Estudo de Ezequiel 5:13 – Comentado e Explicado

Darei livre curso à minha cólera, saciarei o meu furor contra eles, e me vingarei. E cairão na conta, quando eu tiver saciado o meu furor contra eles, de que foi por zelo e afeição que o falei, eu, o Senhor.
Ezequiel 5:13

Comentário de Thomas Coke

Ezequiel 5:13 . Assim será realizada minha ira Pois minha ira será cumprida, e então me confortarei quando minha fúria repousar sobre eles; e então saberão que eu sou o SENHOR, que na minha ira predisse estas coisas, quando a minha indignação se cumprisse sobre eles. Houbigant. As idéias e expressões neste versículo são emprestadas das paixões dos homens; que encontram alguma facilidade e descansam em suas mentes ao levar os ofensores a condenar a punição.

Comentário de Adam Clarke

Farei com que minha fúria descanse – Meu descontentamento e suas evidências não serão transitórias; eles serão permanentes sobre você e entre você. E isso não é terrivelmente verdadeiro até os dias atuais?

Comentário de John Calvin

Neste versículo, o Profeta apenas ensina o que ele havia dito antes, mas como forma de confirmação, a saber, que a vingança de Deus seria horrível e incessante até a destruição e extinção do povo. Há quem pense que isso foi interposto para que Deus atenuasse o rigor de sua vingança e, portanto, este versículo, segundo eles, contém uma promessa de perdão; mas é uma ameaça. Pois o que eles afirmam – que Deus faria cessar sua ira – não pode resistir. Pois depois saberão que eu Jeová o disse, quando tiver enchido minha ira ou ira contra eles. E o contexto, como veremos depois, refutará esse comentário. Que isso, então, permaneça fixo, que o Profeta aqui não promete ao povo qualquer mitigação de seu castigo, mas continua denunciando a vingança que ele mencionou anteriormente.

Primeiro, ele diz que deve ser preenchido: ??? , keleh, significa algumas vezes “terminar”, mas também “ser realizado”, “consumir” e também “ser consumido”. Nesse lugar, Deus significa que não deveria haver fim para os castigos até que ele estivesse satisfeito. A imagem é tirada de homens desejosos de vingança, cuja ansiedade não cessa até que se saciam de vingança. Deus, portanto, aqui se compara aos homens quando fala do fim ou cumprimento de sua ira. Agora ele acrescenta: farei com que minha fúria repouse sobre eles, ou seja, minha fúria será, por assim dizer, fixada sobre eles. Pois “descanso” não deve ser recebido aqui por “cessação”, pois se diz que a ira descansa quando se gasta, mas Deus deseja aqui marcar por seu Profeta a perseverança ou curso incansável de sua vingança. Minha ira, portanto, repousará sobre eles, isto é, não removerá nem passará; Dizem que Deus retira sua mão quando ele deixa de nos punir, mas aqui o resto de sua ira continua perpétua. Ele acrescenta: eu me confortarei. Aqui, Deus transfere para si mesmo o que não lhe pertence propriamente, pois ele não se deleita com a maneira dos homens quando se vinga da maldade; mas sabemos que o julgamento de Deus não pode ser compreendido, a menos que ele coloque o caráter do homem e, de alguma maneira, se transforme. Por isso, diz-se que ele recebe consolo na aprovação do julgamento justo. Pois esse conforto significa que Deus não pode suportar o desprezo por sua lei – então que a malícia do homem é tão desesperada, que o juiz deve finalmente aparecer em sua própria natureza; não que ele se entregue a quaisquer paixões, como é suficientemente conhecido, mas porque, de outra forma, não podemos concebê-lo como um juiz justo, a menos que se declare satisfeito com a vingança, quando vê homens tão completamente abandonados e fora de si, como não deveriam ser de outra maneira lembrou a penitência.

Depois, acrescenta, e eles saberão que eu Jeová o falei. Aqui Deus culpa obliquamente a estupidez do povo, porque eles não apenas desprezaram todas as profecias, mas também riram orgulhosamente de suas ameaças. Com frequência, então, quando os Profetas declararam a vingança e os julgamentos de Deus, eles deram material para o riso a um povo perverso e ímpio, e sua obstinação os cegou tanto que eles não pensaram que era Deus quem falou; pois supunham que apenas os homens seriam seus adversários e, portanto, sua ira contra os profetas. Pois se eles pensassem que tinham falado por inspiração divina, nunca ousariam se levantar contra eles com tanta loucura; mas porque eles pensavam que os Profetas pronunciavam publicamente seus próprios comentários, eles lutavam com eles no esquecimento de Deus. Os judeus, portanto, não o reconheceram. Mas vamos marcar a fonte de sua ignorância: eles afastaram seus sentidos de Deus por sua própria vontade, pois neste momento muitos não pensam que Deus fala quando sua verdade é mostrada abertamente nas Escrituras. Por que eles não pensam assim? porque eles não estão dispostos. Portanto, essa cegueira era voluntária e afetada, por assim dizer, nos povos antigos, pois imaginavam que as profecias não teriam efeito. Esta é a razão pela qual o Profeta diz: eles saberão que eu falei, porque, como diz o provérbio, a experiência é o professor do tolo; visto que, portanto, eles rejeitaram todas as ameaças, aconteceu que, pelo ensino da calamidade, perceberam tarde demais que Deus era o orador. E, portanto, existe uma antítese entre o conhecimento experimental e a cegueira que surge de uma disposição maligna e de um desprezo a Deus. Pois quando ele disser, eles saberão quando ele tiver cumprido sua ira, que esse conhecimento será tarde demais e infrutífero. Por fim, aqui Deus declara que ele infligiria punição justa à ignorância voluntária deles, da qual os judeus deveriam saber, quer eles o fizessem ou não, que as profecias contra as quais haviam fechado os olhos procediam sozinhas.

Ele também diz que havia falado com zelo ou ciúme, porque os Profetas eram considerados muito furiosos quando trovejavam contra os ímpios. Deus, portanto, aqui absolve aqueles que conhecemos serem fanáticos comuns e diz que ele falou em seu zelo, porque os ímpios, quando desejam carregar inveja aos servos de Deus, objetam que ele é amável e misericordioso, e que isso o faz. não concorda com seu caráter falar de maneira grosseira e brusca. Deus, portanto, diz que ele também usa zelo ou raiva, para que os judeus não pensem que seus profetas se empolgaram com zelo e fervor desprezíveis, pois sabemos que eles caíram nesse erro grave. Segue-se –

Comentário de E.W. Bullinger

e Observe a figura do discurso Polyeyndeton (App-6).

Eu serei consolado. Referência a Pentateuco ( Deuteronômio 32:36 ). Compare Isaías 1:24 , App-92.

o SENHOR . Hebraico. Jeová. App-4.

zelo = ciúme.

Comentário de John Wesley

Assim será realizada a minha ira, e farei com que a minha fúria repouse sobre eles, e me consolarei; e saberão que eu, o Senhor, falei isso no meu zelo, quando tiver realizado a minha fúria neles.

Confortado – Ao executar minha vingança.

No meu zelo – Para minha própria glória.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *