Estudo de Amós 7:4 – Comentado e Explicado

Eis o que ainda me mostrou o Senhor Javé: o Senhor Javé chamava o fogo para exercer o castigo. O fogo, tendo devorado o grande abismo, consumia também os campos.
Amós 7:4

Comentário de Albert Barnes

Deus chamado a lutar pelo fogo – isto é, Ele “chamou” Seu povo para manter sua causa com Ele “pelo fogo”, como Ele diz: “Eu implorarei” no julgamento “com ele” (Gogue) “com” (que é, “por”) pestilência e sangue ” Ezequiel 38:22 ; e, “pelo fogo e pela sua espada o Senhor pleiteará com toda a carne” Isaías 66:16 ; e: “O Senhor se levanta para suplicar e se julga para julgar o povo” Isaías 3:13 . O homem, por rebelião, desafia a onipotência de Deus. Ele não terá nada Dele; ele encontrará sua própria felicidade para si mesmo, separado de Deus e em desafio a Ele e Suas leis; ele se empenha em seu sucesso e considera sua força, riqueza ou prosperidade o teste da sabedoria de sua política. Deus, mais cedo ou mais tarde, aceita o desafio. Ele traz coisas para a questão que o homem havia escolhido. Ele “entra em julgamento” ( Isaías 3:14 , etc.) com ele. Se o homem foge impunemente, ele escolheu bem, rejeitando Deus e escolhendo seus próprios caminhos. Caso contrário, que loucura e miséria era sua escolha míope; vida curta em seu ganho; sua perda, eterna! “Fogo” permanece como o símbolo e o resumo dos mais terríveis julgamentos de Deus. Não poupa nada, não deixa nada, nem mesmo a forma externa do que destrói. Aqui é claramente um símbolo, uma vez que destrói também o “mar”, que será destruído apenas pelo fogo do Dia do Julgamento, quando “os elementos derreterem com calor fervente, a terra também e as obras que nela estão seja queimado ” 2 Pedro 3:10 . O mar é chamado de “grande profundidade”, apenas na linguagem mais solene, como a história da criação ou do dilúvio, os Salmos e os livros poéticos. Aqui é usado, para marcar a extensão da desolação representada na visão.

E devorou uma parte – literalmente, “A porção”, isto é, provavelmente a “porção” definida designada por Deus ao cativeiro e à desolação. Esta provavelmente a nossa versão em inglês significa “parte”. Pois, embora Deus se chame “a porção” de Israel Deuteronômio 32: 9 ; Jeremias 10:16 ; of God’s people; Zacarias 2:12 , e daqueles que são Seus ( Salmos 16: 5 ; Salmos 73:26 , etc; Jeremias 10:16 ), e reciprocamente Ele chama o povo de “a porção do Senhor Jeremias 12:10 , e a terra, porção Miquéias 2: 4 do povo de Deus; todavia, a terra não é chamada em parte alguma absolutamente “a porção”, nem o país das dez tribos era especialmente “a porção”, dada por Deus. Antes, Deus exibe em visão o profeta, o oceano queimou e “a porção” de Israel, sobre a qual Seus julgamentos foram os primeiros a cair. Para isso, Amós aponta como “a porção”. Deus sabia “a porção” que Tiglath-Pileser destruiria e, quando ele viesse e levara cativo o leste e o norte de Israel, os piedosos em Israel reconheceriam o segundo flagelo mais desolador predito por Amós; eles reconheceriam que foi na oração do profeta que ele ficou e não foi além, e esperaria o que restava.

Comentário de Thomas Coke

Amós 7: 4 . O Senhor Deus chamado a lutar pelo fogo Em muitos lugares das Escrituras, a guerra é denotada pelo fogo. Observamos que, após a morte de Jeroboão, o reino de Israel foi devastado por guerras civis e talvez estrangeiras; pois não estamos bem familiarizados com a história da época. O fogo aqui mencionado era para secar o mar e consumir grande parte da terra, figurativamente falando, se não fosse o profeta que interpõe e detém o efeito, Amós 7: 5-6 . As guerras aqui mencionadas deveriam destruir tudo, desde que fossem acesas e espalhadas; mas o Senhor estabeleceu limites para a sua ira. Houbigant lê: O Senhor Deus chamou o fogo para vingar sua causa.

Comentário de Joseph Benson

Amós 7: 4-6 . O Senhor Deus chamado a lutar pelo fogo, etc. – Isso representou um julgamento mais severo que o anterior e, na opinião de alguns expositores, denotou a invasão de Tiglath-pileser, que levou grande parte de Israel para longe em cativeiro, 2 Reis 15:29 , e assim foi adequadamente representado por um fogo furioso, que consumiu o mar ao transformá-lo em vapores e depois devorou ??grande parte da terra. Então eu disse: Senhor Deus, cessa, eu te suplico, etc. – Aqui o profeta observa que, com esse julgamento sendo representado a ele em sua visão, ele suplicou a Deus como ele havia feito antes, e que Deus o ouviu também neste caso, e prometeu que esse julgamento não deveria ser executado, ou deveria ter uma parada.

Comentário de John Wesley

Assim me mostrou o Senhor DEUS; e eis que o Senhor DEUS chamou para combater pelo fogo, que devorou ??o grande abismo e devorou ??uma parte.

Shewed – Em visão.

Chamado – Fogo comandado do céu.

Uma parte – Da terra também.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor Deus chamado a combater pelo fogo – guerra permitida, civil e estrangeira, a assediar a terra, após a morte de Jeroboão, a segunda. Essas guerras a teriam destruído totalmente, se o profeta não tivesse intercedido.

Devorou ??o grande abismo e comeu uma parte – Estamos aqui para entender as guerras parcialmente destrutivas que ocorreram depois; pois o Senhor faz com que todas essas coisas passem diante dos olhos de Amós na visão da profecia; e sugere que, por intercessão de seus profetas, a ruína total deve ser evitada.

Comentário de E.W. Bullinger

chamado, & c. = estava chamando por fogo, para contender [com Israel].

comeu uma parte . teria comido a terra.

uma parte. Hebraico. hahelek, com “eth = a própria porção [da terra dada a Israel). Compare Miquéias 2: 4 .

Comentário de John Wesley

Assim me mostrou o Senhor DEUS; e eis que o Senhor DEUS chamou para combater pelo fogo, que devorou ??o grande abismo e devorou ??uma parte.

Shewed – Em visão.

Chamado – Fogo comandado do céu.

Uma parte – Da terra também.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *