Estudo de Amós 6:8 – Comentado e Explicado

O Senhor Javé jurou-o por si mesmo – oráculo do Senhor, Deus dos exércitos: Aborreço o orgulho de Jacó, odeio os seus palácios; entregarei a cidade com tudo o que nela se acha.
Amós 6:8

Comentário de Albert Barnes

O Senhor Deus – Quem é o único e quem tem o poder, “jurou por si mesmo”, literalmente “pela sua alma”; como nosso “eu” vem da mesma raiz que “alma”. Jerônimo: “Assim diz Deus em Isaías:“ Suas novas luas e suas festas designadas, minha alma odeia ” Isaías 1:14 ; não que Deus tenha uma alma, mas que Ele fala segundo o caminho dos sentimentos humanos. Nem é de admirar que Ele condene falar de Si mesmo, como tendo uma alma, visto que Ele fala de Si mesmo como tendo os outros membros, pés, mãos, intestinos, que são menos preciosos que a alma. Em Deus Pai, a cabeça, as mãos e o resto não são membros, mas por essas palavras uma diversidade de poderes é expressa. Assim também pela alma não se pretende uma substância, mas as afeições interiores e a sede do pensamento pela qual Deus indica Sua vontade. ” Na verdade, é uma e a mesma condescendência no Deus Todo-Poderoso, usar de Si mesmo quaisquer palavras tiradas de nossa natureza, nossos pensamentos, atos, sentimentos, como aquelas tiradas dos membros do corpo.

É uma condescendência ainda maior que Deus confirme a verdade de Sua palavra por um juramento. Pois chamamos Deus para testemunhar, para que, por causa do vasto reinado de falsidade entre as pessoas, não se pense que falemos verdade. Mas, para Deus, agir como se precisasse da garantia de um juramento para crer é mais condescendente do que falar como se tivesse alma ou membros, como deu ao homem. Contudo, Deus, “desejando abundantemente mostrar aos herdeiros de Sua promessa a imutabilidade de Seu conselho, confirmou-o por um juramento. Ele jurou por si mesmo dizendo: certamente te abençoarei ” Hebreus 6:17 , Hebreus 6: 13-14 . “Agora”, quando Israel, por apostasia, perdeu a bênção, e uma parte dela deveria ser retirada dele, Deus, afirma por um juramento que rejeita Israel. Se as palavras “por Sua alma” são enfáticas, elas se relacionam com os atributos em Deus dos quais as afeições santas do homem são uma imagem. O amor, a justiça, a retidão, a santidade de Deus estavam preocupados em vindicar os oprimidos e punir o opressor. A esses Ele apela. Nossos juramentos significam: “Como Deus é verdadeiro, e como Ele vinga a mentira, isso que eu digo é verdadeiro”. Então Deus diz: “Como eu sou Deus, isso é verdade.” Deus então deve deixar de ser Deus, se Ele não odiava a opressão.

Eu abomino a excelência de Jacó – A palavra “excelência” é usada pela própria Majestade de Deus; então, como a relação do homem com Deus é sua única grandeza real, Deus fala de si mesmo como “a excelência de Jacó” Amós 8: 7 ; depois daquela “excelência” que Deus havia dado a “Jacó” Salmo 47: 4 . Aquela “excelência de suas forças”, Ele os havia advertido na lei, de que quebraria Levítico 26:19 . Agora que Israel tomou como seu o que ele possuía de Deus, sua “excelência” se tornou orgulho, e Deus diz: “Eu o odeio”, como algo repugnante e abominável, e “odeio seus palácios”. Pois eles haviam sido construídos, adornados, habitados, cheios de luxo, no meio e fora da opressão e da exação de coração duro. Ele os chama de Jacó, talvez como Oséias faz Oséias 12:12 , para lembrá-los da pobreza e do baixo estado de seus antepassados, dos quais Deus os criou, e da fidelidade de seus antepassados, em contraste com seu luxo e Infidelidade.

Portanto (E) eu entregarei – Originalmente, “cale a boca” ( Levítico 14:23 ; Levítico 13: 4-5 , …), então, “cale-se nas mãos de”, para que ele não tenha escapatória. Aqui, onde não se fala do inimigo, pode significar que Deus “fechou a cidade”, para que não houvesse saída ou entrada, na estreiteza do cerco, após o que segue a descrição temerosa dos estragos. da pestilência. “A cidade” é, o que era para eles, acima dos outros, “a” cidade, o lugar de seu orgulho e orgulho de luxo, onde estavam suas forças, Samaria.

Comentário de John Wesley

O Senhor Deus jurou por si mesmo, diz o Senhor Deus dos exércitos, abomino a excelência de Jacó e odeio os seus palácios; por isso entregarei a cidade com tudo o que nela há.

A excelência – Tudo o que a semente de Jacó lhes atribui uma glória e excelência, todos os seus privilégios e adoração externos.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor Deus jurou por si mesmo – ????? benaphsho , por sua alma, seu ser, existência.

Comentário de E.W. Bullinger

O Senhor Deus. Hebraico Adonai Jeová. App-4. Veja a nota em Amós 1: 8 .

jurado, etc. Referência a Pentateuco ( Gênesis 22:16 ) Compare Jeremias 51:14 .

Por Ele mesmo = por Sua alma. Hebraico. nephesh. App-13.

diz o Senhor Deus dos exércitos = é o oráculo do Senhor,

o Deus dos exércitos. o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

Deus Hebraico. Elohim. App-4.

Eu abomino. Hebraico. taab , um homônimo , com dois significados. Aqui, abominar. Nos Salmos 119: 20 , Salmos 119: 40 , Salmos 119: 174 , para desejar ou desejar.

excelência. Figura do discurso Ampliatio . Era uma vez assim (Compare Amós 8: 7. Salmos 47: 4. Ezequiel 24:21 ), mas agora não é mais assim.

tudo o que nela existe = a plenitude do mesmo

Comentário de John Wesley

O Senhor Deus jurou por si mesmo, diz o Senhor Deus dos exércitos, abomino a excelência de Jacó e odeio os seus palácios; por isso entregarei a cidade com tudo o que nela há.

A excelência – Tudo o que a semente de Jacó lhes atribui uma glória e excelência, todos os seus privilégios e adoração externos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *