Estudo de Ezequiel 20:26 – Comentado e Explicado

eu os tornei impuros por suas oferendas – quando faziam passar seus primogênitos pelo fogo – para puni-los e dar-lhes a conhecer que eu sou o Senhor.
Ezequiel 20:26

Comentário de Albert Barnes

Para passar – A palavra também significa “separar”, como o primogênito do Senhor Êxodo 13:12 . Eles foram convidados a “separar” seus machos primogênitos para o Senhor. Eles “os fizeram passar pelo fogo” para Moloch. Um exemplo da perversão das leis de Deus.

Versículos 27-31

A provação na terra de Canaã, desde a sua entrada até o dia de Ezequiel.

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 20:26 . E eu os poluí , etc. – A interpretação comum, diz o bispo Warburton, é a seguinte: “Eu permiti que eles caíssem naquela desumanidade perversa, pela qual eles foram poluídos e contaminados, ao fazer seus filhos passarem pelo fogo para Moloch, a fim de arrancá-los e destruí-los completamente “. Mas essa explicação já foi exposta na nota do versículo anterior; e há outro, que exatamente corresponde ao sentido dado a esse versículo, que completa a narrativa. Para entender então o que esse formidável texto visa, devemos considerar o contexto como foi explicado acima. Os versículos 21 e 22 contêm os propósitos de Deus para julgamento e misericórdia em geral. Os dias 23, 24 e 25 explicam em que consistia o julgamento pretendido e como a misericórdia predominante foi qualificada. Os israelitas deveriam ser perdoados [como nação], mas serem mantidos sob o jugo de uma lei ritual descrita apenas em geral pelo título de Estatutos que não era bom. O versículo 26 abre ainda mais a questão e explica a natureza e a genialidade do jugo, juntamente com seus efeitos, tanto salutares quanto desagradáveis: o salutário, por constituir uma barreira à idolatria, cuja parte mais enorme era a de que ele dá uma amostra “, fazendo com que seus filhos passem pelo fogo para Moloch;” os tristes, pois provocaram sua desolação quando foram privados do culto no templo. Mas, para ser mais particular, eu os poluí em seus próprios dons: por dons que podemos entender, aquela homenagem (universalmente expressa no mundo antigo por ritos de sacrifício) que um povo devia a seu Deus. E como esses presentes foram poluídos? Por um ritual multiforme, que, opondo-se às idolatrias das nações, era prescrito em referência a essas idolatrias; e, conseqüentemente, recebeu milhares de cerimônias respeitando a escolha do animal; as qualidades e purificações dos sacrificadores; e a direção e eficácia de cada oferta específica. Esse relato de sua poluição por esse ritual responde exatamente ao caráter desse ritual [ estatutos não são bons, etc.] no versículo anterior. A seguir segue a razão de Deus poluindo-os com seus próprios dons – na medida em que eles fizeram passar pelo fogo tudo o que abre o útero; isto é, o ritual poluidor foi imposto como punição e também como uma barreira às idolatias, caracterizada por esse mais enorme e horrível de todos, a causa de seus filhos passarem pelo fogo para Moloch. Depois segue a circunstância humilhante deste jugo ritual: – que eu possa fazê-los desolados; isto é, eles deveriam, mesmo quando mais o desejavam, ser privados de seus meios mais solenes de relação com Deus e o rei. Um verdadeiro estado de desolação! Para entender o que, devemos considerar, que no momento em que essa profecia foi proferida, os judeus, por suas iniqüidades acumuladas, estavam acelerando o castigo dos setenta anos de cativeiro; que sem dúvida o profeta tinha nos olhos. Agora, pela constituição peculiar da lei ritual, sua religião tornou-se, por assim dizer, local: todos os sacrifícios deveriam ser oferecidos em Jerusalém; de modo que, quando foram levados cativos para uma terra estrangeira, o meio mais solene de relação sexual em Jerusalém aquele tempo entre Deus e o homem, o sacrifício matutino e vespertino, foi inteiramente interrompido: e assim, por meio da lei ritual, eles foram enfaticamente considerados desolados. O versículo termina dizendo-nos para que fim esse castigo foi infligido: – Para que eles saibam que eu sou o Senhor. Como isso apareceria nas instalações? muito evidentemente. Pois se, enquanto estavam em cativeiro, estavam sob um interdito e sua religião em estado de suspensão, e ainda assim deveriam continuar o povo selecionado de Deus (pois o escopo de toda a profecia é para mostrar, apesar de tudo isso). provocações, Deus ainda trabalhava por causa de seu nome ); então, para serem restaurados à religião deles, deveriam ser restaurados em sua própria terra; que obra profetiza sempre descreve como uma das maiores manifestações do poder de Deus; sua redenção do cativeiro assírio em particular, sendo frequentemente comparada pelos profetas à do egípcio. A partir daí, portanto, todos os homens poderiam saber e coletar que o Deus de Israel era o Senhor. Este famoso texto pode então ser parafraseado de maneira apropriada: “E eu os poluí com seus próprios dons, porque eles fizeram passar pelo fogo tudo o que abre o útero, para que eu os faça desolados, a fim de que eles saibam que Eu sou o Senhor: “isto é, carreguei o culto religioso que, devido a mim, como seu Deus, com várias cerimônias opulentas, para punir o passado e se opor às idolatias futuras; o mais abominável era que eles faziam seus filhos passarem pelo fogo para Moloch. E mais, para que eu tenha sempre em mãos a lei cerimonial, como instrumento de punições ainda mais severas, quando toda a medida de suas iniqüidades as trouxerem em cativeiro em uma terra estranha, tão inventado pela constituição de sua religião, que ele deveria permanecer sob um interdito e que todas as relações sexuais declaradas fossem cortadas entre mim e eles; da qual o mal necessariamente surgiria essa vantagem – uma ocasião para manifestar meu poder aos gentios, trazendo meu povo novamente, depois de um tempo fixo de punição, para sua própria terra. Aqui vemos o texto, assim interpretado, conecta e completa toda a relação, relativa à imposição da lei ritual, e sua natureza e conseqüências, de Ezequiel 20: 21-26 inclusive; e abre a história em graus adequados, exigidos por aquelas composições justas e elegantes. Somos primeiro informados do julgamento ameaçado e da misericórdia predominante em geral: somos informados da natureza específica desse julgamento e das circunstâncias que atendem à misericórdia concedida: e, por fim, o profeta explica a natureza e a genialidade dessa circunstância correspondente. , juntamente com seus efeitos adversos e benignos. Veja Div. Perna. vol. 3: p. 401

Comentário de Adam Clarke

Poluí-os com seus próprios dons – permiti-lhes poluir-se pelas ofertas que fizeram aos seus ídolos. Fazer com que seus filhos passassem pelo fogo era uma dessas poluições; mas, Deus alguma vez lhes deu estatuto ou julgamento desse tipo? Não. Ele sempre investe contra essas coisas, e elas causam o seu maior desagrado e maldição. Veja em Ezequiel 20:31 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

Não há dúvida de que Deus aqui continua a mesma doutrina ‘, portanto, concluímos que leis prejudiciais foram dadas ao povo quando adotaram vários erros e adoraram ídolos de sua própria fabricação em vez de Deus: por isso, acrescenta-se, eu os poluí em seus dons . Isso, então, foi acrescentado pelo Profeta, para que os judeus não objetassem que não haviam rejeitado completamente a adoração a Deus; pois eles misturaram as cerimônias das leis com as ficções dos gentios, como vimos antes, e o Profeta repetirá em breve: assim eles pensaram que cumpriram seu dever para com Deus, embora acrescentassem misturas próprias. Aqui o Profeta os encontra e corta todas as ocasiões para se desviar, uma vez que foram poluídos em seus dons, e nada era puro ou sincero quando eles assim corrompiam os preceitos de Deus por seus comentários. No entanto, eles diariamente ofereciam seus dons e professavam apresentá-los ao verdadeiro Deus; no entanto, eles não obtiveram vantagem, porque Deus abominou misturas desse tipo, como dissemos anteriormente; pois ele não suporta ser adorado pela vontade dos homens, mas deseja que seus filhos se contentem simplesmente com seus mandamentos. Agora, percebemos o significado do Profeta – Deus os polui em seus dons ; isto é, torna seus presentes poluentes sempre que pensam que cumprem seu dever; – mas como? por que, ele diz, quando eles fazem com que o que abre o útero passe. (280) Aqui o Profeta toca em apenas um tipo de superstição, mas, por uma figura de linguagem, ele quer dizer todos os tipos, pelos quais os judeus viciaram a adoração pura de Deus; pois essa superstição era muito detestável: passar seus filhos pelo fogo e consagrá-los aos ídolos. Mas nesta passagem, Deus fala apenas dos primogênitos, de modo a exagerar grandemente o crime: essa cerimônia era de fato geral; mas desde que Deus reivindicou o primogênito como seu, e desejou que eles fossem redimidos a um preço fixo ( Êxodo 13: 2 , Êxodo 22:29 e Êxodo 34:19 ), e por esse ato desejou a lembrança de seus filhos. redenção a ser mantida, uma vez que todos os primogênitos de Israel, assim como animais, haviam escapado, enquanto os egípcios pereceram ( Números 3:13 e Números 8:16 ), não era monstruoso passar através do fogo, e oferecer aos ídolos aqueles que eram especialmente devotados e sagrados a Deus? Vemos, então, que o Profeta não fala em vão do primogênito.

Que eu devo destruir você, diz ele , e eles devem saber que eu sou Jeová. Deus aqui mostra que ele havia procedido gradualmente à vingança final; e por esse motivo, o povo era mais condenado por estupidez, pois nunca percebia os julgamentos de Deus manifestos. Se Deus tivesse repentinamente e impetuosamente emitido sua vingança do céu, o espanto dos homens não seria maravilhoso; mas quando ele lhes concede espaço de tempo e uma trégua para que possam pesar o assunto à vontade, e os admoesta ao arrependimento, não apenas uma vez, mas muitas vezes; e então, se permanecem sempre os mesmos e não são afetados, mostram-se totalmente desesperados por essa preguiça, como o Profeta agora afirma. Mas, quando acrescenta, para que saibam que eu sou Jeová , ele quer dizer que, como não era reconhecido pelos pais como pai pelos judeus, ele seria o juiz deles e os obrigaria a sentirem ou não a natureza formidável disso. poder que eles desprezavam. Como já tratamos esse assunto completamente antes, passamos a ele com mais leveza. No entanto, devemos notar isso, que Deus é reconhecido pelos réprobos, uma vez que, quando sua bondade paterna é há muito tempo desprezada por eles, ele finalmente aparece como juiz, e os atrai contra sua vontade para seu tribunal, e executa sua vingança, para que eles não possam escapar. Segue-se –

Comentário de John Wesley

E eu os poluí com seus próprios dons, pois eles fizeram passar pelo fogo tudo o que abre o ventre, para que eu os faça desolados, a fim de que saibam que eu sou o Senhor.

Poluído – eu permiti que eles se poluíssem.

Pode saber – Seja forçado a possuir, que o Senhor é um rei poderoso em punir aqueles que não o teriam um rei gracioso em governá-los.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *