Estudo de Êxodo 33:4 – Comentado e Explicado

Ouvindo o povo estas duras palavras, pôs-se a chorar e cada um tirou os seus enfeites.
Êxodo 33:4

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 33: 4 . E ninguém colocou seus ornamentos os ornamentos das vestes sempre foram estimados sinais de alegria e festividade. Deixar de lado essas roupas e vestir sacos ou outras roupas melancólicas sempre foi comum em tempos de angústia e tristeza, especialmente no Oriente; ver Isaías 32:11 . Neemias 9: 1 . Os filhos de Israel, privados de suas maiores bênçãos, a presença e a proteção de Deus a quem haviam ofendido grosseiramente, receberam ordem de comparecer diante dele no hábito de enlutados, confessando sua tristeza por sua ofensa e depreciando sua justa indignação. O versículo 5 é explicativo do quarto. Para que eu saiba, Houbigant afirma, que eu possa declarar ou dar a conhecer. No monte Horebe, Êxodo 33: 6 está no hebraico do monte Horebe; especificando a distância do monte para o qual o povo se retirou, com medo e vergonha de aparecer diante da presença de Deus. Veja Houbigant.

REFLEXÕES. – Foi uma mensagem desanimadora que Moisés lhes trouxe e manifestou o grande desagrado de Deus contra eles. Pois: 1. Deus se recusa a subir com eles e os deixa a Moisés e a um anjo que ministra; contra quem suas provocações, embora continuassem, não poderiam ser tão agravadas quanto contra si mesmo no meio delas; pois o abuso de maiores privilégios traz consigo uma maior culpa. 2. Ele os repreende com sua teimosia: ele sabia o que havia neles. Nota; Deus vê nossos corações, e de todos os nossos pecados se ofende com a alienação pura de nossas afeições por ele. 3. Ele ameaça consumi-los, como justamente ele poderia. Torna-nos conhecer e sentir a justiça de nossa condenação, para que sejamos mais afetados pelas maravilhas da graça de Deus em perdoar. 4. Ele se propõe, por assim dizer, a considerar como lidar com eles e pede que se humilhem diante dele: se assim for, ele ainda pode ter misericórdia deles. Deus não se deleita na morte de um pecador: ele permanece seu braço descendente e, quando nos vê no pó, despido de toda esperança, então ele engrandece sua graça ao máximo.

O povo ficou justamente confuso com a mensagem: ser abandonado por Deus, era assunto de amargo luto; e, portanto, eles humilham suas almas, tiram seus ornamentos e dão forte expressão de contrição. Nota; (1.) Ser abandonado por Deus é o castigo mais pesado que pode cair sobre nós: se ele retirar a luz de seu semblante de seu povo, eles choram o dia inteiro. (2.) Quando o pecado é cometido, tristeza e vergonha devem nos cobrir; e embora as lágrimas não possam lavar a nossa culpa, ainda assim, é um humilde humilhação que podemos esperar ouvir uma mensagem de paz.

Comentário de John Calvin

4. E quando o povo ouviu essas más notícias , parece mais claro que, como eu disse, foi como um raio quando Deus se retirou do povo; pois esse divórcio é mais fatal do que inúmeras mortes. De fato, à primeira vista, poderia parecer prazeroso ser o dono de uma terra rica e fértil; mas, por mais monótonos que o povo fosse, Deus os feriu repentinamente, de modo que todas as suas delícias se tornaram insípidas e sua fecundidade como a própria fome, quando perceberam que seriam apenas engordadas até o dia do abate. Uma instrução útil deve ser obtida a partir daqui, a saber, que, se negligenciarmos o favor de Deus e formos cativados pela doçura de Suas bênçãos, seremos presos como peixes em um anzol. Deus prometeu aos israelitas o que poderia atraí-los por um curto período de tempo: negou-lhes o que eles deveriam ter desejado, que seria o Deus deles. As más notícias os afetaram com tristeza, pois sentiram que os homens não podem ser felizes a menos que Deus seja propício; antes, que nada pode ser mais miserável do que alienar-se Dele. “É bom para mim me aproximar de Deus” ( Salmos 73:28 ), diz Davi; e em outros lugares: “Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor” ( Salmos 33:12 e Salmos 144: 15 😉 novamente, “o Senhor é a porção da minha herança, minha sorte caiu em lugares agradáveis”. ( Salmos 16: 5 ). Portanto, é o clímax de todas as misérias ter Deus contra nós, enquanto somos alimentados por Sua graça; e, consequentemente, os israelitas começaram a mostrar um pouco de sabedoria, quando, despertando de sua letargia, consideraram todas as outras coisas como nada, a menos que Deus os perseguisse com Seu favor paterno. Deduzimos da grosseria de sua estupidez, que isso foi realizado por um dom especial de Deus, que eles foram afetados com tanta tristeza que os conduziram a um solene luto. Primeiro, Moisés diz que eles não vestiram seus ornamentos, e então que eles foram ordenados por Deus para adiá-los; mas isso será perfeitamente consistente se considerarmos o último como explicativo, como se ele tivesse dito que eles não usavam seus ornamentos porque Deus o proibira, exortando-os a lamentar.

Deus aqui assume o caráter de um juiz irado, preparando-se para infligir vingança em Sua ira, nas palavras: “Subirei no meio de ti em um momento e te consumirei;” para que o alarme deles os humilhe ainda mais, e os desperte para uma oração sincera. Era um sinal avisável de luto a Ele, na miséria e na impureza, para que assim a penitência deles pudesse ser abertamente testemunhada; pois não havia eficácia no ritual e cerimônia para propiciar a Deus, exceto na medida em que o afeto interior da mente se manifestasse por uma confissão verdadeira e genuína. Pois devemos ter em mente o que Deus exige de Joel ( Joel 2:13 ) que devemos “rasgar nosso coração, e não nossas vestes”; todavia, embora Ele não se importe com a aparência externa, mas abomina a hipocrisia, ainda assim, se o pecador realmente se arrependeu, não pode ser senão que, reconhecendo humildemente sua culpa, ele acrescentará sua profissão externa. Pois se Paulo, que era inocente de qualquer ofensa, considerou que os coríntios deveriam ser lamentados por ele quando não “se arrependeram de sua impureza, fornicação e lascívia”, porque Deus o humilhou em seus pecados ( 2 Coríntios 12:21 😉 como os que não choram publicamente que têm consciência de sua própria culpa, especialmente quando, sendo condenados pelo julgamento dos homens, são convocados ao tribunal de Deus? E, portanto, não é sem razão que ele ensina em outro lugar que a tristeza que produz arrependimento também deve produzir esses outros frutos, a saber: cuidado, limpeza de si mesmos, indignação, medo, desejo veemente, zelo, vingança. ( 2 Coríntios 7:10 .) Por uma questão de exemplo, também, os pecadores devem não apenas lamentar em silêncio diante de Deus, mas voluntariamente sofrer a penalidade de ignomínia diante dos homens, de modo que, por autocondenação, confessem que Deus é um juiz justo, provocar outros a imitá-los e, por esse aviso de fragilidade humana, impedi-los de uma queda semelhante.

Depois, porém, que Deus os inspirou com medo, ele acalma sua raiva e declara que considerará o que fará com eles, a fim de reunir coragem para pedir perdão; pois, embora ele realmente não os perdoe, Ele os desperta o suficiente para ter esperança, dando-lhes um gostinho da Sua misericórdia; pois, ao parecer deixá-los em suspense, não é com a intenção que eles se aproximem dele hesitantemente para pedir perdão, mas que a ansiedade deles os exija cada vez mais a orar fervorosamente e mantê-los em um estado de humildade.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 33: 4 . Ninguém vestiu seus ornamentos – este era um sinal e profissão visíveis de sua humilhação interior e arrependimento por seus pecados, e de seu profundo sentimento do desagrado de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

ouviu. Isso mostra que Moisés havia descido novamente. homem. Hebraico “(App-14).

Referências Cruzadas

Levítico 10:6 – Então Moisés disse a Arão e a seus filhos Eleazar e Itamar: “Não andem descabelados, nem rasguem as roupas em sinal de luto, senão vocês morrerão e a ira do Senhor cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, e toda a nação de Israel, poderão chorar por aqueles que o Senhor destruiu pelo fogo.

Números 14:1 – Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz.

Números 14:39 – Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os israelitas, eles choraram amargamente.

2 Samuel 19:24 – Mefibosete, neto de Saul, também foi ao encontro do rei. Ele não havia lavado os pés nem aparado a barba nem lavado as roupas, desde o dia em que o rei partira até o dia em que voltou em segurança.

1 Reis 21:27 – Quando Acabe ouviu essas palavras, rasgou as suas vestes, vestiu-se de pano de saco e jejuou. Passou a dormir sobre panos de saco e agia com mansidão.

2 Reis 19:1 – Ao ouvir o relato, o rei Ezequias rasgou as suas vestes, pôs roupas de luto e entrou no templo do Senhor.

Esdras 9:3 – Quando ouvi isso, rasguei a minha túnica e o meu manto, arranquei os cabelos da cabeça e da barba e me sentei estarrecido!

Ester 4:1 – Quando Mardoqueu soube de tudo o que tinha acontecido, rasgou as vestes, vestiu-se de pano de saco e cinza, e saiu pela cidade, chorando amargamente em alta voz.

Jó 1:20 – Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração,

Jó 2:12 – Quando o viram à distância, mal puderam reconhecê-lo e começaram a chorar em alta voz. Cada um deles rasgou o manto e colocou terra sobre a cabeça.

Isaías 32:11 – Tremam, vocês, mulheres tranqüilas! Estremeçam, vocês, que se sentem seguras! Arranquem suas vestes, e vistam roupas de lamento na cintura.

Ezequiel 24:17 – Não permita que ninguém ouça o seu gemer; não pranteie pelos mortos. Mantenha apertado o seu turbante e as sandálias nos pés; não cubra o rosto nem coma a comida costumeira dos pranteadores”.

Ezequiel 24:23 – Vocês manterão os turbantes na cabeça e as sandálias nos pés. Não prantearão nem chorarão, mas irão consumir-se por causa de suas iniqüidades e gemerão uns pelos outros.

Ezequiel 26:16 – Então todos os príncipes do litoral descerão do trono e porão de lado seus mantos e tirarão suas roupas bordadas. Vestidos de pavor, se assentarão no chão, tremendo a todo instante, apavorados por sua causa.

Oséias 7:14 – Eles não clamam a mim do fundo do coração quando gemem orando em suas camas. Ajuntam-se por causa do trigo e do vinho, mas se afastam de mim.

Jonas 3:6 – Quando as notícias chegaram ao rei de Nínive, ele se levantou do trono, tirou o manto real, vestiu-se de pano de saco e sentou-se sobre cinza.

Zacarias 7:3 – perguntando aos sacerdotes do templo do Senhor dos Exércitos e aos profetas: “Devemos lamentar e jejuar no quinto mês, como já faz tantos anos que estamos fazendo? “

Zacarias 7:5 – “Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *