Estudo de Ezequiel 18:21 – Comentado e Explicado

Se, no entanto, o mau renuncia a todos os seus erros para praticar as minhas leis e seguir a justiça e a eqüidade, então ele viverá decerto, e não há de perecer.
Ezequiel 18:21

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 18: 21-23 . Mas se os iníquos se afastarem de todos os seus pecados – isto é, se arrependam e produzem frutos dignos de arrependimento. Ele certamente viverá – Ele escapará do castigo: ele será perdoado, e tudo ficará bem com ele no tempo e na eternidade; como se ele dissesse: Deus está longe de punir os pecados dos pais culpados de seus filhos inocentes, como é objetado acima, que é certo que ele não castiga nem mesmo os culpados por seus próprios pecados, quando eles se arrependem e os abandonam. . Nosso Deus, que perdoa misericordiosamente o penitente por seus próprios pecados, não poderá, nem por um momento, acusar crianças inocentes, ou quaisquer outras pessoas, dos pecados que não são seus. Todas as suas transgressões – isto é, não uma de todas as suas transgressões; será mencionado a ele – ou lembrado contra ele; isto é, imputado ou punido nele; eles serão como se tivessem sido esquecidos. Diz-se nas Escrituras que Deus se lembra dos pecados dos homens quando os pune, e não se lembra deles quando os perdoa: ver Jeremias 14:10 ; Jeremias 31:34 . Tenho algum prazer, etc., de que os iníquos morram? “É um prazer para mim que os homens sejam maus; ou que aqueles que agora são homens maus devem morrer para sempre? Não é meu desejo que os homens se arrependam e que o arrependido viva? Não é essa a soma do meu evangelho que eu envio ao mundo? Não clamo, clamo e processo aos homens que eles voltem dos seus pecados e sejam salvos? ” – Bishop Hall. Não é da natureza de Deus, que é infinitamente santo e gracioso, ter prazer na profanação e miséria de qualquer uma de suas criaturas. Não condiz com a sabedoria e retidão do legislador eterno e soberano soberano do mundo, deliciar-se ao ver suas leis violadas, os direitos de seu governo violados e seus súditos punidos. E não pode consistir com o amor ilimitado do Todo-Poderoso Pai do universo, ter prazer em testemunhar a miséria de seus filhos; ou com a infinita misericórdia do Redentor e Salvador da raça decaída de Adão, para deleitar-se em ver aqueles perecerem por cuja salvação ele deu seu Filho para morrer. Pelo contrário, ele deseja que todos os homens sejam salvos e, para isso, cheguem ao conhecimento da verdade, e não deseja que alguém pereça, 1 Timóteo 2: 4 ; 2 Pedro 3: 9 . É verdade que Deus decidiu punir os pecadores que continuam pecando; sua justiça exige isso; e, de acordo com isso, pecadores impenitentes permanecerão para sempre sob sua ira e maldição. Essa é a vontade de seu decreto, sua conseqüente vontade, mas não é sua vontade antecedente, a vontade de seu deleite e bom prazer. Pois, embora a justiça de seu governo exija que os pecadores morram, a bondade de sua natureza faz com que ele escolha muito mais do que abandonar seus caminhos e viver; e ele fica indizivelmente mais satisfeito quando sua misericórdia é glorificada na salvação deles do que quando sua justiça é glorificada na condenação deles. Daí aquele desejo afetuoso, Deuteronômio 5:29 , que houvesse um coração neles, para que eles me temam, etc., sempre, para que seja bom com eles e com seus filhos para sempre!

Comentário de Adam Clarke

Mas se o ímpio se afastar de todos os seus pecados – E depois andar segundo o caráter dos justos já especificados, ele encontrará misericórdia e será salvo para sempre? Sim.

Comentário de E.W. Bullinger

todos os seus pecados . O texto hebraico diz “qualquer pecado dele” ; mas a margem, alguns códigos e duas primeiras edições impressas, liam “todos os seus pecados”.

ele não morrerá. Observe a figura do discurso Pleonasmo (App-6), aqui. Alguns códigos, com uma edição impressa inicial, Septuaginta, Siríaca e Vulgata, lêem “e não morrem” .

Comentário de John Calvin

Nesta sentença, Deus propõe a esperança do perdão, e convida e exorta a penitenciar todos os transgressores de sua lei. Mas essa doutrina é especialmente digna de nota, que Deus estende seus braços e está preparado para encontrar e receber todos os que se dedicam a bons frutos: pois o desespero nos leva à loucura e depois endurece nossos corações pela obstinação abandonada. Por isso, é necessário que Deus estenda sua mão para nós e nos anime à penitência. Este é o significado desta passagem dos Profetas, assim que o ímpio se afastar de sua impiedade, Deus estará em paz com ele. Agora vemos que não há desculpa para nós se esse convite humano de Deus não nos suscitar quando ele testemunha que é propício a nós quando desejamos sinceramente ser reconciliados com ele. Mas ele aqui exige sério arrependimento quando diz que, se o ímpio se afastou de sua impiedade e manteve meus estatutos, e fez justiça e julgamento, ele viverá , diz ele. Pois uma espécie de meia conversão é discernida em muitos que pensam que assim estão seguros diante de Deus, mas são grandemente enganados; pois muitas misturam virtudes com vícios e imaginam sua culpa apagada, se puderem apresentar algo tão digno de louvor. Mas é como se alguém oferecesse vontade enlameada ao seu mestre, porque ele a misturara não apenas com resíduos, mas também com sujeira: assim são todas as obras daqueles que não descartam todos os desejos depravados e se esforçam para libertar-se de toda a corrupção da carne. Assim, o que é ensinado aqui é digno de nota, a saber, que o início da conversão ocorre quando alguém renuncia a si mesmo e a seus próprios desejos. Mas é necessário acrescentar outra parte do dever: quando alguém se despedir de seus vícios, ele deve se dedicar obedientemente a Deus. O Profeta une os dois, portanto, uma vez que um não pode ser separado do outro. Portanto, o Espírito aqui em breve define o que é a conversão verdadeira e legítima. Ele diz que quando alguém é assim convertido, sua vida é preparada para Deus, pois Deus esquecerá todos os seus pecados. Esta é uma confirmação da doutrina; pois Deus não pode ser suplicado enquanto ele nos imputar os pecados; portanto, para que possamos determinar que ele é propício a nós, ele promete, assim que nos arrependermos, que todos os nossos pecados sejam enterrados e não mais entrem em pecado. lembrança. Mas essa é a incomparável bondade de Deus, já que ele se esquece de todos os nossos pecados assim que nos vê sinceramente desejosos de retornar a ele. No geral, Ezequiel declara que todos os penitentes passam ao mesmo tempo da morte para a vida, pois Deus apaga todas as suas transgressões pelo esquecimento voluntário. Depois segue –

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *