Estudo de Ezequiel 14:7 – Comentado e Explicado

Se efetivamente sucede a algum israelita ou, também, a algum estrangeiro que more em Israel afastar-se de mim e instalar ídolos no coração, conservando diante dos olhos o que o faz cair no pecado, e depois se dirigir a um profeta para me consultar por seu ministério,
Ezequiel 14:7

Comentário de Albert Barnes

O estrangeiro – Aqueles que peregrinavam entre Israel, embora não fossem de Israel, eram obrigados a abster-se do culto aos ídolos Levítico 17:10 ; Levítico 20: 2 .

Sozinho – Ou, como em Ezequiel 14: 4 , “segundo” a mim mesmo. Quem vem inquirir com o coração cheio de idolatria terá sua resposta,

(1) “segundo a multidão de seus ídolos” – em ilusão,

(2) “segundo a santidade de Deus” – em castigo.

A pergunta foi hipócrita e irreal – mas Deus responderá não pela boca, mas pela mão, não pela palavra, mas pela ação, não pela fala, mas por um flagelo.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 14: 7 . Do estrangeiro Do prosélito que peregrina em Israel, que se afasta, etc. Por mim mesmo, Jeová lhe responderei, mesmo por mim.

Comentário de Adam Clarke

E vem a um profeta – geralmente significa um falso profeta.

Eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo – descobrirei a ele, por meu verdadeiro profeta, quais serão os frutos de seus caminhos. Assim, enquanto seus falsos profetas lhes asseguravam paz e prosperidade, os profetas de Deus previam as calamidades que depois caíram sobre eles. No entanto, eles acreditavam nos falsos profetas em preferência ao verdadeiro. Acabe, prestes a se envolver com os sírios, que possuíam Ramote-Gileade, perguntou a Micaías, o profeta do Senhor, sobre o evento; quem lhe disse que ele deveria perder a batalha. Ele então perguntou a Zedequias, um falso profeta, que lhe prometeu uma vitória gloriosa. Acabe acreditou que o último, marchou contra o inimigo, foi derrotado e morto na batalha, 1 Reis 22:10 , etc.

Comentário de E.W. Bullinger

responderá, & c. = e sendo respondido por ele em mim mesmo: ou seja, comparando seus ídolos comigo. Veja nota em Ezequiel 14: 4 .

Comentário de John Calvin

Ezequiel volta novamente às ameaças, porque as exortações não foram suficientemente eficazes com essas endurecidas; pois vimos que eles eram obstinados em seus vícios e quase como bestas indomáveis. Pois, a menos que o julgamento de Deus tivesse sido posto diante deles, havia apenas um pequeno fruto de ensino e exortação. Esta é a razão pela qual Deus aqui coloca diante deles sua vingança : um homem, um homem, diz ele, ou um estrangeiro que peregrina entre Israel. Quando ele acrescenta estranhos, sem dúvida fala dos circuncisos que professavam ser adoradores do Deus verdadeiro e, portanto, submetidos à lei para se abster de todas as impiedades. Pois havia dois tipos de estrangeiros, aqueles que negociavam negócios lá, mas eram homens profanos, continuando incircuncisos. Mas havia outros que não nasceram da raça sagrada e não eram indígenas no solo, mas que haviam sido circuncidados e, no que dizia respeito à religião, haviam se tornado membros da Igreja; e Deus deseja que sejam estimados na mesma classe e categoria que os filhos de Abraão. A lei será a mesma para o estrangeiro e para o nascido em casa, onde quer que a promessa seja cumprida ( Números 15:15 ), e o mesmo sentimento se repete em muitos lugares. Assim, a palavra estrangeiros deve agora ser explicada. Mas essa circunstância exagera o crime do povo escolhido. Pois se alguém se estabeleceu na terra de Canaã e adotou a lei de Deus, este foi um evento acidental: mas os israelitas eram por natureza herdeiros da vida eterna, pois a adoção continuou por eras sucessivas. Desde então, eles nasceram filhos de Deus, e foi mais vergonhoso se afastar de sua adoração. E assim, quando Ezequiel aqui repreende gravemente os estrangeiros, ele mostra o quão mais atroz o crime foi no caso daqueles que estavam vinculados por um vínculo mais sagrado à adoração a Deus. Ele diz e foi separado de mim. Ontem, o Profeta disse ???? , megneli , de perto ou de mim: aqui, ele expressa mais claramente a declinação, quando os homens rejeitam o ensino da lei, e mostra abertamente que eles não obedecem a Deus. Pois diz-se que ele segue a Deus ou anda atrás dele, que propõe a si mesmo Deus como um guia, e é dedicado a seus preceitos, e se mantém no caminho indicado por ele. Assim, pela obediência da fé, seguimos a Deus ou andamos atrás dele: assim, retrocedemos quando rejeitamos sua lei e estamos abertamente indispostos a suportar seu jugo por mais tempo. Por isso, ele mostra de que tipo é a separação das pessoas ou dos indivíduos de Deus, a saber, quando eles se recusam a seguir sua lei. Os israelitas de fato desejavam que Deus sempre permanecesse unido a eles, mas eles fizeram o divórcio, embora o negassem: portanto, o Profeta lhes separa de antemão esse apoio de retroceder, quando ele diz que eles se separaram de Deus por não segui-lo.

Por fim, ele repete o que vimos ontem, aquele que fez com que seus ídolos subissem ao seu coração, aquele que colocou a pedra de tropeço de sua iniqüidade diante de seu rosto , isto é, se afogou em suas próprias superstições, para que seus ídolos dominassem em seus coração: por fim, aquele que é tão avançado na audácia que não escondeu seu desejo de se opor ao Todo-Poderoso: se alguém, diz ele, veio a um profeta para consultá-lo em mim , ou em meu nome, responderei . Ele confirma o que vimos ontem, que não podia mais suportar os hipócritas que se iludiam com tanto orgulho. E certamente, quando eles adoravam abertamente ídolos e eram multados com muitas superstições, que audácia e orgulho era consultar verdadeiros profetas? É como se uma pessoa quisesse apenas insultar e criticar um médico, e não apenas carregá-la com censuras, mas cuspir na cara dele: e depois pedir conselhos, dizendo: “O que você aconselha? eu fazer? Como devo ser curado desta doença? ” Tal orgulho não podia ser carregado entre homem e homem. Como então Deus permitirá que tais reprovações fiquem impunes? Por esse motivo, ele diz que responderia , mas à sua maneira, como se dissesse – eles procuram lisonjas, mas eu responderei em mim mesmo : isto é, em meu caráter natural. Não vou mudá-lo de acordo com o seu prazer, pois eles mudam meu caráter por suas ficções, mas são enganados: nada aproveitam quando esperam que eu responda de acordo com seus pontos de vista: vou responder, diz ele, em mim ; isto é, eles sentirão que a resposta procede de mim e não terão motivos para pensar que meus servos serão submissos a eles, pois estão acostumados a abusar dos falsos profetas que compram como recompensa, porque são venais. Pois quando alguém é venal, é obrigado a bajular como um escravo. Pois não há liberdade senão em uma consciência boa e reta. Portanto, Deus aqui separa seus servos dos impostores que fazem trocas de lisonjas. Agora segue –

Comentário de John Wesley

Pois cada um da casa de Israel, ou do estrangeiro que peregrina em Israel, que se separa de mim, e põe seus ídolos em seu coração, e coloca diante de si a pedra de tropeço de sua iniqüidade, e vem a um profeta. pergunte a ele sobre mim; Eu, o Senhor, lhe responderei por mim mesmo:

O estranho – Todo prosélito.

Eu, o Senhor – Ele encontrará pela resposta: ‘não era o profeta, mas Deus que respondeu: tão terrível, perspicaz e surpreendente será a minha resposta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *