Estudo de Êxodo 8:8 – Comentado e Explicado

O faraó mandou chamar Moisés e Aarão: "Intercedei, disse-lhes ele, junto do Senhor, a fim de que afaste as rãs de mim e de meu povo, e deixarei partir o vosso povo para que ofereça sacrifícios ao Senhor".
Êxodo 8:8

Comentário de John Calvin

8. Então Faraó chamou Moisés. Por fim, o faraó parece amolecido e deixar de lado um pouco de sua ferocidade; mas em breve parecerá que ele não foi realmente domado. De fato, pode ter sido que, tomado pelo terror, ele se refugiou seriamente em gritos de perdão; mas que ele mentiu para Deus e para si mesmo é evidente por sua própria inconstância; porque, assim que a indenização foi concedida, ele retornou à sua disposição natural; de fato, ele manifestou efetivamente que sua malícia só era reprimida pelo medo, uma vez que atualmente começava a se exaltar novamente. Assim, os hipócritas, quando estão sob a mão aflitiva de Deus, ou tremem sob a apreensão de Seus castigos, humildemente e submissamente imploram Sua misericórdia; mas quando o mal se retira por um tempo, essa pequena trégua sopra em seus corações, como se tivessem alcançado uma paz eterna. O Profeta reclama no salmo, que assim também aconteceu com os judeus,

“Quando ele os matou, eles o procuraram; e eles voltaram e perguntaram cedo a Deus; e eles lembraram que Deus era sua rocha, e o Deus alto, seu redentor; todavia, eles apenas o lisonjearam com a boca, e mentiram para ele com a língua; porque o coração deles não estava bem com ele, nem se mantiveram firmes em sua aliança. ” ( Salmos 78:34 .)

Em suma, esta é uma doença comum a todos os hipócritas, que, tendo experimentado sua perversidade como destrutiva para eles, fingem penitência por obter perdão, porque não podem escapar dos julgamentos de Deus; mas, quando imaginam que escaparam, voltam ao mesmo orgulho, chutam contra Deus e até insultam-no voluntariamente; em uma palavra, é apenas o problema deles que os humilha e isso apenas por um curto período de tempo. Mas, embora o medo do Faraó tenha extorquido isso dele, que ele procurava Moisés implorando por ele, e estava ansioso para apaziguar a Deus, ainda assim era um sinal de sua mente enganosa e dupla, que ele fez, por assim dizer, uma pechincha, que os sapos sejam levados embora antes que ele solte o povo. Sua impiedade, portanto, estava oculta em seu coração, desde que ele pensasse que não poderia desafiar a Deus com impunidade; mas, confiando na impunidade, ele manifestou seu engano e perfídia. Embora não fosse com sincero sentimento de arrependimento que ele agora fala humildemente de Jeová pelo nome, ele mostra que a força de seu espírito foi quebrada, cuja menção foi feita antes, quando ele perguntou com ironia: “Quem é o Senhor? ?

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 8: 8 . Faraó disse: Confie ao Senhor – Este é o homem que, há pouco tempo, orgulhosamente disse: Quem é o Senhor? Quem é Jeová? Ele agora começa a conhecer um pouco do poder e da justiça de Jeová e se alegra em conseguir que Moisés e Arão se tornem intercessores de Jeová por ele. Parece evidente a partir disso, que os mágicos do Faraó não tinham poder para remover os sapos que Moisés havia trazido. Assim, Aben Ezra observa: “Ele chamou Moisés, porque viu que os mágicos haviam apenas acrescentado à praga, mas não podiam diminuí-la.”

Referências Cruzadas

Exodo 5:2 – O faraó respondeu: “Quem é o Senhor, para que eu lhe obedeça e deixe Israel sair? Não conheço o Senhor, e não deixarei Israel sair”.

Exodo 8:25 – Então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse: “Vão oferecer sacrifícios ao seu Deus, mas não saiam do país”.

Exodo 9:28 – Orem ao Senhor! Os trovões de Deus e o granizo já são demais. Eu os deixarei ir; não precisam mais ficar aqui”.

Exodo 10:8 – Então Moisés e Arão foram trazidos de volta à presença do faraó, que lhes disse: “Vão e prestem culto ao Senhor, ao seu Deus. Mas, digam-me, quem irá? “

Exodo 10:17 – Agora perdoem ainda esta vez o meu pecado e orem ao Senhor seu Deus para que leve esta praga mortal para longe de mim”.

Exodo 10:24 – Então o faraó mandou chamar Moisés e disse: “Vão e prestem culto ao Senhor. Deixem somente as ovelhas e os bois; as mulheres e as crianças podem ir”.

Exodo 12:31 – Naquela mesma noite o faraó mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: “Saiam imediatamente do meio do meu povo, vocês e os israelitas! Vão prestar culto ao Senhor, como vocês pediram.

Exodo 14:5 – Contaram ao rei do Egito que o povo havia fugido. Então o faraó e os seus conselheiros mudaram de idéia e disseram: “O que foi que fizemos? Deixamos os israelitas saírem e perdemos os nossos escravos! “

Números 21:7 – O povo foi a Moisés e disse: “Pecamos quando falamos contra o Senhor e contra você. Ore pedindo ao Senhor que tire as serpentes do meio de nós”. E Moisés orou pelo povo.

1 Samuel 12:19 – E todo o povo disse a Samuel: “Ore ao Senhor seu Deus em favor dos seus servos, para que não morramos, pois a todos os nossos pecados acrescentamos o mal de pedir um rei”.

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

Salmos 66:3 – Digam a Deus: “Quão temíveis são os teus feitos! Tão grande é o teu poder que os teus inimigos rastejam diante de ti!

Salmos 78:34 – Sempre que Deus os castigava com a morte, eles o buscavam; com fervor se voltavam de novo para ele.

Jeremias 34:8 – O Senhor dirigiu a palavra a Jeremias depois do acordo que o rei Zedequias fez com todo o povo de Jerusalém de proclamar a libertação dos escravos.

Atos dos Apóstolos 8:24 – Simão, porém, respondeu: “Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *