Estudo de Êxodo 10:18 – Comentado e Explicado

Moisés saiu da casa do faraó e intercedeu junto ao Senhor.
Êxodo 10:18

Comentário de John Calvin

18. E ele saiu. Afirmamos por que o santo Profeta saiu do rei para orar, a saber, porque ele não era digno de que o nome sagrado de Deus fosse invocado em sua presença. Portanto, Moisés não ofereceu oração por ele, porque ele pensava que ele estava realmente convertido, mas que ele poderia abrir o caminho de Deus para as disputas restantes. Se, de fato, uma escolha tivesse sido dada ao homem santo, não duvido que ele fosse descartado por sua extraordinária bondade de coração, disposto a prover a segurança do tirano; mas, desde que ouvira a revelação de sua obstinação desesperada, ele só pretendia manifestar o poder de Deus. Também não há dúvida de que ele orou sob o impulso especial do Espírito, até ter certeza do ato final; e o evento prova que suas orações não foram lançadas em vão, porque a terra foi imediatamente limpa dos gafanhotos. Devemos ter a mesma opinião em relação ao vento oeste, como avançamos ultimamente respeitando o vento oposto; pois uma explosão temporária não seria suficiente para dissipar um anfitrião tão vasto e imundo; mas, em ambos os casos, Deus testemunhou por um sinal visível de que ele era influenciado pelas orações de Seu servo e que, por isso, a praga foi suspensa. É suficientemente conhecido que o Golfo Arábico é chamado pelo nome do Mar Vermelho. Pelos hebreus, ele é chamado ??? , (123) suph, seja dos juncos ou juncos com que abundam, seja dos seus turbilhões; já que essa palavra é usada nas Escrituras nos dois sentidos. (124) Se, portanto, você optar por traduzi-lo para o latim, ele deverá ser chamado de “Mare algosum et junceum” ou “turbinosum”. (O mar agitado e agitado, ou o mar tempestuoso.) Mas, como há algo monstruoso e incrível em tão obstinada obstinação, é expressamente declarado que seu coração foi endurecido por Deus; para que possamos aprender a tremer com esse julgamento terrível, quando os iníquos, tomados por um espírito de loucura, não hesitam em provocar cada vez mais aquele Deus cujo nome os domina de terror.

Referências Cruzadas

Exodo 8:9 – Moisés disse ao faraó: “Tua é a honra de dizer-me quando devo orar por ti, por teus conselheiros e por teu povo para que tu e tuas casas fiquem livres das rãs e sobrem apenas as que estão no rio”.

Exodo 8:28 – Disse o faraó: “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor seu Deus no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também”.

Exodo 8:30 – Então Moisés saiu da presença do faraó e orou ao Senhor,

Mateus 5:44 – Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,

Lucas 6:28 – abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *