Estudo de Êxodo 3:3 – Comentado e Explicado

"Vou me aproximar, disse ele consigo, para contemplar esse extraordinário espetáculo, e saber porque a sarça não se consome."
Êxodo 3:3

Comentário de John Calvin

3. E Moisés disse: Agora vou me afastar. É certo que sua mente estava disposta a reverenciar sem frescura, mas por inspiração divina. Embora ainda não esteja acostumado a visões, ele ainda percebe que isso não é um espetáculo irrelevante, mas que nele há algum mistério, que ele não deve de forma alguma negligenciar, e ao conhecimento de que ele foi divinamente chamado. Também nisto devemos observar sua tratabilidade, afastando-se para aprender. Pois muitas vezes acontece que Deus se apresenta a nós em vão, porque presunçosamente rejeitamos essa grande misericórdia. Vamos aprender, então, pelo exemplo de Moisés, sempre que Deus nos convida a si mesmo por qualquer sinal, para dar atenção diligente, para que a luz oferecida não se apague pela nossa própria apatia. Mas, ao chamá-lo de “uma ótima visão”, concluímos que ele foi ensinado por inspiração secreta a profundidade do mistério, embora ainda fosse desconhecido. Dessa maneira, Deus preparou sua mente para reverenciar (38) que ele pudesse lucrar mais cedo com isso.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 3: 3-4 . Vou me afastar e ver – Ele fala como um inquisitivo e ousado em sua pergunta: o que quer que fosse, ele, se possível, saberia o significado disso. Deus o chamou e disse: Moisés, Moisés – Provavelmente não havia aparição de Deus a ninguém desde a descida de Jacó ao Egito, mais de duzentos anos antes: e Moisés, sendo chamado assim pelo nome, deve ter ficado muito mais surpreso pelo que ouviu do que pelo que viu. Os chamados divinos são então eficazes quando o Espírito de Deus os torna específicos e nos chama como pelo nome. Ele disse: Aqui estou eu – não apenas para ouvir o que é falado, mas para fazer o que é ordenado.

Comentário de John Wesley

E Moisés disse: Agora vou me afastar e ver esta grande visão, por que a sarça não é queimada.

Eu irei me afastar e ver – Ele fala como um inquisidor e ousado em sua investigação; o que quer que fosse, ele saberia, se possível, o significado disso.

Referências Cruzadas

Jó 37:14 – “Escute isto, Jó; pare e reflita nas maravilhas de Deus.

Salmos 107:8 – Que eles dêem graças ao Senhor por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens,

Salmos 111:2 – Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam.

Atos dos Apóstolos 7:31 – Vendo aquilo, ficou atônito. E, aproximando-se para observar, ouviu a voz do Senhor:

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *