Estudo de Êxodo 16:33 – Comentado e Explicado

E Moisés disse a Aarão: "Toma uma vasilha e põe nela a quantia de um gomor de maná, e deposita-o diante do Senhor, a fim de conservá-lo para vossos descendentes".
Êxodo 16:33

Comentário de Albert Barnes

Um pote – A palavra usada aqui não ocorre em nenhuma outra passagem. Corresponde em forma e uso ao egípcio para um caixão ou vaso no qual foram apresentadas oblações.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 16: 33-34 . Pegue uma panela, etc. – É provável que este mandamento seja mencionado aqui por antecipação, e que a panela de maná não tenha sido colocada antes do testemunho, até depois da lei. Essa panela, na qual o maná foi depositado, era de ouro (diz São Paulo, Hebreus 9: 4. ), Como todos os vasos do santuário. Existem disputas entre os aprendidos sobre a figura deste navio. Os Lexicons da palavra hebraica dizem que significa urna ou panela, com uma barriga larga e boca estreita e pontuda. Reland é de opinião, que tinha uma tampa ou tampa como aquelas panelas nas quais colocavam vinho; e como aqueles pelos quais é representado em algumas medalhas samaritanas, das quais ele faz um rascunho em sua dissertação aprendida: ele é de opinião que o navio tinha duas alças. Antes do Senhor significa o mesmo que antes do testemunho; uma expressão que teremos ocasião de explicar a seguir.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 16: 33-34 . Pegue um pote – Um pote de ouro, Hebreus 9: 4 . Pois todos os vasos do santuário eram de ouro. Coloque-a diante do Senhor – isto é, no tabernáculo e pela arca, quando devem ser construídas: Antes do testemunho – A arca do testemunho, ou testemunha, porque nela estavam as tábuas da aliança, ou o lei de Deus, que era um testemunho da autoridade e vontade de Deus, e da sujeição e dever do homem, ou da aliança feita entre Deus e o homem. A preservação desse pote de maná do desperdício e da corrupção foi um milagre permanente; e, portanto, o memorial mais apropriado desse alimento milagroso. O maná é chamado de carne espiritual ( 1 Coríntios 10: 3 ), porque era típico das bênçãos espirituais. O próprio Cristo é o verdadeiro maná, o pão da vida, do qual isso era uma figura, João 6: 49-51 . A palavra de Deus é o maná pelo qual nossas almas são nutridas, Mateus 4: 4 . Os confortos do Espírito são maná oculto, Apocalipse 2:17 . Esses confortos vêm do céu, como o maná, e são o suporte da vida divina na alma, enquanto estamos no deserto deste mundo: é alimento para os israelitas, apenas para aqueles que seguem o pilar de nuvens e fogo : deve ser recolhido; Cristo na palavra deve ser aplicado à alma, e os meios da graça devem ser usados: todos devemos reunir para nós mesmos. Havia maná suficiente para todos, suficiente para cada um e nenhum tinha demais; assim, em Cristo há uma suficiência completa e nenhuma superfluidade. Mas aqueles que comeram maná novamente tiveram fome, morreram finalmente, e com muitos deles Deus não se agradou: enquanto aqueles que se alimentam de Cristo pela fé nunca terão fome, e não morrerão mais, e com eles Deus estará para sempre. bem satisfeito. O Senhor sempre nos dá este pão!

Referências Cruzadas

Hebreus 9:4 – onde se encontravam o altar de ouro para o incenso e a arca da aliança, totalmente revestida de ouro. Nessa arca estavam o vaso de ouro contendo o maná, a vara de Arão que floresceu e as tábuas da aliança.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *