Estudo de Êxodo 8:28 – Comentado e Explicado

"Consinto, replicou o fara, em vos deixar partir: oferecereis sacrifícios ao Senhor, vosso Deus, no deserto; somente não ireis muito longe. Rogai por mim".
Êxodo 8:28

Comentário de Adam Clarke

Eu deixarei você ir somente e não irá muito longe – Faraó cedeu porque a mão de Deus foi pesada sobre ele; mas ele não estava disposto a desistir de seu ganho. Os israelitas eram muito lucrativos para ele; eles eram escravos do estado, e seu trabalho duro era muito produtivo: por isso ele professou uma vontade, primeiro de tolerar sua religião na terra ( Êxodo 8:25 ;); ou permitir que eles entrem no deserto, para que não se afastem e logo voltem. Quão pronto está o homem tolo, quando a mão de Deus o pressiona dolorosamente, para combinar com o seu Criador! Ele consentirá em desistir de alguns pecados, desde que Deus permita que ele guarde outros.

Sinceramente, para mim – exatamente semelhante ao caso de Simão Mago, que, como Faraó, temendo os julgamentos divinos, implorou interesse nas orações de Pedro, Atos 8:24 .

Comentário de John Wesley

E Faraó disse: Eu te deixarei ir, para que sacrifiques ao Senhor vosso Deus no deserto; somente vós não ireis muito longe; por mim procuras.

Você não deve ir muito longe – Não tão longe, mas para que ele possa buscá-los novamente. É provável que ele suspeitasse que, uma vez que deixassem o Egito, nunca mais voltariam; e, portanto, quando ele é forçado a consentir que eles partirão, ele não está disposto a sair do seu alcance. Veja como Deus está pronto para aceitar submissões de pecadores. O Faraó apenas diz: Implorem por mim – Moisés promete imediatamente; Implorarei o Senhor por ti; e que ele pudesse ver qual era o objetivo da praga, não para trazê-lo à ruína, mas ao arrependimento.

Comentário de John Calvin

28. E Faraó disse: Eu deixarei você ir. Quando ele vê que seus atrasos e turnos não lhe valem nada, ele professa obediência completa; não que ele propusesse enganar e mentir, porque foi impedido pelo medo; mas somente, por estar sobrecarregado com o sentido atual de sua calamidade, ele não ousou erguer sua crista contra Deus. Portanto (como eu disse antes), ele não desejava tanto conciliar e frustrar Moisés pela falsidade, como se enganou. Pois devemos observar que (como alguém que tem um lobo pelas orelhas) ele foi obrigado a prometer a demissão do povo, a quem ele reteve para seu próprio grande prejuízo. E é por isso que ele se recomenda a suas orações, porque a necessidade o implora para implorar o perdão e a paz de Deus: embora possa ter sido que ele desejasse astuciosamente engajar sua afeição consigo mesmo sob o pretexto de religião. Pois, por essa precaução ansiosa, ele trai sua falta de confiança. Finalmente, solicitando suas orações, ele, por assim dizer, lança uma corda pela qual ele pode atraí-las de volta para si quando o sacrifício terminar.

Referências Cruzadas

Exodo 8:8 – O faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Orem ao Senhor para que ele tire estas rãs de mim e do meu povo; então deixarei o povo ir e oferecer sacrifícios ao Senhor”.

Exodo 8:29 – Moisés respondeu: “Assim que sair da tua presença, orarei ao Senhor, e amanhã os enxames de moscas deixarão o faraó, teus conselheiros e teu povo. Que somente o faraó não volte a agir com falsidade, impedindo que o povo vá oferecer sacrifícios ao Senhor”.

Exodo 9:28 – Orem ao Senhor! Os trovões de Deus e o granizo já são demais. Eu os deixarei ir; não precisam mais ficar aqui”.

Exodo 10:17 – Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor seu Deus para que leve esta praga mortal para longe de mim”.

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

Esdras 6:10 – para que ofereçam sacrifícios agradáveis ao Deus dos céus e orem pelo bem-estar do rei e dos seus filhos.

Eclesiastes 6:10 – Tudo o que existe já recebeu um nome, e já se sabe o que o homem é; não se pode lutar contra alguém mais forte.

Oséias 10:2 – O coração deles é enganoso, e agora devem carregar sua culpa. O Senhor demolirá os seus altares e destruirá suas colunas sagradas.

Atos dos Apóstolos 8:24 – Simão, porém, respondeu: “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *