Estudo de Ezequiel 17:2 – Comentado e Explicado

Filho do homem, propõe um enigma, apresenta uma parábola à casa de Israel.
Ezequiel 17:2

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 17: 2 . Faça um enigma ou seja, uma metáfora contínua ou discurso figurativo; uma alegoria. Os profetas freqüentemente oferecem suas instruções sob esse tipo de parábolas enigmáticas. Nosso Salvador obedeceu a esse gosto dos orientais em seu Evangelho. Veja Calmet.

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 17: 2 . Filho do homem, faça um enigma – Uma metáfora contínua ou discurso figurativo: uma alegoria. Os profetas freqüentemente entregavam suas instruções dessa maneira, sendo bem calculados para atrair a atenção de seus ouvintes ou leitores e para causar uma impressão profunda e duradoura em suas mentes. Era um modo de ensino peculiarmente adaptado ao povo do leste e, portanto, frequentemente adotado por seus instrutores, inspirados ou não. É sabido que nosso Senhor freqüentemente o usava na pregação de seu evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Filho do homem, faça um enigma – Riddle, anglo-saxão, do divino; algo que deve ser curiosamente investigado e peneirado, para descobrir o significado; e, portanto, enigma, uma espécie de peneira grossa para limpar o milho, para separar palha e palha grossas do grão puro. Um instrumento usado anteriormente para adivinhação. Isso não está muito longe do hebraico ???? chidah , do d chad , para penetrar; não aquilo que penetra na mente, mas que devemos penetrar para descobrir o sentido.

Comentário de E.W. Bullinger

Filho do homem . Veja a nota em Ezequiel 2: 1 .

enigma = enigma. Hebraico. chidah = um problema difícil ou complexo proposto para solução. , Judges 14:17 , Judges 14:18 , Judges 14:19 (= riddle). Ocorre nos Juízes 14: 1 , Juízes 14: 2 , Juízes 14:13 , Juízes 14:14 , Juízes 14:15 , Juízes 14:16 , Juízes 14:17 , Juízes 14:18 , Juízes 14:19 (= enigma) . Números 12: 8 . 1 Reis 10: 5 . 2 Crônicas 9: 1 (= declarações sombrias). Salmos 49: 4 . Provérbios 1: 6 , etc. Distinto de uma “parábola” . Compare os Salmos 78: 2 (= declarações sombrias). Daniel 8:23 . Habacuque 2: 6 (= “provérbio”).

parábola = a comparação de uma coisa com outra. Não é o mesmo que “enigma” (enigma).

Comentário de John Calvin

Mas venho às palavras Filho do homem, enumeradas em enigma : o substantivo e o verbo se respondem mutuamente, portanto, qualquer um pode, se por favor proferir as palavras do Profeta, dizendo enigmatizar um enigma: o Profeta aqui fala de linguagem alegórica, ???? , chideh , significa o mesmo que “alegoria”, onde as palavras são diferentes do sentido, isto é, onde o sentido é envolvido em involuções obscuras: mas sabemos que Deus às vezes falava enigmaticamente quando não queria ser entendido pelos ímpios e incrédulos. Mas aqui a obscuridade da sentença tem outro significado, a saber, que os judeus devem ser acordados e que essa profecia deve penetrar em suas mentes: conhecemos sua extrema dureza e, portanto, se o Profeta tivesse falado de maneira simples e em seu idioma de costume, eles não tinha sido tão atencioso. Portanto, é por essa razão que Deus ordena que ele fale enigmaticamente. Ele agora acrescenta, vemeshel meshel . Sabemos que meshel é uma sentença notável, e é a palavra usada por Salomão como título de seus provérbios: mesh? , meshel , então, significa o mesmo que apotema: mas às vezes é tomada por semelhança: e neste lugar Deus assim denuncia destruição sobre os israelitas em uma alegoria, para ilustrar sua língua por uma comparação, pois, caso contrário, teria sido obscura. Seja como for, Deus prefaciou seu endereço, para que os judeus pudessem reconhecer que a mensagem não era comum, mas que isso deveria afetá-los seriamente. A razão usual para falar enigmaticamente não é boa aqui, a saber, que os judeus não eram dignos da doutrina da salvação, uma vez que o Profeta muito em breve explicará o que ele havia dito até então em figura e alegoria. Na verdade, é verdade que Cristo falou em parábolas ao povo, porque somente os discípulos eram capazes de um ensino familiar e puro. Dos incrédulos, também, Isaías diz: A profecia será para você um livro selado. Por isso, falarei com esse povo em uma língua estranha e bárbara, e eles não irão além dos rudimentos. ( Mateus 13: 0 ). Mas, como eu disse, a obscuridade desse ensino era apenas uma preparação, para que as pessoas prestassem atenção estrita ao assunto aqui colocado diante deles.

Comentário de John Wesley

Filho do homem, ergue um enigma e fale uma parábola à casa de Israel;

Um enigma – um ditado sombrio.

A casa de Israel – Os restos da casa de Israel, seja das dez ou das duas tribos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *