Estudo de Daniel 9:16 – Comentado e Explicado

Senhor, dignai-vos, pela vossa misericórdia, afastar de vossa cidade santa, Jerusalém, vossa cólera e vossa exasperação, porque é devido às nossas iniqüidades e aos pecados de nossos antepassados que Jerusalém e vosso povo são alvo dos insultos de todos os nossos vizinhos.
Daniel 9:16

Comentário de Albert Barnes

Ó Senhor, de acordo com toda a tua justiça – A palavra justiça aqui parece se referir a tudo o que foi excelente e glorioso no caráter de Deus. Os olhos de Daniel estão fixos no que ele havia feito anteriormente; sobre seu caráter de justiça, misericórdia e bondade; sobre a fidelidade de Deus ao seu povo, e, tendo em vista tudo o que era excelente e amável em seu caráter, ele implorou que interpusesse e afastasse agora sua ira de seu povo. É o caráter de Deus que é o fundamento de seu pedido – e o que mais existe que pode nos encorajar quando nos aproximamos dele em oração.

Que a tua ira e a tua fúria se desviem … – A ira que havia caído sobre a cidade e que parecia repousar sobre ela. Jerusalém estava em ruínas, e ainda parecia estar sob a ira de Deus. A palavra fúria traduzida é comum para denotar ira ou indignação. Implica nada mais que raiva ou indignação, e se refere aqui ao desagrado divino contra seus pecados, manifestado na destruição de sua cidade.

Tua montanha sagrada – Jerusalém foi construída nas colinas, e a cidade em geral pode ser designada por esta frase. Ou, mais provavelmente, há alusão ao monte Sião ou ao monte Moriá.

Porque pelos nossos pecados … – Não há, por parte de Daniel, nenhuma disposição para culpar a Deus pelo que ele havia feito. Não há murmúrios ou reclamações, como se ele tivesse sido injusto ou severo ao lidar com seu povo. Jerusalém estava de fato em ruínas, e o povo era cativo em uma terra distante, mas ele sentiu e admitiu que Deus estava exatamente em tudo o que havia feito. Era manifesto demais para ser negado que todas essas calamidades haviam caído sobre eles por causa de seus pecados, e esse Daniel, em nome do povo, humildemente e penitentemente reconheceu.

Uma censura a todos os que nos cercam – a todas as nações vizinhas. Eles nos repreendem com nossos pecados e com os julgamentos que vieram sobre nós, como se fôssemos peculiarmente iníquos e abandonados do céu.

Comentário de Joseph Benson

Daniel 9: 16-17 . De acordo com toda a tua justiça, rejeite a tua ira – A palavra justiça aqui, como em muitos outros lugares das Escrituras, é equivalente a misericórdia; (veja a margem;) do teu santo monte O lugar em que teu templo estava. Jerusalém e teu povo se tornam uma censura – Nossos conquistadores e outros, que sabem em que condição miserável somos trazidos, zombam de nós e dizem: Veja em que estado o povo é reduzido, que se vangloriou de ser o povo escolhido do Senhor do céu e da terra! Agora, portanto, faça seu rosto brilhar em seu santuário – Volte em misericórdia para nós e mostre que você está reconciliado conosco, reparando as desolações de seu santuário. Pelo amor de Deus – Isto é, como alguns interpretam a expressão, pelo seu próprio amor; isto é, faça isso para que possa honrar a si mesmo. Ou melhor, como a maioria dos intérpretes cristãos entende as palavras, pelo amor de Deus; por causa do Messias prometido, que é o Senhor. A palavra hebraica, aqui traduzida como Senhor, é ???? , Adonai, a palavra usada para o Messias Salmos 110: 1 , onde Davi o chama de seu Senhor. É por causa de Cristo, e por causa da expiação que ele fez pelo pecado, que Deus faz com que seu rosto brilhe sobre os pecadores, quando eles se arrependem e se voltam para ele. Em todas as nossas orações, portanto, esse deve ser o nosso apelo; devemos mencionar a sua justiça, mesmo a sua única. Ele mesmo nos instruiu a orar em seu nome.

Comentário de E.W. Bullinger

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

porque pelos nossos pecados. . . pais . Referência a Pentateuco ( Êxodo 20: 5 ). App-92.

tornar-se uma reprovação . Compare Jeremias 24: 9 ; Jeremias 29:18 ; Jeremias 42:18 ; Jeremias 44: 8 , Jeremias 44:12 . Ezequiel 5:14 , Ezequiel 5:15 ; Ezequiel 22: 4 .

Comentário de John Calvin

Por fim, ele não permitiria que a redenção falhasse, o que era uma prova ilustre e eterna de sua virtude, favor e bondade. Por isso ele se une, ó Senhor, a tua ira seja contida de acordo com toda a tua justiça e a tua indignação da tua cidade de Jerusalém, o monte da tua santidade. Observamos como Daniel aqui exclui qualquer mérito que possa haver nas pessoas. Na realidade, eles não possuíam, mas falo de acordo com a imaginação tola que os homens mal conseguem adiar. Eles sempre tomam crédito para si mesmos, embora sejam condenados por seus pecados cem vezes mais e ainda desejam conciliar o favor de Deus pleiteando algum mérito diante de Deus. Mas aqui Daniel exclui todas essas considerações quando ele pede a Deus sua própria justiça, e usa a expressão forte, de acordo com toda a tua justiça. Aqueles que usam esta palavra “justiça” para significar “julgamento” estão errados e inexperientes na interpretação das Escrituras. ; pois eles supõem que a justiça de Deus se oponha à sua piedade. Mas estamos familiarizados com a justiça de Deus como manifestada, especialmente nos benefícios que ele nos confere. É como se Daniel tivesse dito que a única esperança do povo consistia em que Deus se considerasse sozinho, e de modo algum a conduta deles. Por isso, ele toma a justiça de Deus por sua liberalidade, favor gratuito, fidelidade consistente e proteção, que prometeu a seus servos: Ó Deus, portanto, ele diz, de acordo com todas as tuas misericórdias predestinadas; isto é, não faltarás aos que confiam em ti, não promete nada precipitadamente e não está acostumado a abandonar aqueles que fogem para ti; ah! pela tua justiça, socorre-nos na nossa angústia. Também devemos notar a partícula universal “tudo”, porque quando Daniel une tantos pecados que podem afogar o povo em um abismo mil vezes, ele se opõe a todas as misericórdias prometidas por Deus. Como se ele tivesse dito, embora o número de nossas iniqüidades seja tão grande que devamos perecer cem vezes, ainda assim as tuas misericórdias prometidas são muito mais numerosas, o que significa que a tua justiça supera tudo o que encontras em nós do mais profundo corante de culpa .

Ele diz, novamente, que a tua ira se afaste, e a tua ira ardente da tua cidade Jerusalém e do teu santo monte. Juntando raiva e ira ardente, o Profeta não implica nenhum excesso por parte de Deus, como se ele vingou os pecados do povo com muita severidade, mas ele novamente representa o agravamento de sua iniquidade, fazendo com que ele ficasse tão zangado com eles que deixasse de lado seu caráter habitual e tratasse sua adoção como vaidosa e infrutífera. Daniel não se queixa, neste caso, da severidade da punição, mas condena a si mesmo e ao resto do povo por causar a necessidade de medidas tão severas. Mais uma vez, ele põe diante de Deus a montanha sagrada que ele havia escolhido, e assim evita seu semblante do julgamento, para que não aconteça com eles por tantos pecados, pelos quais Deus foi merecidamente irritado. Aqui, portanto, a eleição de Deus é interposta, porque ele havia consagrado o Monte Sião a si mesmo e desejava ser adorado ali, onde também seu nome deveria ser celebrado e os sacrifícios oferecidos a ele. Nesse sentido, portanto, Daniel obtém favor de si mesmo diante de Deus e, como já disse, exclui todas as outras considerações.

Em seguida, ele acrescenta: Por causa de nossos pecados e iniqüidades de nossos pais, Jerusalém. e teu povo é uma censura a todos os nossos vizinhos. Por outro argumento, o Profeta deseja dobrar a Deus para ter pena; pois Jerusalém e o povo eram uma desgraça para as nações; contudo, isso causou uma desgraça igual sobre o próprio Deus. Como, portanto, os gentios zombavam dos judeus, eles não poupavam o nome sagrado de Deus; antes, os judeus eram tão desprezados que os gentios mal se dignaram a falar deles, e o Deus de Israel foi desdenhosamente trocado, como se tivesse sido conquistado, porque havia sofrido a destruição de seu templo e toda a cidade de Jerusalém. ser consumido com queima e matança cruel. O Profeta, portanto, agora aceita esse argumento e, ao falar da cidade sagrada, sem dúvida se refere à santidade do nome de Deus. Sua linguagem implica: – Você escolheu Jerusalém como uma espécie de residência real; era seu desejo ser adorado lá, e agora esta cidade se tornou um objeto dos maiores. censura aos nossos vizinhos. Assim, ele declara como o nome de Deus foi exposto às censuras dos gentios. Posteriormente, ele afirma o mesmo do povo de Deus, não por queixa quando os judeus sofreram essas censuras, pois eles os mereciam por seus pecados, mas a linguagem é enfática e, no entanto, eles eram o povo de Deus. O nome de Deus estava intimamente ligado ao de seu povo, e qualquer infâmia que o profano oriente neles refletisse principalmente no próprio Deus. Aqui Daniel coloca diante do Todo-Poderoso seu próprio nome; como se ele tivesse dito, ó Senhor! seja tu o vindicador da sua própria glória, uma vez nos adotou nesta condição, e que a memória do seu nome seja sempre inscrita em nós; permita que não sejamos tão reprovadoramente caluniados, que os gentios não te insultem por nossa conta. E, no entanto, ele diz que isso foi feito devido às iniqüidades do povo e de seus pais; pela qual expressão ele remove toda possibilidade de dúvida. 0h! como isso pode acontecer, que Deus prostrará tanto seu povo? Por que ele não poupou pelo menos seu próprio nome! Daniel, portanto, aqui testemunha que ele é justo, porque a iniqüidade do povo e de seus pais havia aumentado tanto que Deus foi obrigado a exercer tal vingança contra eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *