espada e fugiram para a terra de Ararate. Seu filho Esar-Hadom foi o seu sucessor.

2 Crônicas 32:21 – E o Senhor enviou um anjo, que matou todos os homens de combate e todos os líderes e oficiais no acampamento do rei assírio, de forma que este se retirou envergonhado para a sua terra. E certo dia, ao adentrar o templo do seu deus, alguns dos seus filhos o mataram à espada.

Isaías 10:5 – “Ai dos assírios, a vara do meu furor, em cujas mãos está o bastão da minha ira!

Ezequiel 14:9 – ” ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo.

Ezequiel 20:25 – Também os abandonei a decretos que não eram bons e a leis pelas quais não conseguiam viver;

Mateus 10:21 – “O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *