Estudo de Ezequiel 10:18 – Comentado e Explicado

De repente, a glória do Senhor deixou a soleira do templo e pousou sobre os querubins.
Ezequiel 10:18

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 10: 18-19 . Então a glória do Senhor se afastou do limiar, etc. – A nuvem de glória, emblemática da presença divina, agora se afasta ainda mais do templo: agora saiu bastante da casa e se estabeleceu nos querubins, que ficavam na quadra ao lado dela, Ezequiel 10: 3 . E os querubins levantaram suas asas: as rodas também – Veja Ezequiel 1:19 ; Ezequiel 1:26 . E ficava na porta do portão leste – Era ainda mais distante do templo (pois o portão leste ficava logo na entrada da quadra interna antes do templo) para significar que a proteção divina deixaria completamente a casa ; e, partindo de Deus, os anjos também se afastam e retiram o benefício e serviço que eles deram antes. Aqui, porém, a glória de Deus, os querubins e as rodas permaneciam, respeitando a execução e dando oportunidade de impedir a miséria que se aproximava.

Comentário de John Calvin

Aqui o Profeta nos ensina qual é o ponto principal da visão, a saber, que Deus abandonou o templo: pois sabemos com que confiança os judeus se vangloriavam de que deveriam estar seguros continuamente sob a proteção de Deus. Em conseqüência da promessa, de que o templo de Deus deveria ser o lugar de seu descanso em que ele habitaria ( Salmos 132: 14 ), eles não achavam possível que Deus jamais os deixaria: então eles pecaram sem restrição; e enquanto eles o afastavam por seus crimes, ainda assim desejavam tê-lo de alguma forma ligado a eles. Essa loucura é ridicularizada por Isaías – o céu é o meu lugar, e a terra é o meu pé. banquinho: que casa edificareis para mim? ( Isaías 66: 1. ) Deus havia ordenado que seu templo fosse construído e desejava que sua morada terrestre estivesse ali: mas ele diz que seu desejo foi tornado nugativo: e como? por que, quando prometeu que moraria no templo, desejou que seu nome fosse pura e reverentemente invocado lá.

Mas os judeus haviam poluído o templo de todas as maneiras. Por isso, pensaram que Deus foi trancado lá em vão: porque sua liberalidade não tendia a participar do cativeiro dos judeus, mas a tê-los em obediência a si mesmo. Portanto, Isaías diz merecidamente que o templo se tornou impróprio para o uso de Deus quando foi profanado. Assim também vemos em Jeremias: Não confie em palavras mentirosas, o templo de Jeová, o templo de Jeová, o templo de Jeová. ( Jeremias 7: 4. ) Essa repetição é usada porque eles eram tão exaltados por sua obstinação. Os judeus resistiram aos profetas, e sempre que alguma ameaça foi lançada contra eles, eles imediatamente fugiram para esse asilo, o templo do Senhor.

Por esta razão, portanto, o Profeta agora relata que a glória de Deus havia abandonado o santuário; caso contrário, o que vimos teria sido fora do lugar: ele foi enviado para dispersar a cidade inteira; desse modo, o templo teria foi queimado, e Deus teria sido consumido por um fogo peculiar: aqui falo segundo a forma comum, porque quando a arca da aliança é chamada Deus dos Exércitos ( 2 Samuel 6: 2 ), como poderia acontecer que o fogo deve destruir a arca, juntamente com todas as partes do templo? Mas o próprio Deus os conhece e mostra que o templo foi privado de sua glória quando foi destruído pelo inimigo. Posteriormente, o templo foi derrubado. Nos Salmos, sua lamentável ruína é descrita, com que crueldade e orgulho, e com que zombaria bárbara o inimigo o insultou ( Salmos 74: 0 e Salmos 79: 0 🙂 isso foi muito vergonhoso e perturbado. suas mentes fracas. Por isso, foi necessário persuadir os fiéis que Deus não habitava mais no templo, mas que isso permaneceu apenas um espetáculo vazio, porque ele havia tirado sua glória, pois o lugar estava corrompido por tantas contaminações. Agora, portanto, entendemos o desígnio do Profeta, quando ele diz que a glória de Jeová se afastara da soleira da casa e ficava acima dos querubins. Mas ele já havia dito que os querubins haviam levantado suas asas, o que ele confirma novamente. Daí se segue que Deus com seus anjos, quando o templo foi abandonado, abandonou os judeus, para que no futuro eles se vangloriassem em vão para estarem seguros sob sua proteção. Portanto, ele diz que os querubins ergueram suas asas e subiram da terra diante de seus olhos. Essa cláusula também não é supérflua, pois era difícil convencer os judeus do que ele disse sobre abandoná-los. Havia um oráculo célebre: “aqui vou habitar, desde que o escolhi”. ( Salmos 132: 14. ) Quando entenderam isso, pensaram que o sol cairia mais cedo do céu do que Deus deixaria o templo.

Mas o Profeta diz que viu claramente, que sem dúvida poderia permanecer. Se alguém perguntar aqui, como a promessa que mencionei concorda com a partida que o Profeta aqui se refere? a resposta é fácil, se entendermos que Deus nem sempre trabalha por meios humanos, nem ainda de acordo com nossa percepção carnal. Deus muitas vezes parece agir de forma tão abrupta que seu começo não tem fim: por fim, Deus parece às vezes se divertir e puxar a mão para trás, para que o evento não responda ao começo alegre. Visto que, portanto, de acordo com nossos sentidos carnais, as obras de Deus parecem frustradas, é necessário usar essa linguagem: caso contrário, nunca devemos entender como Deus se afastou do santuário, quando ele a escolheu perpetuamente. Mas ele partiu, para que o local ainda permanecesse sagrado, e o templo estivesse diante de Deus, embora tivesse sido derrubado aos olhos dos homens. A aparência visível do templo foi removida, mas, enquanto isso, desde que o templo foi fundado na promessa de Deus, ficou entre suas ruínas, como eu disse. Por esse motivo, Daniel, embora a solidão e a devastação devessem desviar os olhos e os sentidos da Judéia, orou nessa direção, como se o templo tivesse permanecido inteiro. E porque? Ele olhou para a promessa. ( Daniel 6:10 .) E por essa razão o Profeta disse, após o retorno do cativeiro, que a glória do segundo templo superava a do primeiro, como diz o Profeta Ageu. ( Ageu 2: 9. ) E sabemos com que copiosidade e magnificência Isaías discute a respeito do esplendor do segundo templo e de sua glória inestimável. ( Isaías 60: 7. ) Veremos também uma doutrina semelhante no final deste livro. Visto que, portanto, o templo estava diante de Deus, por ter sido fundado em sua promessa, essa deserção temporária não poderia abolir o que eu disse a respeito da posição perpétua de Deus.

a mesma coisa também deve ser dita a respeito do reino: esse reino deveria permanecer enquanto o sol e a lua brilhavam no céu ( Salmos 89:37 ), isso é verdade: e, no entanto, houve uma triste interrupção durante muitos anos. Pois sabemos que grave desgraça o último rei sofreu: toda a dignidade caiu em ruínas, para que nada pudesse ser visto senão a horrível vingança de Deus. E, no entanto, essa promessa sempre teve seu próprio efeito; enquanto o sol e a lua permanecerem, serão minhas testemunhas fiéis da perpetuidade do reino. Agora então entendemos em que sentido Deus deixou seu templo, e ainda assim não quebrou sua promessa. Mas ele diz que a glória do Deus de Israel estava no portão oriental, mas acima dele, para que fosse levantada da terra. O significado desse discurso era que os judeus sabiam que Deus não era mais procurado naquela casa de madeira e pedra, porque ele não apenas deixara seu assento, mas subira para cima, para que não tivessem mais relações sexuais com eles. ele. Agora segue –

Comentário de E.W. Bullinger

partiu . É isso que é significado neste capítulo. em Ezequiel 43: 1-7 , etc., é visto retornar quando Israel será restaurado novamente. O último será tão literal quanto o primeiro.

off = over.

Comentário de John Wesley

Então a glória do SENHOR se retirou do limiar da casa e se pôs sobre os querubins.

E ficou – Do lado direito da casa, onde os querubins estavam no pátio interno.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *