Estudo de Ezequiel 14:11 – Comentado e Explicado

a fim de que a casa de Israel não se afaste para longe de mim, e não se manche por causa de todos os seus delitos. Então eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus – oráculo do Senhor Javé.
Ezequiel 14:11

Comentário de Albert Barnes

“Deus”, foi dito, “castiga pecados por meio de pecados”, mas o fim é o restabelecimento da justiça.

Comentário de E.W. Bullinger

transgressões = rebeliões. Hebraico. paxá “. App-44,

Deus. Hebraico. Elohim . App-4.

diz o Senhor Deus = [é] o oráculo de Adonai Jeová .

Comentário de John Calvin

Aqui Deus mostra que não havia outro remédio, se ele se lembrasse com segurança daqueles que quase morreram, e ao mesmo tempo ensina que é útil à Igreja castigar aqueles que tão impiedosamente se recusaram. Enquanto isso, Deus troveja e exerce seus julgamentos até ao extremo do rigor: enquanto isso, os homens não se arrependem, mas permanecem obstinados: não, o castigo que Deus inflige aos réprobos os afunda em uma destruição mais profunda. Como assim? Aqueles que se endurecem contra a mão de Deus se apóiam em punições mais severas, pois os réprobos não se submetem ao jugo quando Deus deseja corrigir sua dureza e obstinação. Mas aqui Deus anuncia que ele não será tão severo a ponto de não consultar a segurança deles. Mas essa contradição pode perturbar muitos, já que Deus destinou o povo e os falsos profetas à destruição, pois isso parece tornar vã sua aliança. Mas ele evita essa pergunta e diz que, uma vez que deveria exigir tais penas severas dos desprezadores de sua palavra e dos apóstatas, esse rigor seria útil para a Igreja. Agora entendemos o significado do ditado, a casa de Israel não deve mais errar : caso contrário, sua obstinação era incurável; e, a menos que Deus os tivesse despertado seriamente, eles nunca seriam trazidos de volta ao caminho por sua própria vontade. Aqui, portanto, Deus obliquamente repreende a dureza de seu povo, porque eles não podiam ser instruídos, exceto por punição. Pois de fato são incorrigíveis aqueles filhos que, enquanto o pai os ama e os entrega, o desprezam e pioram com a indulgência. Disso Deus agora reclama agora que os filhos de Israel eram tão intratáveis ??que não podiam suportar a destruição, a menos que ele descesse com o máximo rigor. Pois era um espetáculo muito triste que a verdade de Deus fosse corrompida e adulterada por mentiras, e que o povo, com aqueles que lhes impunham, perecesse completamente. Mas agora ouvimos dizer que havia apenas um remédio, já que os filhos de Israel eram indomáveis, a menos que fossem completamente destruídos. Ele agora acrescenta, a partir de mim: uma frase digna de nota, pois aqui reunimos, que assim que nos inclinamos muito pouco a seguir a Deus, vagamos por erros: pois nunca devemos nos manter no caminho certo, a menos que sigamos a Deus isto é, a menos que tenhamos a intenção de alcançar o fim que Ele nos propõe: e então, a menos que nossos olhos estejam voltados para a direção que ele aponta, para que não dobremos a mão direita ou a esquerda. Portanto, estaremos além de qualquer perigo de vagar se seguirmos a Deus: por outro lado, se nossas mentes se voltarem para um lado ou para outro, e não formos mantidos em obediência a Deus somente, o Profeta ensina que vagamos em erro , e que isso acabará sendo infeliz para nós. Quando ele fala da casa de Israel, ele não abraça, sem exceção, os que nascem de Jacó; pois os falsos profetas e os que os consultavam eram da linhagem de Jacó e tinham um nome naquela família. Mas já vimos o que foi decretado a respeito deles, a saber, que Deus os destruiria e os apagaria do meio de seu povo. Vemos então que eles não são; compreendido sob a descendência de Abraão ou a casa de Israel; mas isso é restrito ao remanescente do povo que Deus desejava poupar. Pois sabemos que sempre restava alguma semente, que a aliança que havia sido feita com Abraão poderia ser firme e sagrada. Essa sentença se refere adequadamente aos eleitos, que são chamados por Paulo o remanescente da graça. ( Romanos 11: 5. ) Mas Deus diz que o exemplo seria útil para os sobreviventes, uma vez que o castigo de outros os instruiria: e quando eles verem os falsos profetas perecerem, e devem reconhecer o notável julgamento de Deus em sua destruição, então eles lucrariam com isso. Agora entendemos o que o Profeta quer dizer com a destruição dos falsos profetas e daqueles hipócritas que desprezavam os verdadeiros profetas e se prostituíam para serem enganados pelos impostores: quando Deus os torna um exemplo de sua ira, o Profeta diz que a casa de Israel deveria obter vantagem de sua morte e lucrar com sua ruína total.

Agora ele acrescenta: E que eles não devem mais ser poluídos em toda a sua maldade . Aqui, ele propositalmente amplia o crime deles, para que ele possa aumentar ainda mais a misericórdia de Deus; pois se eles tivessem sido apenas moderadamente culpados, o perdão deles não fora tão notável. Mas o Profeta aqui os declara abandonados no pecado, e não os condena por um pecado, mas por muitos: ele diz que eles foram poluídos e contaminados em seus crimes : e quando a misericórdia de Deus é estendida a esses, descobrimos com certeza quão inestimável isto é. Finalmente, vamos aprender com esta passagem que Deus não apenas perdoa homens que transgridem, mas levemente pela falta de pensamento e erro, mas também é misericordioso com os abandonados que são condenados por muitas iniqüidades. Ele diz que eles podem ser meu povo e eu posso ser seu Deus. Deus já havia adotado toda a semente de Abraão, e todos foram circuncidados a um homem; e assim eles prestaram pessoalmente o testemunho e o pacto do favor paterno de Deus. Visto que, portanto, eles já eram o povo de Deus e eram considerados membros da Igreja, o que pode significar que eles serão o meu povo? Pois Deus parece aqui prometer-lhes algo novo. Mas, por essa forma de discurso, o Profeta marca sua declinação e manifesta seus desertos. Pois, embora Deus os considerasse dignos de tal honra que os reconhecesse entre seu povo eleito, eles se expulsaram por sua própria depravação. Pois, como toda a religião entre eles era corrupta, a adoração a Deus foi profanada, toda a sua lei quase enterrada, e elas foram separadas o mais longe possível de Deus, como veremos mais adiante. Por parte de Deus, a adoção permaneceu firme: mas aqui Ezequiel considera sua condição se eles realmente a consideram, a saber, como algo de estranhamento, uma vez que sua própria maldade os cortou: daí ele fala como um novo benefício quando ele diz que eles deveriam ser para um povo quando se arrependessem.

O segundo capítulo de Oséias nos ajudará a entender isso mais claramente, quando se diz:

“Vou chamá-los de meu povo que não é meu povo,
e seu amado que não é amado. ” ( Oséias 2:23 .)

Para o Profeta foi ordenado entrar em uma casa imprópria e tomar uma mulher impura e gerar filhos: ele diz que nasceu um filho a quem Deus deu o nome de ????? , lagnemi , não será o meu povo; filha nasceu, ela não era digna de amor. Lá Oséias significa que os judeus foram cortados da raiz sagrada, e ele fala não de um ou dois, mas de toda a raça; pois eles não eram o povo de Deus nem uma filha amada. Depois, quando reconciliados, eles começam novamente a ser o povo de Deus e uma filha amada. Paulo não adapta essa sentença ao chamado dos gentios de maneira imprudente: ( Romanos 9:25 ,) a saber, que não havia diferença entre judeus e gentios, uma vez que os primeiros foram rejeitados. Seja o que for, vemos que aqueles que tinham um lugar e um nome entre o povo de Deus, e quem ele havia escolhido para si, foram expulsos e se tornaram estranhos por sua própria culpa. Assim, eles começam a ser novamente o povo de Deus quando se arrependem e Deus os recebe em favor. A conclusão é que eu os restabelecerei novamente, para que meu convênio seja renovado de alguma forma, para que eles sejam meu povo como antigamente; e eu posso ser para eles um Deus, pois , por seu próprio desvio, eles mereciam ser tratados como estranhos inteiros. Além disso, é bom lembrar o que dissemos em outro lugar, que sob essas palavras está contido o que pertence à felicidade sólida. Pois se Deus nos reconhece como seu povo, temos certeza de nossa salvação, como quando ele declara que será nosso Deus enquanto o invocamos como pai. Mas quem invocar o nome do Senhor será salvo. ( Joel 2:32 ; Atos 2:21 ; Romanos 10:13 .) Então devemos lembrar que a célebre frase do profeta Habacuque: Você é o nosso Deus: não morreremos. ( Habacuque 1:12 .) Por fim, não temos mais nada a desejar em relação à plenitude de todas as coisas boas e confiança na vida eterna, a não ser que Deus nos conte entre seu povo, para que nos seja aberto um acesso livre. para ele em oração. Segue-se –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *