Estudo de Ezequiel 47:12 – Comentado e Explicado

Ao longo da torrente, em cada uma de suas margens, crescerão árvores frutíferas de toda espécie, e sua folhagem não murchará, e não cessarão jamais de dar frutos: todos os meses frutos novos, porque essas águas vêm do santuário. Seus frutos serão comestíveis e suas folhas servirão de remédio.
Ezequiel 47:12

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 47:12 . Cuja folha não desbotar Floresce como as árvores do paraíso; um emblema muito apropriado dos justos e fiéis; ainda produzindo frutos para a santidade, e cujo fim é a vida eterna. Veja a descrição da nova Jerusalém, Apocalipse 22: 1-5 .

Comentário de Joseph Benson

Ezequiel 47:12 . E pelo rio, na sua margem, crescerão todas as árvores para a carne – Veja a nota em Ezequiel 47: 7 . Por essas árvores pode ser entendido, “as abundantes provisões do evangelho, as preciosas promessas da palavra sagrada e os privilégios dos crentes, comunicados às suas almas pelo Espírito vivificador. Estes abundam em cada lado do rio, onde quer que o evangelho seja pregado com sucesso; eles proporcionam nutrição e deleite para as almas dos homens; eles nunca desaparecem ou murcham; eles são variados, de acordo com a variedade de circunstâncias e ocasiões na experiência dos cristãos; (como se uma árvore produzisse uma sucessão de diferentes tipos de frutas, durante os meses do ano;) e até as folhas servem como remédio para suas almas. As advertências e reprovações da palavra, e as correções salutares da vara de seu Pai, embora geralmente menos valorizadas e sempre menos agradáveis ??que as consolações divinas, ainda tendem a curar suas doenças e restaurá-las à santidade e felicidade. ” Scott.

A maioria dos expositores, no entanto, considera essas árvores como emblemáticas dos verdadeiros cristãos espirituais, denominados Isaías, árvores da justiça, o plantio do Senhor, Isaías 61: 3 , estabelecido pelos rios de água, pelas águas do santuário, Salmos 1. : 3 , enxertado em Cristo, a árvore da vida, e, em virtude de sua união com ele, também criou árvores da vida, enraizadas nele, Colossenses 2: 7 . Existe uma grande variedade dessas árvores, através da diversidade de dons com os quais são dotados por aquele Espírito que opera tudo em todos. Eles crescem na margem do rio, pois mantêm-se próximos das sagradas ordenanças, e através deles derivam seiva e virtude de Cristo. São árvores frutíferas, designadas como a figueira e a oliveira, para honrar com seus frutos Deus e o homem, 9: 9 . O seu fruto será para a carne, pois os lábios dos justos alimentam muitos, e os frutos da sua justiça são benéficos de muitas maneiras. As próprias folhas dessas árvores são para remédios ou, como a margem diz, para machucados e feridas. Os verdadeiros cristãos, com seus bons discursos, as folhas das árvores da retidão, bem como com suas ações benéficas, que são seus frutos, fazem bem àqueles que os cercam: fortalecem os fracos e atam os de coração partido. Sua alegria faz bem como um remédio, não apenas para si mesmos, mas também para os outros. E a folha deles não desbotar – Eles serão capacitados, pela graça de Deus, a perseverar em sua piedade e utilidade, tendo não apenas vida em suas raízes, mas seiva em todos os seus ramos. Portanto, sua profissão não deve murchar, nem seu discurso perderá sua virtude curadora e fortalecedora. Nem seus frutos serão consumidos – Ou seja, eles não cessarão de dar frutos, mantendo ainda os princípios de sua fecundidade; mas a produzirá ainda na velhice. Ou, a recompensa de sua fecundidade permanecerá para sempre; eles produzirão frutos que serão abundantes em sua conta no aparecimento de Jesus Cristo, fruto da vida eterna. Eles produzirão novos frutos de acordo com seus meses – alguns em um mês e outros em outro; ou cada um deles dará frutos mensalmente; o que significa disposição, desejo, resolução e esforço constantes para dar frutos, e que eles nunca se cansarão de fazer o bem. E a razão dessa extraordinária fecundidade é que, porque suas águas saem do santuário – não se deve atribuir à própria sabedoria, poder ou bondade, ou a qualquer coisa em si, mas aos suprimentos contínuos da graça divina, com a qual eles são regados a todo momento, Isaías 27: 3 . Pois, quem quer que seja o instrumento de plantá-los, é a graça divina que aumenta.

O leitor observará que esta parte da visão de Ezequiel é evidentemente referida e quase copiada por São João, Apocalipse 22: 2 , que a aplica à salvação de Cristo, iniciada na terra e aperfeiçoada no céu. Toda essa passagem, de Ezequiel 47: 1-12 inclusive, como observa o bispo Newcome, “é uma das alegorias mais marcantes das Escrituras Hebraicas” e deve necessariamente ter um significado místico e espiritual, de que somos obrigados a conclui que todas as outras partes da visão, desde o início do século até a rumina do décimo terceiro capítulo, também devem ter esse significado; e que, seja qual for a alusão, a descrição do templo pelo profeta, suas cortes. etc., e a divisão da terra para o príncipe, sacerdotes e tribos, pode ter no templo de Salomão, ou no que foi construído após o retorno dos judeus da Babilônia e das antigas divisões do país; contudo, que a visão era principalmente destinada ao templo espiritual da Igreja Cristã e, em grande parte, prosperidade e glória nos últimos dias, quando a plenitude dos gentios entrar, e todo o Israel será salvo.

Comentário de Adam Clarke

Todas as árvores crescerão em busca de carne, cuja folha não desbotar – Uma descrição que convém aos justos, que ainda estão produzindo –

  1. Os frutos da fé.
  • Os frutos do Espírito.
  • Os frutos do amor a Deus, obediência à sua santa vontade e amor a todos os homens. Benevolência, misericórdia, caridade, bondade, etc.
  • A sua folha para medicina – Ver Apocalipse 22: 1-5 . Até as folhas, a santa profissão dos justos, são um remédio espiritual. A justiça é assim encorajada no mundo. A profissão aponta a salvação, pois mostra a natureza e suficiência dessa salvação; pois um credo justo contém todos os artigos da fé cristã.

    Comentário de E.W. Bullinger

    árvores para carne . “Árvores de carne” em hebraico. Genitivo de Relação. App-17. Compare Gênesis 2: 9 .

    consumido = falha.

    novo = maduro.

    medicina = cura. A provisão divina para preservar e restaurar a saúde naquele dia futuro, quando esta profecia será literalmente cumprida. Compare Apocalipse 22: 2 .

    Comentário de John Wesley

    E pelo rio à sua margem, deste lado e daquele lado, crescerão todas as árvores em busca de carne, cujas folhas não desbotarão, e seus frutos não serão consumidos; dará frutos novos conforme seus meses, porque as suas águas saíram do santuário; e o seu fruto será para a carne, e a sua folha para a medicina.

    Consumido – Nunca seja consumido, nunca decaia, sempre haverá frutos e o suficiente.

    Suas águas – Aqueles que os regavam.

    Emitido – E assim carregava uma bênção com eles.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *