Estudo de Amós 5:16 – Comentado e Explicado

Por isso, eis o que diz Javé, o Senhor, Deus dos exércitos: Por todas as praças soam gritos de luto; ouvem-se em todas as ruas esses gritos: ai, ai! Os lavradores são convidados a um luto público,e aos prantos os que sabem cantos fúnebres;
Amós 5:16

Comentário de Albert Barnes

Portanto, o Senhor, o Deus dos Exércitos, o Senhor – Pela terceira vez nesses três últimos versículos, Amós os lembra novamente, por cuja autoridade ele fala, Aquele que se revelou como “eu sou”, o Deus auto-existente, Deus por natureza e natureza, o Criador, o Governante e o Senhor de todos, visíveis ou invisíveis, contra seus falsos deuses, ou substitutos fictícios do verdadeiro Deus. Aqui, além desses títulos, “Ele é”, isto é, Ele é o “Deus dos Exércitos, Deus de todas as coisas, no céu e na terra”, os corpos celestes cujas influências os idólatras esperavam pelo bem, e o invisível ser maligno Isaías 24:21 , que os seduziu, ele acrescenta o título do qual as pessoas mais se esquivam: “Senhor”. Aquele que ameaçou era o mesmo que tinha poder absoluto sobre Suas criaturas, para eliminá-las, como quisesse. Não custa nada às pessoas possuir Deus, como Criador, a Causa das causas, o Ordenador de todas as coisas por certas leis fixas. Satisfaz certos intelectos, de modo a possuí-Lo. De que homem, um pecador, se retrai, é que Deus é o Senhor, o eliminador absoluto e o Mestre do seu ser pecaminoso.

Lamentando em todas as ruas – Literalmente, “lugares amplos”, isto é, mercados. “Ali”, onde os julgamentos eram realizados, onde estavam os mercados, onde, consequentemente, haviam sido todas as múltiplas opressões por injustiça nos julgamentos e nas transações, e os lamentos dos oprimidos; “Lamentar” deve vir sobre eles.

Eles dirão em todas as rodovias – ou seja, “ruas, infelizmente! ai! ” nossa, “ai, ai”. É a palavra frequentemente usada por nosso Senhor; “Ai de você.” Isso não é imagem. A verdade tem uma realidade mais terrível, mais severa do que qualquer imagem. A terribilidade da profecia está na sua verdade. Quando a guerra se prolongou pelos muros de Samaria, e por dentro havia fome e peste, ai, ai, ai, ai, deve ter ecoado em todas as ruas, pois em todas as ruas havia morte e medo de coisas piores. No entanto, imagine todo som de alegria, zumbido ou zumbido de pessoas, ou riso de crianças, silencioso nas ruas, e ai de todas as ruas de uma metrópole, em uma monotonia de tristeza constante, imutável e sempre repetida. Tais foram os presentes frutos do pecado. No entanto, que mera sombra da dor interior é a sua expressão externa!

E eles chamarão o fazendeiro para o luto – Cultivar os campos seria apenas fornecer alimento para o inimigo. Sua ocupação se foi. Uma tristeza universal daria um emprego universal. Para isso, eles chamariam aqueles não qualificados, com suas profundas vozes fortes; eles, por um ato público, “proclamariam lamentações aos habilidosos em lamentação”. Foi, por assim dizer, uma piada sobre o funeral de seu país. Como nos funerais, eles empregavam menestréis, homens e mulheres, que, por hinos tristes e comovente queixa da voz humana, deveriam provocar profundidades mais profundas de tristeza, então aqui, em todo o Israel. E, como no funeral de alguém respeitado ou amado, eles usaram exclamações de aflição: “ah, meu irmão!” e “ah irmã, ah senhor, ah sua glória”, Jeremias os ordena: “chame e apresse-se e lance um lamento por nós, para que nossos olhos se enchem de lágrimas: porque uma voz de lamento é ouvida em Sião. . Como somos mimados! Jeremias 9: 17-19 .: “Na alegria, os homens desejam comunicar suas alegrias a outros e exortá-los a alegria com eles. Nosso Senhor sanciona isso, ao falar do Bom Pastor, que reuniu Seus amigos e vizinhos, “alegra-se Comigo, pois encontrei as ovelhas que havia perdido”.

Também não é novidade que, quando recebemos um grande benefício de Deus, chamamos até a criação inanimada para agradecer e louvar a Deus. O mesmo fez David muitas vezes e os três filhos. Assim também na tristeza. Quando algo adverso nos ocorre, convidamos até coisas sem sentido a sofrer conosco, como se nossas próprias lágrimas não bastassem para uma dor tão grande. ” O mesmo sentimento faz com que os ricos agora vestam os de sua casa de luto, o que fez os de antigos contratados de luto, para que todos pudessem estar em harmonia com sua dor.

Comentário de Thomas Coke

Amós 5:16 . Portanto, o Senhor, etc. – Certamente o Senhor dos Exércitos disse, etc. Houbigant. A última parte do versículo pode ser lida, e o lavrador chamará os professos de luto para lamentação e lamentação.

Comentário de Joseph Benson

Amós 5: 16-17 . Portanto, o Senhor diz assim: O profeta, prevendo sua obstinação, procede denunciando julgamentos contra eles; e a palavra , portanto, que introduz suas ameaças, deve ser referida ao décimo segundo verso, e não aos versos imediatamente anteriores. Como se ele tivesse dito: É por causa de suas más ações, e porque você não será persuadido a odiar o mal e amar o bem, que o Senhor diz assim. O lamento será em todas as ruas e em todas as rodovias – haverá uma lamentação geral de todas as ordens e graus de homens; dos cidadãos, pela perda de sua riqueza e substância, saqueados pelos conquistadores; dos lavradores e lavradores, pela perda dos frutos da terra, destruídos ou devorados pelo exército inimigo. E os que são hábeis de lamentação – Que aqueles, cuja profissão é fazer lamentações em funerais, participem desse luto público, para torná-lo mais solene. E em todas as vinhas haverá lamentações – Onde costumava haver gritos e regozijo, quando as frutas do verão eram colhidas. Pois eu passarei por ti, diz o Senhor – Para punir todos os lugares: agirei como um inimigo que invadir e destrói um país enquanto ele atravessa.

Comentário de John Wesley

Por isso diz o Senhor Deus dos exércitos, o Senhor. As lamentações devem estar em todas as ruas; e eles dirão em todas as estradas: Ai! infelizmente! e chamarão o lavrador para o luto, e os que são hábeis de lamentação ao lamento.

Portanto – O profeta prevendo sua obstinação, passa a denunciar o julgamento contra eles.

O lavrador – Este tipo de homem está pouco acostumado a tais cerimônias de luto, mas agora tais também serão chamados; abandone o seu trabalho, participe de um luto público.

Comentário de Adam Clarke

Eles chamarão o lavrador para o luto – Porque as colheitas falharam e a terra foi lavrada em vão.

Os que são hábeis em lamentação – Veja a nota em Jeremias 9:17 .

Comentário de E.W. Bullinger

Jehovah” (App-4.) of the primitive test to “Adenai” (App-4. See App-32. o SENHOR “. Um dos 134 lugares onde os Sopherirm dizem que alteraram” Jeová “(App-4.) da prova primitiva para” Adenai “(App-4. Veja App-32.

ruas = lugares abertos.

hábil de lamentação: ou seja, os profissionais de luto. Compare 2 Crônicas 35:25 . Ezequiel 12: 5 . Jeremias 9:17 .

Comentário de John Wesley

Por isso diz o Senhor Deus dos exércitos, o Senhor. As lamentações devem estar em todas as ruas; e eles dirão em todas as estradas: Ai! infelizmente! e chamarão o lavrador para o luto, e os que são hábeis de lamentação ao lamento.

Portanto – O profeta prevendo sua obstinação, passa a denunciar o julgamento contra eles.

O lavrador – Este tipo de homem está pouco acostumado a tais cerimônias de luto, mas agora tais também serão chamados; abandone o seu trabalho, participe de um luto público.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *