Estudo de Daniel 10:12 – Comentado e Explicado

Não temas, Daniel, disse-me, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que eu vim.
Daniel 10:12

Comentário de Albert Barnes

Então ele me disse: Não temas – Não te assustes com a minha presença; não tema que suas devoções não sejam aceitas e que suas orações não sejam ouvidas.

Pois desde o primeiro dia em que você pôs seu coração para entender – isto é, por uma estação de extraordinária devoção. Daniel dedicou três semanas completas a esse serviço Daniel 10: 2-3 , e parece que um dos objetivos que ele tinha em vista era fazer uma investigação sobre a condição futura de seu povo ou descobrir qual era o seu. dever nas circunstâncias atuais, ou que métodos ele poderia usar para garantir o retorno de seus compatriotas à sua própria terra. As circunstâncias do caso foram de natureza a tornar adequada qualquer uma dessas investigações; e o anjo agora afirma que, desde o primeiro dia em que iniciou essas investigações, ele foi despachado para ir até ele e garantir que sua oração foi ouvida. A razão pela qual ele não havia chegado mais cedo, e por que Daniel foi deixado para continuar suas orações por tanto tempo sem que nenhuma resposta fosse retornada, é declarado nos versículos seguintes. Compare as notas em Daniel 9:23 .

E se castigar diante de teu Deus – isto é, por jejum e humilhação. Literalmente, afligir a si mesmo.

Tuas palavras foram ouvidas – No céu. Outra prova de que a oração é ouvida ao mesmo tempo, embora a resposta possa demorar muito. O exemplo diante de nós mostra que a resposta para a oração pode parecer, a ser adiada, de causas desconhecidas para nós, embora a oração suba imediatamente para o céu, e Deus planeje respondê-la. Nesse caso, foi adiada pela detenção do mensageiro no caminho Daniel 10:13 ; em outros casos, pode ser de uma causa diferente; mas nunca deve ser apresentado como prova de que a oração não é ouvida e que não será respondida, porque a resposta não é concedida de uma só vez. Semanas, meses ou anos podem decorrer antes que o propósito Divino seja divulgado, embora, por assim dizer, o mensageiro esteja a caminho de nós. Algo pode impedir que a resposta nos seja dada; alguns “príncipes do reino da Pérsia” podem suportar o mensageiro; alguma causa que talvez não conheçamos pode impedir a resposta imediata de nossa oração, seja em nossos próprios corações, seja em eventos externos que não podem ser controlados ao mesmo tempo sem um milagre, ou nos sentimentos e opiniões de nossos amigos que procuramos ter convertido e salvo; mas o propósito de responder à oração pode ter sido simultâneo ao ser oferecido, e uma série de medidas pode ter sido iniciada ao mesmo tempo para obter o resultado, embora muitas semanas ou meses de atraso, de ansiedade, de lágrimas, possam decorrer antes atingimos o objeto que desejávamos.

Daniel teria sido aplaudido em seus dias de jejum e serviço se soubesse que um anjo estava a caminho dele para confortá-lo e comunicar-lhe uma resposta de Deus; freqüentemente – se não sempre – em nossos dias de profunda ansiedade e problemas; quando nossas orações parecem não penetrar nos céus; quando nos encontramos sem resposta; quando a coisa pela qual oramos parece ser retida; quando nossos amigos permanecem inconversos; quando a irreligião é abundante e prevalece; quando parecemos não estar fazendo bem, e quando a calamidade nos pressiona, se vimos o arranjo que Deus já estava fazendo para responder à oração e pudéssemos ver o mensageiro a caminho, nossos corações exultavam e nossas lágrimas cessavam. Fluir. E por que, em nossos dias de angústia e ansiedade, não devemos acreditar que é assim; e que Deus, mesmo que o atraso possa parecer longo, ainda se mostrará ouvinte e respondedor de oração?

Comentário de Adam Clarke

Eu vim pelas tuas palavras – Por causa de tuas orações, fui enviado para consolar e instruir-te.

Comentário de E.W. Bullinger

o primeiro dia Veja Daniel 9:23 .

castigo = humilde. Veja nota em Daniel 10: 3 .

Deus Hebraico. Elohim. App-4.

Comentário de John Calvin

Ao ordenar que o Profeta tenha uma mente serena e tranquila, reunimos a continuidade de seu medo e de seu ser ainda incapaz de ouvir com compostura. E, no entanto, esse tremor melhorou sua capacidade de aprender. Sem a menor dúvida, Deus desejou preparar seu servo dessa maneira para torná-lo mais atento aos seus discípulos, e, no entanto, esse mesmo terror impediu Daniel de convocar todos os seus sentidos para ouvir o endereço do anjo. O remédio é exibido nestas palavras, ó Daniel, não tema. O anjo não desejou remover todo o medo da mente do Profeta, mas sim acalmá-lo, para que seu tremor o impedisse de dar a devida atenção às profecias que em breve discutir. Eu já disse o suficiente sobre o assunto deste endereço. Como Deus sabe que o medo é útil para nós, ele não deseja que sejamos totalmente livres dele, pois uma autoconfiança excessiva produziria imediatamente preguiça e orgulho. Deus, portanto, deseja que nossos medos nos restrinjam como um freio, mas, enquanto isso, ele modera esse medo em seus servos, para que suas mentes não sejam atingidas e perturbadas e, portanto, incapacitadas de se aproximar dele com calma.

O anjo acrescenta : Desde o primeiro dia em que você começou a aplicar sua mente à compreensão e a se afligir diante de Deus, suas orações foram ouvidas. Esta razão mostra suficientemente em que sentido e com que intenção o anjo proibiu os medos do Profeta – porque , diz ele, tuas orações foram ouvidas. Ele não estava disposto a banir todo o medo, mas ele ofereceu alguma esperança e consolo; e, contando com essa expectativa, ele pode esperar a revelação que tanto deseja. Ele declara que suas orações foram ouvidas desde o momento em que aplicou sua mente ao entendimento e se afligiu diante de Deus. Esses dois pontos podem ser notados: primeiro, pela palavra “entendimento”, o anjo nos informa que Deus é propício a as orações de seu servo, porque eram sinceros e legítimos. Para que espetáculo Daniel viu? Ele viu a condição da Igreja inteiramente confusa e desejou a comunicação de algum sinal de favor, o que poderia garantir que Deus ainda estivesse atento à sua aliança e que não desprezasse os israelitas miseráveis ??que ele havia adotado. Como esse era o objetivo da oração do Profeta, ele até agora obteve seu pedido, e o anjo testemunha o pedido de Deus por ele. Somos ensinados então por esta passagem, se estamos ansiosos para que nossas súplicas sejam ouvidas e aprovadas por Deus, para não dar lugar àqueles desejos e apetites tolos que nos solicitam e nos seduzem. Devemos observar a regra aqui prescrita pelo anjo e moldar nossos pedidos de acordo com a vontade de Deus. Sabemos, diz John, que se pedirmos algo de acordo com a vontade dele, ele nos ouvirá. ( 1 João 5:14 .) Esse é o primeiro ponto. A segunda é a adição de penitência ao fervor da devoção, quando o anjo diz que a mente de Daniel foi afligida ou humilhada. Uma segunda condição da verdadeira oração é colocada aqui diante de nós, quando os fiéis se humilham diante de Deus, e sendo tocados com verdadeira penitência, derramam seus gemidos diante dele. O anjo, portanto, mostra como Daniel obteve seus pedidos, afligindo-se suplicantemente diante de Deus. Ele não proferiu orações pela Igreja de uma maneira meramente formal, mas, como vimos anteriormente, uniu o jejum à súplica e absteve-se de todas as iguarias. Por essa razão, Deus não rejeitou suas petições. Ele diz diante de teu Deus; essa expressão do anjo implica que a súplica do Profeta surgiu da verdadeira fé. As orações dos ímpios, por outro lado, sempre repelem o Todo-Poderoso, e eles nunca podem ter certeza de que ele é propício a eles. Em conseqüência da hesitação e vacilação dos incrédulos, esse testemunho da verdadeira fé é apresentado a Daniel – ele orou ao seu próprio Deus. Quem se aproxima de Deus, diz o apóstolo ( Hebreus 11: 6 ), deve reconhecer sua existência e seu ser. facilmente implorado por todos aqueles que o procuram e o invocam. Devemos observar diligentemente isso, já que essa falha é mais manifesta em todas as épocas, os homens costumam orar a Deus, mas, ainda assim, por sua hesitação, derramam suas petições no ar. Eles não percebem Deus como seu Pai. Outra passagem também nos lembra quão inútil é a esperança de obter alguma coisa pela oração, se estivermos agitados e agitados em nossas emoções. ( Tiago 1: 6. ) A menos que a fé brilhe, não devemos nos surpreender com aqueles que clamam a Deus que perde todo o seu trabalho através da profanação de seu nome. Por fim, por essa expressão, o anjo nos mostra como a oração de Daniel foi fundada na fé; ele não havia buscado a Deus com seriedade, mas estava claramente convencido de ser bem-vindo entre os filhos de Deus. Ele orou, portanto, ao seu próprio Deus e , por esse motivo, suas petições foram ouvidas. Então o anjo acrescenta, ele veio com suas palavras; como é dito nos Salmos. ( Salmos 145: 19. ) Deus se inclina com desejo para com aqueles que o temem; e, nesse sentido, o anjo espera em Daniel. Segue agora, –

Comentário de John Wesley

Então me disse: Daniel, não temas; porque desde o primeiro dia em que puseste o teu coração para entender e se castigar diante de teu Deus, tuas palavras foram ouvidas, e eu vim para tuas palavras.

Ele – não Cristo, mas Gabriel.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *